My Authors
Read all threads
O Twitter pode ser uma fonte inesgotável de distração, mas também pode gerar boas interações. Como estou na fase de redação da tese, vou compartilhar por aqui algumas ideias e algumas referências que estou usando para quem se interessar sobre o tema. Sigam aí a thread da tese.
O tema central da tese é o papel da coerência no Direito. O argumento é construído utilizando como contraponto o modelo dominante de decisão baseada em direitos fundamentais: o da ponderação-proporcionalidade.
Defendo uma interpretação baseada num teste de coerência e não na resolução de supostos conflitos de valores o que envolve uma discussão importante sobre questões de teoria do direito (especialmente a natureza da argumentação jurídica e a relação entre direito e moralidade)
Pra entender um pouco do modelo da ponderação-proporcionalidade a referência clássica no Brasil é o trabalho do Alexy. Mas o melhor livro sobre o tema é do Aharon Barak, ex Juiz da Suprema Corte de Israel. O livro do Beatty completa a trinca (canadense; excessivamente otimista)
Um livro importante nesse debate é esse do Kai Moller. Ele faz uma defesa normativa do teste da proporcionalidade (utiliza, inclusive, a metodologia interpretativa do Dworkin), baseada no conceito de autonomia.
Outro livro importante é esse. Os autores reconstroem a história e as origens do teste da proporcionalidade, diferenciam do modelo americano de balanceamento mas, sobretudo, ligam essas diferenças a diferenças na cultura filosófica da Alemanha e dos EUA
Esse debate não é novo no Brasil, e há ótimas obras, já clássicas, sobre o tema da proporcionalidade e restrições a direitos fundamentais. (CC @ajanereis )
Não coube no outro Tweet, mas obviamente também há o livro do Humberto Ávila
Outra obra importante, contendo uma defesa do modelo de princípios do Robert Alexy, é o livro do Klatt e Meister. Eles tentam argumentar em favor do que chamam de um modelo fraco de direitos como trunfos
Para uma análise sobre o avanço do modelo da proporcionalidade-ponderação ao redor do mundo, com um viés empírico, o trabalho clássico é o de Stone Sweet e Mathews. Lançaram um livro recentemente sobre o tema (que também recomendo).
Para uma análise comparativa sobre o uso da proporcionalidade ao redor do mundo, usei essa coletânea lançada recentemente, com estudos sobre Alemanha, Canadá, África do Sul, Israel, Polônia e Índia.
Somos muito influenciados pelo modelo alemão da teoria dos princípios, mas o teste da proporcionalidade é empregado com base em outros fundamentos. No Canadá, o caso emblemático é o R v. Oakes. Uma boa comparação dos modelos é esse texto do Dieter Grimm
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Horacio Neiva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!