My Authors
Read all threads
Começou há pouco a oração e a bênção #UrbietOrbi do Papa Francisco para este momento de pandemia. #coronavirus
Imagem sem precedentes. O Papa praticamente sozinho, rezando na Praça de São Pedro pelo fim da pandemia do novo #coronavirus. Haverá a bênção especial #UrbietOrbi no final.
Estamos todos no mesmo barco, diz ele. "Não podemos ir em frente sozinhos, por conta própria, mas somente juntos." e "Jesus está na popa, na parte do barco que afunda primeiro, mas dorme sereno, confiante no Pai." #PapaFrancisco
#coronavirus
Os discípulos questionaram Jesus "Não te importa que estejamos perdidos?" É uma frase que fere, diz Papa Francisco. "Ninguém mais do que Jesus se importa conosco. Uma volta invocado, salva seus discípulos desconfiados."
Além da praça vazia, há uma chuva leve na Praça de São Pedro. O cenário é de filme, realmente distópico. Meia dúzia de pessoas nos cantos. Mas a mensagem do Papa é de esperança: "Nos pertencemos como irmãos."
Continuamos com guerras, pobreza, não ouvimos o grito do planeta Terra, diz ele. "Pensávamos de poder continuar saudáveis em um planeta doente." Mas Deus nos dá a chance de retornar a ele. "É tempo de escolher o que conta e o que passa. Ver o que é necessário e o que não é."
O crucifixo da igreja de São Marcelo, em Roma, é tido como milagroso por ter ajudado a acabar com peste em 1519. Foi levado para a Praça de São Pedro neste dia.
"Sozinhos afundamos. Precisamos do Senhor, como os antigos navegantes das estrelas. Convidemos Jesus às barcas das nossas vidas. Com ele a bordo, não há naufrágio", disse Francisco.
Expliquei aqui o que é a indulgência plenária, que o Papa concede hoje.
"A fé liberta do medo e dá esperança", disse o Papa Francisco
Terminada a oração e reflexão, que durou 20 minutos, o Papa caminha com a ajuda de Monsenhor Guido Marini, seu mestre de cerimônias, rumo ao crucifixo milagroso e à imagem de Maria.
A oração mariana é "Sub tuum praesidium", hino cristão e um dos mais antigos da história da Igreja. Quer dizer "Debaixo de Tua Proteção".
Em seguida, um momento de adoração da cruz do Cristo milagroso, da igreja de São Marcelo, em Roma, que segundo a tradição ajudou a acabar com a peste na cidade, no século 16.
O Papa se prepara para um momento de adoração eucarística e deve dar a bênção com o Santíssimo Sacramento, como tem feito nas missas matinais.
Toca o hino "Adoro te Devote", tradicional canto de adoração ao corpo de Cristo, escrito por São Tomás de Aquino. Um alter provisório foi montando na entrada da Basílica de São Pedro, para que as portas ficassem abertas.
Um silêncio ensurdecedor e emocionante na Praça de São Pedro.

#PapaFrancisco
#UrbietOrbi
#coronavirus
Impressionante o crucifixo milagroso molhado com água da chuva. Sangue e água foi o que jorrou do "lado" de Cristo na cruz, segundo a escritura. Até hoje são símbolos da "divina misericórdia".
Papa Francisco concede bênção #UrbiEtOrbi, que quer dizer, "Para a cidade [de Roma] e para o mundo", na Basílica de São Pedro, praça vazia. Tocam sinos. Essa bênção é dada somente na Páscoa e no Natal. Dessa vez, pelos meios de comunicação, pelos que não podem sair.

#coronavirus
O texto do Evangelho que ele comentou foi Marcos 4,35.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Filipe Domingues

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!