My Authors
Read all threads
Primeiro de Maio: tá certo o palanque amplíssimo? Sim, mas desde que seja para destituir Bolsonaro. E pouco importa se é o Primeiro de Maio e que, de fato, o dia dos trabalhadores (e não do trabalho!) não comportaria uma homenagem a figuras de centro-direita. Vejamos (1/10):
Bolsonaro não sai sem uma frente ampla e ela interessa sim de Maia e FHC a Lula e Ciro. Em um país em que Ciro mal consegue articular nada com Lula e vice-versa, isso é importante, porque dá sentido de urgência (2/10).
Evidentemente, o que a centro-direita fez nos últimos anos com os trabalhadores foi hediondo. Permitiu-se uma bisonha e agressiva reconfiguração do mundo do trabalho que está expondo MILHÕES DE TRABALHADORES PRECARIZADOS neste exato momento (3/10).
Contudo, Bolsonaro se tornou a figura pessoal a encarnar esse processo em uma aliança com o mercado que é sua maior força de curto prazo e maior fraqueza de longo prazo, como bem observou o Alexandre Vasilenkas (4/10).
O Primeiro Maio, de todo modo, reúne a militância e chama a atenção em algum grau, logo, é o que resta a uma agenda destituinte de um projeto de tiranete que sonha em encabeçar um regime de extrema-direita (5/10).
Nesse sentido, nem o projeto de FHC, nem de Maia, nem de Lula, nem de Ciro, nem do PC do B são possíveis. Nem os anseios mais radicais de liberação. A frente DESTITUINTE tem de ser ampla (6/10).
Isso é uma boa notícia, porque os movimentos de oposição a Bolsonaro são débeis e desencontrados. Inclusive, me assusta um fantasma que ronda discursos aqui e ali: deixar Bolsonaro sangrar e esperar por 2022 (7/10).
Essa história de "deixar sangrar" é uma tolice sem tamanho. Ou bem um presidente não deve ser retirado ou bem deve ser retirado. O "deixar sangrar" alude a uma ideia que Bolsonaro, ou qualquer um, só não vai ser tirado do poder não porque não deva, mas por prevaricação (8/10).
E tende, politicamente, a dar errado. Não é pollyanismo. É a realidade. Essa defesa em abstrato da autoridade presidencial não pode se confundir com passada de pano, muito menos com alguém perigoso como Bolsonaro (9/10).
O Brasil não é nem pode se tornar uma monarquia absolutista farsesca. Honremos os trabalhadores, cujo valor está escancarado agora, inobstante a peste, a fome e a guerra (10/10).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Hugo Albuquerque

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!