My Authors
Read all threads
A Revolução Russa é um dos marcos da História e, claro influenciou diretamente no futebol do país. Com Lenin e Stalin, surgiram os times do exército, das indústrias de automóveis e de aviação, das companhias ferroviária e de eletricidade. Segue o fio:
Em 1917, durante a I Guerra Mundial, um grupo de revolucionários insatisfeitos com as condições de vida no país comandado pelo czar (imperador) Nicolau II, iniciou movimentos grevistas e uma onda de protestos pelo país, obrigando Nicolau II a abdicar do trono.
Após o período de Governo Provisório, os bolcheviques (camponeses e operários), liderados por Lenin, assumiram o poder e começaram o processo de divisão de terras, estatização de indústrias, bancos, estradas de ferro - esse fato é importante para os surgimentos de alguns times.
Os bolcheviques retiraram a Rússia da I Guerra, passaram por guerra civil, implementaram uma nova política econômica e participaram do surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Mas, em 1924, a morte de Lenin resultaria na ascensão de Stalin pouco tempo depois.
Foi com Stalin no comando que as grandes mudanças no futebol russo aconteceram. O esporte foi apropriado pelo regime comunista para que servisse como propaganda do governo, e foi assim que muitos clubes mudaram de nome, outros tantos surgiram administrados por braços do Estado.
Por meio dos ingleses o futebol tinha chegado à Rússia, e, por muito tempo, foi praticado por estrangeiros e pela classe média que vivia nas cidades. O primeiro time apareceu em 1894. Ainda sob o comando de Lenin, o futebol foi ganhando cada vez mais destaque entre os esportes.
Na década de 20, com os bolcheviques, o futebol serviu para que as pessoas se exercitassem fisicamente (o governo gostava disso, porque se tivesse confrontos, estariam preparados), para que interagissem e se divertissem.
O Estado controlava as empresas e as empresas controlavam os clubes. O Dínamo de Moscou, por exemplo, se chamava Orekhovo e tinha sido criado por ingleses de uma indústria têxtil. A polícia secreta passou a controlar o time e mudou seu nome e símbolo.
Além disso, o Dínamo começou a receber recursos do Ministério do Interior. Alguns outros Dínamos passaram a existir desse mesmo jeito. O tradicional CSKA foi criado pelo exército, o Zenite pela companhia de eletricidade e o Lokomotiv pela companhia ferroviária.
Os times antigos tiveram seus nomes e escudos modificados para que algo que remetesse ao Estado fosse inserido. Os novos já eram criados com essas orientações.

- Lembrando que a profissionalização do futebol só ocorreu em 1936, quando uma quantidade de times tinha sido criada.
Um clube que foi na contramão e não teve intervenção do governo foi o Spartak de Moscou. Inicialmente ele se chamava Krasnaya Presnya, nome de um bairro pobre onde moravam os fundadores, mas, em 1935, mudou e escolheu o nome de um gladiador que era escravo: Spartacus.
O Spartak passou a ser conhecido como time do povo e se colocou como resistência ao regime ditatorial comunista.
Com o futebol sendo profissional, uma liga foi criada para que os times competissem. A Liga Soviética surgiu na Rússia e foi alcançando outros lugares da URSS depois.
Spartak (o time da resistência) e Dínamo de Moscou (o time dos militares), começaram, claro, a rivalizar dentro de campo. O primeiro com jogadores operários, o segundo com elenco de funcionários do exército e soldados. O Spartak se deu melhor, vencendo 3 de 5 campeonatos.
Só um adendo à essa rivalidade: Nikolai Starostin e seus irmãos (administradores do Spartak) foram condenados por, supostamente, adotar estratégias burguesas no clube, abrindo espaço para o capitalismo, e por ter planos para matar Stalin. Só foram soltos quando Stalin morreu.
Esse jogo contribuiu e muito para que o futebol se tornasse mais popular ainda.

Sobre a Seleção Soviética (criada em 1911), ela também foi usada, mas para um fim bem específico: se relacionar com seus aliados políticos.
A Seleção Soviética enfrentava basicamente a Turquia (15 vezes em 11 anos), que tinha sido fundada há pouco tempo, e ainda perdia alguns jogos para que os turcos tivessem orgulho do seu país.

Quando a URSS se dissolveu, em 1992, todo esse cenário de apropriação estatal mudou.
Com as transformações nos territórios, as novas fronteiras, a situação econômica, política e social, o controle dos times foi deixado de lado. Foi nesse contexto de mudanças que os bilionários apareceram como novos donos dos clubes (Abramovich colocou dinheiro no CSKA - 04 a 06).
O Lokomotiv Moscou foi o único que continuou gerido pela companhia de ferrovias.

As marcas do período em que o futebol russo foi controlado pelo Estado ainda são presentes em forma de apelidos. O Dínamo de Moscou é chamado de policiais e o CSKA de miliates.
Em 2019, o Volga Ulyanovsk, time da cidade onde Lenin nasceu e que joga a 3ª divisão, produziu uma camisa com a imagem dele estampada para comemorar o 149º aniversário do líder da Revolução Russa.
Agradeço ao @SamuelNovaes0 pela sugestão de falar da origem dos times russos.
Só esclarecendo uma coisa: a seleção da União Soviética teve muito sucesso, embora inicialmente tenha sido usada pra manter as boas relações políticas; conseguiu medalhas de ouro nas Olimpíadas de 56 e 88, foi a primeira campeã da Eurocopa, em 1960.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Camisa 8 (ex História do Fut11)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!