My Authors
Read all threads
"O trabalho de pele negra não pode se emancipar onde o trabalho de pele negra é marcado a ferro".

Essa frase, de Karl Marx, no capítulo 8 de "O Capital", anda circulando por aí. E a frase é de Marx mesmo, não é da Clarice Lispector, não.
Mas o uso da frase hoje, diante da brutalidade policial em Minnesota e o assassinato de George Lloyd, ganha um significado distinto da época em que Marx escreveu.

Para quem não sabe, o velhinho passou dez anos escrevendo o livro. Na pindaíba, tendo que penhorar o casaco...
...constantemente, pedindo grana para Engels, fazendo bicos de jornalista e analista político. E quando finalmente ele publicou o livro, em setembro de 1867, essa passagem estava lá no original.
Mas o que essa passagem revela? Trata-se de um parágrafo inteiro onde Marx aproveita para saudar o Congresso Geral dos Trabalhadores, em Baltimore, no ano de 1866, e que defendia o estabelecimento da jornada de 8 horas de trabalho.
Marx inicia o parágrafo, na verdade, falando que com a escravidão, o movimento operário americano estava muito atrás dos europeus ("o movimento operário independente ficou paralisado durante o tempo em que a escravidão desfigurou uma parte da
república").
E, portanto, somente com a abolição e o fim da Guerra Civil, o movimento operário americano mostraria a sua força.

A emancipação dos escravos é promulgada em 1863 por Lincoln e em 1865, com o fim da Guerra Civil Americana, é oficializada por completo.
Quando Marx escreve, em 1867, sobre os eventos de 1866, é perceptível o quanto ele estava antenado no momento. Como Kevin Anderson mostra em seu "Marx nas Margens" (oi, @boitempo), o filósofo alemão era rigorosamente um defensor do abolicionismo e um entusiasta do "honesto Abe".
Inclusive há uma famosa carta de Marx para o presidente americano: movimentorevista.com.br/2018/02/carta-….

Considerando tudo isso, creio que é possível destacar que essa passagem sobre a pele negra ser marcada a ferro, é bastante otimista.
Ela aponta para uma outra concepção onde a ideia de raça poderia ser superada pela própria dinâmica capitalista, que invariavelmente, ao lançar os EUA a uma nova fase do capitalismo industrial, poderia acabar com a odiosa herança da escravidão.
Ao trazer essa frase hoje, para 2020, ainda que parafraseando literalmente a passagem de Marx, não há nada de otimismo. Não há, até onde eu sei, um horizonte hoje seja possível acreditar que o desenvolvimento do capitalismo poderá reduzir ou mesmo acabar com o racismo...
...e as heranças da escravidão. É como se ainda falássemos do período pré-1863 (ou no nosso caso brasileiro, pré-1888) e isso carrega um peso muito grande.

A passagem de Marx é emblemática, contudo, não porque seu otimismo possa ser ingênuo.
É um otimismo calcado na luta, como fica claro na página seguinte: "Para 'se proteger' contra a serpente de suas aflições, os trabalhadores têm de se unir e, como classe, forçar a aprovação de uma lei, uma barreira social intransponível que os impeça a si mesmos de, por meio...
...de um contrato voluntário com o capital, vender a si e a suas famílias à morte e à escravidão".

Pode parecer o uso metafórico do termo "escravidão" aqui, mas creio que pelo contexto, ele talvez tivesse uma literalidade concreta.
Em outras palavras, talvez para Marx a resposta fosse que se não lutarmos, a escravidão poderá continuar em novas formas, adequadas ao capitalismo que ele agora analisava na sua contemporaneidade.

Assombrosamente atual.
*"O trabalho de pele branca não pode se emancipar onde o trabalho de pele negra é marcado a ferro".

O Twitter não permitir que eu corrija ali é sacanagem!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!