My Authors
Read all threads
5 VEZES EM QUE OS EUA INVADIRAM PAÍSES ALEGANDO QUE IRIAM PROMOVER A PAZ

Com o discurso de combater ameaças terroristas, o governo norte-americano já tomou medidas drásticas ao longo dos anos. Reunimos alguns dos conflitos, confira:
1 #Afeganistão
A guerra se iniciou em 2001, logo após o ataque terrorista às Torres Gêmeas, financiado por Osama Bin Laden. Nesse ano, George Bush se aliou a outras potências econômicas e juntos bombardearam cidades afegãs.
Para fazer a invasão, os Estados Unidos alegaram estar reconstruindo a nação e instaurando a democracia no país. De acordo com o The New York Times, as tropas estadunidenses atuam ainda hoje no país com o intuito de prevenir futuros ataques terrorista.
2 #Iêmen
Em 2015, uma guerra se originou quando separatistas do sul e forças leais ao governo de Abd Rabbuh Mansur Hadi entraram em conflito com os Houthis e apoiadores do ex-presidente Ali Abdullah Saleh. Com o discurso de paz, os EUA forneceram inteligência e apoio para Hadi.
Atualmente, a AL-Qaeda e o Estado Islâmico controlam faixas territoriais do Iêmen. A guerra marcada por massacres e violações de direitos humanos levou a morte de diversos civis. Parte dos bombardeios foi promovido por tropas norte-americanas, lideradas pelo governo Trump.
3 #Iraque
Após os atentados de 11/09, os EUA lideraram uma operação contra o Iraque, em 2003. Bombas aéreas foram lançadas pelo território iraquiano e Bush alegou que o Iraque possuía armas de destruição em massa, e que o regime de Saddam Hussein era uma ameaça.
De acordo com o The New York Times, o foco dos EUA mudou e atualmente busca preservar as conquistas alcançadas, como extração do petróleo, e treinamento de forças para combater o Estado Islâmico.
4 #Vietnã
A Guerra ocorreu de 1955 até 1975. O exército norte-vietnamita era apoiado pela URSS, e aliados comunistas e os sul-vietnamitas eram liderados pelos EUA e nações capitalistas. O norte-americano tinha maior poder aéreo e tecnológico, promovendo bombardeios
Entre 1961 e 62, o envolvimento dos EUA triplicou de tamanho na região e a partir de 1969 o governo americano passou a investir na capacidade militar do Vietnã do Sul, visando reduzir sua participação no conflito, para não prejudicar seus objetivos estratégicos de expansão.
5 #Síria
Iniciado a partir de uma revolta armada em 2011, o confronto começou após protestos contra o presidente Bashar al-Assad e atualmente abrange vários aspectos, como políticos, econômicos e religiosos. O Estado Islâmico passou a reivindicar por diversos territórios.
Com medo da expansão do ISIS, os EUA iniciaram uma intervenção com cerca de 1.500 soldados lutando ao lado de milícias das Forças Democráticas da Síria para controlar o Vale do Eufrates. As operações incluem bombardeios, treinamentos e fornecimentos de equipamentos e armas.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Aventuras na História

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!