My Authors
Read all threads
O GOVERNO REPASSOU R$1,2 TRILHÕES PARA OS BANCOS?

O Banco Central anunciou uma série de medidas de estímulos (R$ 1,2 tri) p/ conter a crise. Muita gente me questionou por que esse dinheiro foi para os bancos e não diretamente p/ a saúde ou para a população mais vulnerável.
...
A resposta é simples: trata-se de uma gestão de liquidez e não há nenhum tipo de “doação” sendo feita aos bancos.

Entenda: sempre que um cidadão deposita seu dinheiro no banco, uma parte é destinada a empréstimos e...
outra parte é “guardada” no BC na forma de depósito compulsório (uma maneira de proteger os clientes em caso de crise).

Além disso, existe uma série de restrições com relação a quantidade (e qualidade) desses empréstimos quando comparados com o capital da instituição.
É justo dizer que as regras brasileiras estão entre as mais rígidas do mundo e, portanto, nossos bancos estão altamente capitalizados e com baixo risco da conhecida “corrida bancária”.

...
Só que, neste momento, acontecem 2 fenômenos: 1) a base de depósitos cai (pessoas precisam sacar o dinheiro pois estão sem trabalhar); 2) a demanda por crédito aumenta, consideravelmente.
São pessoas que precisam renegociar suas dívidas, parcelar seu cartão de crédito, empresas necessitando capital de giro e por aí vai.

No momento em que nossos microempreendedores e profissionais autônomos mais necessitam de crédito (esperemos que de curto prazo), ...
a capacidade dos bancos de oferecer crédito diminui. Então, o que faz o BC? Simplesmente reduz a quantidade de depósito compulsório (esse dinheiro que fica “guardado” sem poder ser emprestado) e diminui as restrições quanto a quantidade e qualidade de empréstimos.
Isso gera capacidade dos bancos emprestarem e manterem empresas abertas (e empregos) através de mecanismos já existentes na política monetária (criados justamente para estes momentos). Se trata do BC flexibilizando as operações bancárias.
...
Não se trata de nenhum tipo de doação ou uso do dinheiro público q poderia, eventualmente, ser revertido p/ a saúde ou p/ manter os mais vulneráveis com renda. É apenas o BC liberando recursos dos próprios bancos e os incentivando a emprestar a fim de manter a economia rodando.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Sérgio Victor

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!