My Authors
Read all threads
Esse gráfico que tem sido compartilhado pelas redes, espalhado por ninguém menos que Osmar Terra, contém diversos problemas e não deve servir de base para tomada de decisão de nenhum agente público ou privado.

Segue o fio 👇
Primeiro, é importante ler o que *os próprios autores* dizem sobre o modelo e os gráficos. São explícitos que o uso é <apenas para fins educacionais e de pesquisa>. O modelo pode conter erros e ter excesso de otimismo com as previsões pode ser perigoso. ddi.sutd.edu.sg
Segundo, estão divulgando aqui como "Projeto da Universidade de Singapura". Falso. De novo, está no cabeçalho do site. O projeto é um projeto individual e voluntário de um grupo específico da universidade.
Terceiro, segundo eles mesmos, o código é inteiro de outro autor, Milan Batista. Vamos ver o que o Milan diz sobre o código.
Quarto, segundo Milan Batista, o autor do código que fez essas estimações, o código dele deve ser usado apenas para fins educacionais e não para fins comerciais ou de saúde. O modelo pode falhar nas fases iniciais da epidemia e caso ela tenha mais de um estágio.
Quinto, se você abre o "paper" deles que eles disponibilizam falando sobre motivação, teoria e método, você encontra basicamente... nada. Só querem dar uma data para as pessoas. Fizeram os gráficos com código pronto e o atualizam diariamente. Link:
people.sutd.edu.sg/jianxi_luo/pub…
Esse site viralizou pelo mundo todo, contando já com mais de 130 mil compartilhamentos só no facebook, e todos os autores envolvidos disseram que os modelos *não* devem ser usados para tomada de decisão ou previsão. São apenas para fins educacionais. Imaginem se quisessem mentir!
Além de ser muito simples, o modelo foi construído para uma epidemia de 1 estágio e filtrado buscando o maior ajuste à curva de casos infectados. No começo de uma epidemia, muitos comportamentos diferentes de R0 conseguem ajuste significativo. Isso pode facilmente levar a erro.
Um exemplo explícito desse erro acontecendo na prática é o ajuste do modelo para a Índia. Devido à pobreza, demografia e outros problemas, a Índia não está conseguindo fazer quarentenas. Mas, segundo esse modelo simplão, o pior já passou lá e quase ninguém será infectado por lá!
Há grupos de pesquisa sérios envolvidos não com projetos com fins educacionais, mas com projetos realmente comprometidos com fazer a melhor avaliação possível. Um jeito bom de filtrá-los é buscar se os autores tentaram fazer *mais de um modelo* para calibrar os resultados.
Para quem tiver interesse, um bom exemplo é a divulgação de previsões de curto prazo pela equipe do Imperial College COVID-19 response. Não é um projeto individual, estão modelando junto com especialistas da OMS e com apoio oficial da universidade.
mrc-ide.github.io/covid19-short-…
Vejam no relatório as previsões do número reprodutivo da epidemia (R0 ou Rt) em diferentes países da Europa. Há o resultado de três modelos e um intervalo de erro nos achados. A maioria das pessoas não vai entender esse gráfico, mas eles querem dialogar com tomadores de decisão.
Outro projeto nessa linha de seriedade e informação para previsão e tomada de decisão é o da equipe do Coronavirus Government Response Tracker, de Oxford. Eles criaram um modelo e indicador para medir a força das medidas dos governos.
bsg.ox.ac.uk/research/resea…
Os dados, códigos, papers e metodologia desses estudos estão disponíveis publicamente para serem criticados pela comunidade científica. Esse é outro bom indicador da seriedade dos estudos.
Isso quer dizer que eles são incapazes de errar? Claro que não! Modelos devem ser vistos com cuidado, à luz do método, pressupostos e também DOS OBJETIVOS. Um modelo com fins de ensino é muito diferente de um modelo para fundamentar intervenções. O objetivo dos autores importa.
É muito triste que tantos nomes importantes estejam passando adiante esse modelo voltado para fins didáticos, divulgado por um grupo de pesquisa sem método próprio, como se realmente dissesse a data de fim da epidemia no Brasil, Índia, etc. Mais responsabilidade, por favor!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!