My Authors
Read all threads
Os testes de quem contraiu COVID-19 em NY geram algumas implicações importantes sobre a letalidade do vírus. Segue um fio sério sobre como só reforça as estimativas e a necessidade de cuidado. E mostra como a COVID-19 mata bem mais do que a gripe.
A letalidade que vemos estimada para cada país é a fatalidade por casos conhecidos. Ela não leva em conta quem tem COVID-19 mas não tem sintomas ou mesmo quem tem sintomas mas não foi testado. Por isso pode ser tão alta e tão variável, depende de testes. ourworldindata.org/covid-mortalit…
O estado de NY fez algo diferente, testou quantas pessoas tinham anticorpos contra a COVID, ou seja, estimaram quantas pessoas devem ter sido infectadas no total, com ou sem sintomas. Chegaram em números de 20-25% de infectados nos lugares mais atingidos newyork.cbslocal.com/2020/04/27/cor…
Com isso chegamos em um outro número, que é a fatalidade por infecções (IFR), o equivalente à mortalidade "total" pelo vírus, levando em conta todo mundo que pega. Para a gripe, seria algo como 0,04% se levarmos em conta quantas pessoas pegam gripe no ano:
Com o teste pra COVID em NY, a estimativa fica em torno de 0,5 a 0,6%. Como o @neil_ferguson explica aqui, essa taxa pode ser maior em lugares com mais idosos. A estimativa dele para o Reino Unido é de 08 a 0,9%: unherd.com/thepost/imperi…
O que ainda reforça que a COVID-19 mata entre 10 a 20x mais do que a gripe comum. Não é "só uma gripe". Sem contar as internações. E quer dizer que países que apontavam no contrário como a Suécia podem pagar caro.
E quer dizer que, no melhor dos cenários onde imunidade de rebanho funciona (e não temos evidências de que vai funcionar) e com 70% da população infectada o vírus "vai embora", ainda vão morrer *pelo menos* entre 0,6 e 0,9% dos infectados sem colapso do sistema de saúde.
Quem conta com imunidade de rebanho como proteção aceitou pelo menos 900 mil mortes no Brasil (142 milhões infectados com 0,6% de fatalidade). Sem imunidade de rebanho, mais de 90% das pessoas pegariam o vírus. Com colapso do sistema de saúde, mortalidade pode dobrar.
Sem fazer nada, essas mortes aconteceriam todas juntas em alguns meses por conta da doença e do colapso. Fazendo muito, ainda podemos ter as menores estimativas de mortes (sem colapso) enquanto o vírus continuar circulando, ao longo de anos e não meses.
O único jeito de realmente impedir as mortes é vacina ou um novo tratamento. Minimizar os casos até termos qualquer um dos dois disponível é o caminho pra ter o menor número possível de mortes.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Atila Iamarino

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!