My Authors
Read all threads
A pandemia do novo #coronavírus tem gerado crises no sistema de saúde e econômico de muitos países e também mobilizado a comunidade científica ao redor do mundo. Entenda neste #moments como o trabalho de cientistas brasileiros foi impactado neste cenário👇 nexojornal.com.br/expresso/2020/…
O novo coronavírus virou objeto de análise de cientistas de diversos países, que tentam entender as características da #covid19, como ela se espalha e qual o possível tratamento para a doença - que segue sem vacina nem cura.
Conversamos sobre o tema com Helder Nakaya, professor da @usponline, Marcelo Mori, biomédico e coordenador de um grupo de trabalho contra #covid19 na @unicampoficial e Roberto Medronho, professor de epidemiologia da @ufrj.
Segundo eles, a pandemia levou à criação das forças-tarefas em universidades em todo o país. A ideia é reunir profissionais de diferentes áreas para entender a doença, analisar seus impactos no Brasil e ajudar o sistema de saúde, que deve ficar sobrecarregado.
“Vi vários laboratórios se mobilizando. Quem tinha projetos em epidemiologia se voltou a estudar. As engenharias começaram a produzir equipamentos para hospitais e pensar softwares. Na biologia molecular, forneceram reagentes para testes da covid-19” - Helder Nakaya (@usponline)
A USP, por exemplo, tenta desenvolver uma vacina para a covid-19 e isolou o vírus em laboratório para aprimorar o diagnóstico. Conheça essas e outras iniciativas da universidade nesta frente em prp.usp.br/usp-e-covid-19/
@minsaude criou a #RedeVírus, um comitê de especialistas, representantes de governo, agências de fomento à pesquisa, centros de pesquisa e universidades para integrar as iniciativas de combate à covid-19 e a outras viroses emergentes.
Com a recomendação da @WHO de isolamento social muitos pesquisadores alteraram suas rotinas de trabalho que necessitam de visitas constantes aos laboratórios e as universidades. Mostramos como funciona o método científico neste #NexoExpresso
nexojornal.com.br/expresso/2020/…
Após o anúncio da pandemia, as agências de fomento à ciência adotaram medidas contraditórias na hora de decidir como pagar os pesquisadores. Alguns cientistas ganharam acesso a novos recursos e tiveram suas bolsas prorrogadas no período da crise, outros correm risco de perdê-las
25 mil bolsas foram cortadas no CNPq entre 2014 e 2019, segundo dados do governo federal; investimento caiu de R$ 2,5 bilhões para R$ 1,1 bilhão
“A resposta que os cientistas estão dando neste momento só é possível porque houve preparação prévia, com pesquisa, ciência e educação sólidas” - Marcelo Mori (@unicampoficial)
Para acompanhar a cobertura sobre a pandemia, inscreva-se no nosso #BoletimCoronavirus
nexojornal.com.br/boletim-corona…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Nexo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!