My Authors
Read all threads
Vou resumir aqui, em alguns gráficos, alguns dos principais achados da literatura sobre consolidação fiscal. A principal coisa que você precisa entender é que ao contrário de respostas ideológicas sobre “austeridade”, como implementar um ajuste e as condições iniciais importam.
Esse gráfico aqui resume o último paper do Alesina et al. Eles usam uma estratégia narrativa para identificar o efeito causal de ajustes fiscais sobre o PIB. Conclusão: ajustes pelo gasto levam a efeito zero no longo prazo, pelo lado dos impostos leva a efeitos neg permanentes.
Esse resultado confirma o achado do estudo do WEO/FMI (de qualidade metodológica pior) de 2010, e é na verdade um resultado comum nessa literatura. Efeitos de um ajusto via impostos são piores sobre emprego e PIB.
A razão para essa diferença, em grande medida, tem a ver com a taxa de juros. O aumento de impostos cria pressões sobre a inflação, já que produtores tendem a repassar esses aumentos aos consumidores. => juros mais altos => maior inflação.
Qdo um gov decide cortar gastos, ele está sinalizando para investidores uma disposição de manter a dívida sob controle. Com isso, eles tendem a reduzir o juro mínimo necessário para emprestar dinheiro para o governo — o “prêmio de risco”.
Esse padrão também existe no Brasil. Pereira & Matheson (2015) mostram que os efeitos do aumento de impostos sobre o PIB são grandes no longo prazo. Não é o que se encontra com o corte de impostos.
Também depende de outros fatores. Ikzetzki e coautores (2013), mostram que esses efeitos dependem muito de condições iniciais. Abaixo, eles sugerem que para países com dívida maior, o multiplicador do corte de gastos pode ser positivo (isso não é garantia).
Outras coisas também importam: se o gasto é investimento ou gasto corrente; se o país tem taxa de câmbio fixo ou flutuante. Quais são as condições de endividamento. Se a gente está falando de países desenvolvidos ou em desenvolvimento. E muitos outros fatores.
Não existe uma resposta fixa e genérica para a resposta de “austeridade”. Quem leu o livro abaixo, sabe que não existe uma resposta única. As vezes funciona, as vezes não. O mundo é complexo para a gente cair nessas caixinhas ideológicas. Não vale cair em lacroeconomia.
Esse meu texto na Folha toca em outras partes dessa literatura. E como há muita incerteza em alguns aspectos desses efeitos, em especial no Brasil. google.com/amp/s/www1.fol…
Isso aqui deveria ser => maior inflação => juros mais altos => menor crescimento
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Carlos Góes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!