My Authors
Read all threads
Entre a Beatriz Lebre e o George Floyd está difícil ter fé no mundo. Houve uma altura em que me queixava que os racistas e misóginos se tinham tornado bons a esconder-se atrás de ironia, que o preconceito escondido era mais difícil de combater. Mas vejo agora, outra vez, (1/13)
a ferida aberta da supremacia branca e do machismo que herdámos, que hiberna debaixo de águas rasas, pronto para nos devorar e nos roubar amigos, vizinhos, familiares. Ninguém deve morrer porque não cede à ganância dos que se acham no direito de corpos alheios. (2/13)
Vemos a fúria que toma homens (quase sempre homens), quando lhes é negado o poder que acham natural sobre os outros. Pode se chamar fúria sequer quando os actos parecem vingativos e premeditados? Quando têm oportunidades repetidas de parar e não o fazem? Ou de impedir os (3/13)
seus amigos de o fazer e não o fazem? Mas lembro-me do caso da Amy Cooper, a bem intencionada liberal (no sentido americano), que votou na Hillary e que, confrontada com pedir que seguisse as regras e atrelasse o seu cão, estava imediatamente pronta para usar a polícia (4/13)
como arma. Usar o racismo da polícia e o seu estatuto de mulher branca como arma. Ela podia ter causado a morte de um homem porque ele se atreveu a lembrá-la a seguir as regras. Um parque onde Christian Cooper, o homem negro que ela ameaçou, ia observar aves e sabia que (5/13)
cães soltos muitas vezes atacavam essas mesmas aves. E o que me custa nisto é ver pessoas a justificar os actos de Amy, do polícia Chauvin, do assassino de Beatriz. E é quase sempre o mesmo. “Se ele não tivesse resistido...” o maior crime para o racista, para o machista (6/13)
é mesmo um “inferior” achar que tem os mesmos direitos que o branco, que o homem. Que tem direito a falar-lhe de igual. A rejeitar pedidos e exigências. Ser tratado como igual é um insulto mortal para quem se acha superior. Um polícia, numa sociedade de bem, não é (7/13)
teu superior. Não é alguém que deves temer. É alguém que tem responsabilidades acrescidas. Que, por ter poder, deve estar sujeito à mais elevada exigência moral. É um servo do público. E um mau polícia é uma nódoa sobre toda a sociedade. Mas o que vemos não é um “mau” (8/13)
polícia. É o outro polícia que ficou a ver. É o departamento que não o despediu logo. São os procuradores gerais que não o acusaram logo ou da primeira vez que matou um “suspeito” desarmado. São os jornais que vêm tentar justificar um homicídio evitável com crimes menores (9/13)
cometidos há anos ou uso de substâncias. “Vêem? Não era anjo nenhum.”. E agora que, justamente, uma população se revolta porque nunca se cumpriu a promessa de justiça e igualdade, são eles também chamados de criminosos. É sempre igual. (10/13)
O problema é sempre quem diz “tu não viste o video todo.”. “Tu não sabes o difícil que é ser polícia.”. “Deviam protestar pacificamente.” porque me dizem de que lado estão. E essa é a grande pergunta no fim. De que lado estás? (11/13)
E a quantidade de pessoas que vejo que estão do lado da justiça, da igualdade, do direito a mulheres e minorias de existirem numa sociedade sem medo. De andarem na rua sem medo... somos muitos. Somos mais, quero acreditar. É isso que me dá fé. Mas fé sem luta cai (12/13)
em saco roto. Se têm fé num mundo melhor, um mundo em que a Beatriz e o George ainda estariam cá, chegou a hora de se fazerem vistos, ouvidos. De meterem o vosso corpo no caminho. Tenham fé. Lutem. Estejam seguros. Digam que amam quem amam. (13/13)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme Trindade (sincere)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!