My Authors
Read all threads
IMPORTANTE. Hoje circulou a notícia que agora a OMS diz que a transmissão do coronavírus por assintomáticos seria "muito rara". O que isso significa? Li epidemiologistas internacionais na fronteira do tema comentando e eles recomendam cautela. Segue o fio explicando a situação 👇
Primeiro, a divisão não é apenas entre assintomáticos e assintomáticos. São três categorias:
1) sintomáticos (apresentam sintomas)
2) pré-sintomáticos (ainda não apresentaram sintomas, mas vão apresentar)
3) assintomáticos (não apresentam sintomas)

Desafio é diferenciar 2) de 3)
Aviso: Ao longo desse fio <sempre> que eu fizer referência à "sintomático", "pré-sintomático" e "assintomático" estarei seguindo à risca o significado acima.

E "pessoas sem sintomas" podem ser tanto pré-sintomáticos quanto assintomáticos. Voltamos ao desafio de como diferenciar
É um desafio porque mesmo se os assintomáticos transmitirem pouco, você não tem como saber com antecedência quem será assintomático de fato e quem só ainda não apresentou sintomas. Não há uma linha clara dividindo um do outro e sintomas do covid podem aparecer de repente.
Pior, já se estimava que transmissões tendem a ocorrer mais nos primeiros dias dos sintomas. Porque quando os sintomas são fortes as pessoas ficam alertas e se isolam mais. Estão mais contagiosas, porém por estarem isoladas com sintomas em casa ou no hospital, transmitem menos.
Por isso que é justamente nesse limiar entre ter e não ter sintomas que fica o desafio de conter a transmissão. Mesmo se houvesse certeza de zero transmissão por assintomáticos, não se resolveria o problema de quem está pré-sintomático ou nos primeiros dias de sintomas.
Na opinião do epidemiologista Carl Bergstrom, a bagunça se deu porque o anúncio da OMS teve falta de informações mais detalhadas e não explicou bem a diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos. E que não falam sobre transmissão pré-sintomática.
Outro problema é estimar quantos % do total de infectados pelo covid ficam assintomáticos. O Dr. @EricTopol publicou recentemente um artigo com apanhado da literatura sobre o tema. Estimam assintomáticos são ~40-45% do total de infecções.
acpjournals.org/doi/full/10.73…
Ou seja, na maioria dos casos (~55-60%) os infectados serão sintomáticos. Esse percentual é *subestimado*. Muitas pesquisas usam autodeclaração de sintomas e nem todo sintoma do Covid é evidente. Há registro de <assintomáticos> com anormalidade no pulmão:
O @ASlavitt conversou com a própria OMS, especialistas da Casa Branca e outros epidemiologistas. Alertou que a forma que a OMS comunicou sobre assintomáticos pode fazer as pessoas se precaverem menos com máscaras. A OMS ficou preocupada.
Ou seja, temos evidências significativas que houve falha de comunicação e a OMS deveria retomar em breve o tema para explicá-lo melhor. Transmissão sem sintomas acontece. Não deixem de usar máscaras, higienizar mãos e manter distância dos outros por não ter sentido sintomas.
Como esperado, a OMS veio à público se explicar sobre a confusão de assintomáticos e pré-sintomáticos. Em linha com o fio, reforçam que sim, pessoas sem sintomas transmitem o covid.

Coletiva da OMS explicando (em inglês):

Notícia:
noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Excelente fio do @parolin_ricardo sobre transmissão de pré-sintomáticos e assintomáticos. Deixa mais visual e claro o impacto do que estamos discutindo.

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!