Um ponto que causa muita confusão é que as análises políticas geralmente misturam: o que as pessoas querem que ocorra, o que elas acham deveriam acontecer, o que elas acham vai, de fato, acontecer.
Só para separar um pouco as coisas:
O que eu gostaria é que esse papo de impeachment fosse encerrado. Isso trava o país, pois a gente fica preso em uma eterna eleição.
O ideal era começar a fazer reformas, principalmente...
Com o parlamento re-democratizado seria mais fácil reagir aos avanços indevidos do STF. O STF está, em muitos sentidos, ocupando um vácuo de poder deixado pela tensão legislativo-executivo.
Reconheço, no entanto, que esse meu cenário ideal é quase utópico. O Brasil caminha de crise em crise, sempre na urgência.
A minha descrição é que essas decisões de Bolsonaro não são...
Obviamente, o cenário é extremamente instável, mas não vejo como colocar a culpa por isso em Bolsonaro, aliviando para Maia e STF.
Mesmo que ocasionalmente a turma do zap espalhe notícias falsas, isso não é motivo para derrubar todo um governo — ainda mais quando o zap pegou fogo justamente porque havia muita falsidade e...
Aí volto à minha prescrição:
Os problemas institucionais precisam ser corrigidos por reformas amplas e profundas, seguidas de novas eleições para renovar progressivamente a classe política.
O único cenário que eu vejo para evitar isso é se o governo conseguir sobreviver ao ataque calculado de Moro — provavelmente articulado com líderes da oposição e figuras do establishment.