Porém, o pior é que as opções concretas ....
A meu ver, há duas estratégias possíveis: usar medidas duras o suficiente para extinguir o vírus em uma população ou usar medidas relativamente duras para evitar o colapso do sistema de saúde antes da imunidade de rebanho.
Parece-me que isso só é possível em alguns poucos países. O resto vai...
Essa segunda opção também não é fácil (tanto pelo custo humano quanto pela dificuldade de implementação).
Nessa opção, o objetivo é "achatar a curva" -- o que significa aceitar que haverá mortes e doentes, mas não tanto ao ponto de...
Eu fui muito contra essa opção no começo porque o custo humano é altíssimo, mas não vejo como evitá-la agora. Os gargalhos nos testes tornam quase impossível voltar para a primeira opção.
Porém, com transmissão comunitária quase universal, eu...
Mas esse caminho é dificílimo de implementar, porque significa que é preciso liberar e segurar a movimentação social aos poucos. "Distanciamento social" não é lockdown, quarentena, mas adaptação social.
Essa estratégia é muito esquisita e pode levar a várias reaberturas parciais, seguidas de novos fechamentos, mas eu não vejo como evitá-la. Ela foi a estratégia inicial da Inglaterra que foi tão criticada por Taleb e cia.
Logo, as medidas de restrição de uma cidade rural, sem casos, deveriam ser bem diferentes das usadas nos centros urbanos.
Se for isso, o problema só vai se resolver mesmo quando sair a vacina.