Essa tendência já vinha ocorrendo há alguns anos, mas ela...
Inclusive...
No entanto, o progressismo é ruim de voto no Brasil. Os eleitores brasileiros de esquerda ainda preferem o ...
Ou seja, o progressismo se tornou majoritário na elite, mas minoritário nas massas. Por isso, não consegue vencer eleições, apesar...
Alguns ministros (Barroso, Alexandre) passaram a sinalizar maior proximidade com o progressismo, ganhando boa vontade da grande imprensa e ajudando a dar uma nova cara ao STF (diminuindo o peso de figuras como Gilmar Mendes).
O último entrave ao poder do STF era a suspeita de aliança com os fisiologistas da política tradicional. O próprio Moro, em seu artigo de 2005 que anteviu a estratégia lavajatista, comenta que o grande empecilho..
A Nova Direita (um agrupamento de grupos ideológicos distintos e contraditórios unificados apenas pelo anti-petismo) energizou o projeto lavajatista que implodiu o poder da Velha Política.
O resultado: a Nova Direita elegeu um presidente, mas o deixou sem base de apoio no legislativo.
Ele ainda conseguiu algumas grandes vitórias desse modo (pressionar Maia, colocar gente na rua para defender reforma da prev.).
Embora a direita ainda fosse a maior pluralidade, os progressistas ficaram muito energizados.
Porém, eles logo fracassaram, por motivos diversos -- incluindo o contra-ataque do bolsonarismo.
Essa fusão entre lavajatismo, progressismo e suprema corte criou um novo eixo de poder que vai paralisar ou derrubar o governo.
Alexandre, por outro lado, demonstrou bastante inteligência política (apesar do mau-caráter), pois...
Nesse cenário, creio que o STF é o grande vencedor do jogo, porque ele não tem porque recuar dessa nova posição.
Enquanto isso, os ministros sentiram o...
Obviamente, a opinião pública poderia servir como contra-ponto, mas enquanto a grande mídia estiver em peso ao lado do progressismo, não vejo grande risco de abalo.
Ou seja, as eleições futuras se tornaram um mero teatro sem relevância.
(É muito ruim, no entanto, para os brasileiros médios, que verão reformas importantíssimas serem adiadas a perder de vista).