My Authors
Read all threads
Então, pessoal, a Anvisa soltou uma nota técnica dando dicas de como fazer limpeza nesses tempos de coronavírus, e as pessoas me pediram para comentar. Demorou um pouquinho porque algumas coisas na nota não ficaram muito claras, então aqui vai um resumo comentado: Pessoa de máscara e luva molhando um esfregão numa caixa escrita
A nota pode ser lida na íntegra aqui: portal.anvisa.gov.br/documents/2192…
Pesquisei também nas fontes primárias dela, adiciono links no fim.
Antes de discutirmos os produtos, vamos recordar que o SARS-CoV-2 é um vírus que é coberto com uma película gordurosa (a "bicamada lipídica"), e se essa película é rompida, ele não pode invadir a célula e causar infecção. Desenho do SARS-CoV-2. Tem uma coisa parecendo uma corda enrolada no meio, que é o RNA do vírus, uma camada escurinha em volta, a bicamada lipídica, e uns
Sendo assim, qualquer tipo de desengordurante é eficaz para matar o vírus quando ele estiver fora de nós. Desengordurantes podem trabalhar de duas formas básicas: por dissolução ou por oxidação.
Sabões e álcool funcionam por dissolução: eles dissolvem a capinha de gordura do vírus, com isso o vírus se desmancha tudo. Água sanitária, água oxigenada e outros funcionam por oxidação: eles ARREGAÇAM a capinha de gordura ou as proteínas do vírus e ele perde a função.
Aliás, essa é a razão pela qual nós NÃO DEVEMOS ingerir, injetar ou usar supositórios(!) com esses materiais: as células do nosso corpo possuem a mesma capinha de gordura que o vírus (na verdade, essa capinha dele é ROUBADA das células que o vírus matou).
É por isso que esse vírus é tão excomungado: fora do corpo, é relativamente fácil matar essa droga, mas no instante que ele entrou, os pontos fracos simples dele são os mesmos que os nossos. Os remédios têm que explorar outros pontos fracos, que não nos matem junto. OK? OK.
Primeiro, vamos começar pela higienização das mãos. Como fazer corretamente e com segurança? A primeira preocupação é que nossa pele é lubrificada com gorduras e excesso de lavagens com desengordurantes vão levar ao ressecamento, se eles não tiverem hidratantes para compensar. Mãos sendo lavadas.
Portanto, não é ideal higienizar as mãos com produtos de limpeza. Eles não vêm com esses hidratantes e podem ressecar e até ferir as mãos. As melhores formas são lavar as mãos com sabão, por no mínimo 20 segundos (mas idealmente, de 40 a 60), especialmente nas mãos sujas.
O álcool é preferido se a mão estiver limpa ou se você não estiver em casa. Lencinhos umedecidos que venham com sabão podem ajudar, mas o sabão deve ser enxaguado assim que possível, já que sabão por muito tempo na pele pode levar a irritações.
Só cuidado que álcool 70% é altamente inflamável, então lembre-se de não esfregar as mãos com álcool e depois mexer em algo quente ou com fósforos, fogões e etc. Mantenha o álcool armazenado bem longe da cozinha, de churrasqueiras e afins.
Na falta de álcool gel ou sabão, é possível higienizar as mãos com uma solução 0,05% de hipoclorito de sódio. Para fazê-la, dissolva 25 mL de água sanitária (1/2 copinho de café descartável) para cada litro de água.
É a última opção, porque o uso constante leva a dermatite (água sanitária é oxidante). De qualquer forma, hidratantes são seus amigos, use-os sempre que sentir que a pele está ficando mais ressecada.
Agora, vamos falar de higienização de objetos e de ambientes. Uma mão passando um pano em um carro.
Começando com objetos que você comprou e alimentos: a possibilidade de alguém se contaminar com comida ou objetos é muito mínima. A quantidade de vírus em objetos, em condições normais, é muito pequena para ficar ativa por mais que algumas horas.
Para seu bem-estar mental, porém, não precisa fazer nada muito trabalhoso. Se são alimentos e objetos que você pode deixar “de quarentena”, não precisa desinfetar, basta deixar em um lugar protegido por um tempo.
O vírus se desativa em superfícies orgânicas comuns, como papel, papelão e pano em no máximo 24h. Em plástico, metal ou outros, em no máximo 72h. Uma vez desativado, o vírus não pode mais causar doenças, e não é mais preocupante.
Alimentos que precisam ficar na geladeira podem ser lavados com detergente ou, se são verduras e legumes, pode deixar de molho em água com água sanitária (1 colher de sopa para 1L) por 10 minutos e acondicionar em uma sacola limpa.
O melhor desinfetante é o álcool 70%, já que ele evapora rápido e não precisa ser enxaguado. O segundo melhor é o sabão, porque é barato e fácil de se encontrar. Detergente também é perfeitamente bom para o trabalho.
Desengordurantes como o Veja possuem detergente, e também podem ser usados para a desinfecção de celulares (eles costumam ter um pouco de álcool, o que ajuda a secagem). Procure por “alquil benzeno sulfonato de sódio” ou “tensoativo aniônico” nos ingredientes, isso é detergente.
Agora, um alerta: SARS-CoV-2 ataca o sistema digestivo também e é eliminado nas fezes. Portanto, a descarga deve ser dada com a tampa do vaso fechada, para evitar o spray de gotículas contaminadas que sobre quando a água desce para o cano (isso devia ser feito sempre).
Se tem alguém com Covid-19 em sua casa, o ideal é que ela tenha banheiro separado. Se não for possível, o banheiro deve ser limpo toda vez que ela defecar, com a pessoa fazendo a limpeza com o máximo de proteção possível (máscara, roupa protetora, luvas, etc.).
Se a pessoa infectada usa fraldas, as fraldas devem ser esvaziadas no vaso o mais rápido possível, e com o mínimo de manipulação. Se possível, esse banheiro deve ser separado. Se a pessoa usa penico, ele deve ser lavado com água e detergente.
Depois, deve ser deixado de molho 10 min em água sanitária 0,5% e enxaguado.
Para fazer água sanitária 0,5%: misture 250 mL de água sanitária comercial em 1L de água (ou 1 parte de água sanitária + 3 partes de água).
Essa água sanitária mais concentrada também pode ser usada na desinfecção do chão e ambientes. É preciso ter cuidado, porque água sanitária não só é oxidante (portanto faz com nossas mãos o que faz com o vírus), mas se misturada com outras coisas, gera gás cloro.
Gás cloro é um gás altamente tóxico, usado como arma química. Pode gerar sufocamento, náusea e, em contato com superfícies molhadas, gera ácido clorídrico (também conhecido como muriático), então você não quer essa coisa entrando por seu nariz, boca ou olhos.
Portanto: se estiver desinfetando coisas com água sanitária, NÃO MISTURE outras coisas. Escolha seu desinfetante e use só ele, você NÃO PRECISA combinar desinfetantes. Não jogue sabão em pó na água sanitária, os sabões modernos são desativados por ela.
Algumas alternativas ao álcool 70% e à água sanitária para desinfecção de superfícies são:
1) Água oxigenada 0,5% ou 20 volumes. Ela também é oxidante, e também pode gerar produtos perigosos se misturada com outros produtos, além de irritar a pele. Todo cuidado ao se manipular.
2) Iodopovidona. Ela é um antisséptico comprado em farmácias, geralmente em concentração 1%. A desvantagem é ser cara (~15 reais pra 100mL) e algumas pessoas são alérgicas ao iodo. Vidro de iodopovidona tópica.
Vi uma solução mais barata de iodopovidona em distribuidoras médicas, mas tenho medo de indicar coisas que podem vir a faltar em hospitais depois. Procure em último caso.
3) Cloreto de benzalcônio 0,05%: além de ser efetivo com vírus, funciona em bactérias. Custa ~25 reais o litro do cloreto de benzalcônio 50%. Ele tem que ser diluído no nível de 10 mL pra 1L, então 1L disso faz 100L de desinfetante.
O cloreto de benzalcônio não é inflamável, mas é irritante e tóxico, então deve ser manipulado de luvas e em lugares abertos. NÃO MISTURE ELE COM NADA ALÉM DE ÁGUA. Se cair na pele sem diluir, lave imediatamente, mesmo se não sentir nada na hora.
Ele é inativado por sabões e detergentes, mais um incentivo para não misturar em nada além de água.
4) Ácido peracético 0,5%: é um desinfetante de hospital. Recomendo já comprar pronto ao invés de comprar o pó pra diluir. É cerca de 40 reais pra 5L. Esse negócio é também irritante e tóxico, além de oxidante. Use luvas, óculos de proteção e NÃO MISTURE COM OUTRAS COISAS.
5) Desinfetante fenólico: Eu nem vou falar nada sobre isso, essa bagaça é incrivelmente cara, tem cheiro horrível, é tóxico e te mancha a pele. Então, apesar de ser recomendado o uso disso, eu não recomendo o uso disso. Use sabão.
Todos os produtos acima, da água sanitária às cinco alternativas, devem ser deixados nas superfícies e nos objetos por alguns minutos (10 minutos para se ter certeza). Teste primeiro para ver se não vão causar descoloração ou manchas nos objetos.
Espero que os vários avisos de “isso é irritante ou tóxico” deixem bem claro que esses compostos só devem ser usados para desinfetar superfícies. Não use pra lavar a mão, muito menos beba, injete ou coloque em supositórios.
Agora que estão informados do que se deve usar para desinfetar suas casas do coronavírus, algumas dicas do que NÃO usar:
1) Vassouras, mangueiras e limpadores de pressão: qualquer coisa que levante poeira ou gotículas de água durante a limpeza pode fazer o vírus voar direto para sua cara e para as paredes, então evite. Usem, se possível, aspiradores e panos úmidos na faxina.
2) Vinagre: O vinagre pode ser útil para a limpeza de lodo, limo e pode até ter ação em alguns outros micro-organismos, mas ele não é desengordurante e não tem nenhum tipo de efeito visível em nenhum vírus da família coronavírus. Não misture vinagre nos compostos acima.
3) Bicarbonato de sódio: Ele tem uma ação desengordurante limitada, mas não tem comprovação que é o suficiente para o coronavírus. Não confie só nele, não misture aos outros compostos listados acima.
4) Misturas de álcool, vinagre e bicarbonato: Mesmo caso do bicarbonato. Essa mistura tem uma ação desengordurante limitada, mas não tem confirmação que é o bastante para combater o vírus, confie no sabão.
5) Limão e outros sucos de frutas: Nenhuma dessas frutas tem qualquer ação contra o coronavírus, não use o suco nas coisas. Fora isso, suco de limão mancha roupas e pode queimar a pele se você sair ao sol.
6) Óleos essenciais: Alguns óleos essenciais têm ação bactericida, mas nenhuma ação em vírus. Bactérias e vírus seres são bastante diferentes, o que funciona em um não necessariamente funciona em outro.
7) Outros produtos antibióticos e bactericidas: como eu disse, ser bactericida não significa que funciona em vírus. Sabão comum funciona igual sabão bactericida pra coronavírus, então não precisa comprar um mais caro se você normalmente não compra.
E é isso. Se houver novidades, atualizo a thread, então podem voltar aqui e consultar no futuro, se bater uma dúvida, ou sair alguma notícia na imprensa.
Se tiverem mais alguma dúvida, de alguma substância que gostariam de saber se é eficaz ou não, me avisem e eu posso atualizar a thread. :)
Referências:
OMS: who.int/publications-d…
Universidade da Geórgia: news.uga.edu/cleaning-home-…
@threadreaderapp unroll, please
Gente, novidade fresquinha: lysoform tem cloreto de benzalcônio ("cloreto de benzil alquil dimetil amônio") e pode ser utilizado na higienização contra coronavírus. Sigam as instruções do fabricante.
A nota da Anvisa não falava de higienização de máscaras, mas como teve pergunta sobre isso, fui procurar saber.
Para máscaras de algodão, que acabam acumulando sujeira e vírus potenciais de maneira mais dramática que outras superfícies, temos essas opções:
1) De acordo com especialistas, lavar à máquina com alvejantes e água quente é a melhor opção. Como a gente costuma ter poucas máscaras, e o Brasil raramente tem água quente nas torneiras, as outras opções seriam:
2) Lavar com sabão e água quente (o mais quente que você aguentar nas mãos sem se queimar) e esfregar bem por pelo menos 20 segundos. O sabão mata o vírus, mas temos que garantir que entre em cada buraquinho do pano, daí o esfregaço.
3) Passar a ferro (se possível) ou deixar no forno a 70ºC por 20 minutos. Parentes do coronavírus são desativados em temperaturas acima de 60ºC, então imagina-se que ele também seja.
70ºC é menos que a temperatura de fervura da água.
4) Deixar de quarentena. De acordo com um fabricante de máscaras N95 e os estudos citados por ele, lavar e esfregar esse tipo de máscara atrapalha a filtragem, então o melhor seria deixar secar e esperar três dias para usar de novo.
Lembrando que as máscaras reduzem bem pouco suas chances de contrair o vírus, elas são mais eficazes impedindo que pessoas assintomáticas passem o vírus para os outros. Você deve usar, mas mantenha as outras formas de prevenção, como lavar as mãos e se distanciar.
Atualização 3: Algumas pessoas perguntaram sobre o "cloro" de piscina. Na verdade, os produtos vendidos como "cloro" são compostos que possuem o elemento químico cloro em suas composições e geram ácido hipocloroso e radicais de cloro, que são desinfetantes.
Para funcionar, eles precisam de condições otimizadas, o que é a razão de precisarmos medir tanto o pH das piscinas e outros parâmetros. Embora todos eles, nas condições certas, possam matar o SARS-CoV-2, para uso doméstico recomendo o "cloro líquido", que é nada menos que...
...hipoclorito de sódio, o mesmo da água sanitária. É só que o "cloro líquido" costuma ter 12% de hipoclorito, então para uso caseiro, você deve diluir usando ~50 mL para 1L. Os outros "cloros" de piscina têm desvantagens para uso doméstico:
O hipoclorito de cálcio ("cloro granulado") tem que ser pesado e agitado para ser diluído corretamente, dá mais trabalho, fora que ele deixa sólidos não dissolvidos por onde você passar (o piso/objeto pode ficar embaçado e/ou dar "crosta"). Não acho que vale o trabalho.
Os "cloros" estabilizados (dicloro e tricloro) são ótimos para a piscina. Mas, ao serem dissolvidos em água, formam ácido cianúrico. Ele não é muito perigoso em si, mas pode se combinar com uma substância chamada melamina e formar uma substância nefrotóxica.
Melamina pode ser encontrada como aditivo em várias coisas, especialmente superfícies, espumas de isolamento e plásticos (algumas comidas são adulteradas com melamina para fingirem que tem mais proteína). Então... é. É melhor não arriscar usar em casa.
Em piscinas, o controle rigoroso de pH e outros parâmetros ajuda a combater a formação de ácido cianúrico, então não é um risco, mas em casa, dá trabalho demais para ser prático.
Atualização 4: Esse é um artigo bem completo sobre cuidado com animais de estimação: jornal.usp.br/artigos/o-que-…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Tem Química Aqui?

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!