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📌Resultados do estudo “A educação não pode parar” do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). O estudo mapeia iniciativas das redes durante a pandemia e o planejamento para a volta às aulas. 🧵📊
A amostra é formada por 249 redes de ensino, de todas as regiões do País, sendo 232 municipais e 17 estaduais. Os critérios para seleção das redes foram porte (maios n° de alunos) e nível socioeconômico dos alunos. Dados coletados entre maio e junho de 2020. 👇 2/n
82% das redes municipais têm alguma estratégia para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos durante a pandemia; 18% não têm. Todas 17 redes estaduais analisadas disseram ofertar algum tipo de atividade não presencial no momento. 3/n
Principais práticas identificadas:

1- uso do WhatsApp para comunicação entre Secretaria de Educação, escolas, professores, alunos e seus responsáveis; e também para envio de conteúdos curtos. 4/n 👇📚
2 - Para quem tem acesso à internet: disponibilização de conteúdos em páginas on-line, criadas pela Secretaria de Educação, e em redes sociais (YouTube, Facebook etc.); utilização de plataformas, como Google Classroom, para videoaulas em tempo real. 5/n
3 - Para quem não tem acesso à internet: entrega de conteúdos impressos na própria escola. Para aqueles com di¬culdade em buscar, entrega nas residências, utilizando o transporte escolar ou carro próprio da Secretaria de Educação. 6/n
Entre as redes que não estavam ofertando nenhum tipo de atividade, especialmente no Norte, há mais dificuldades das redes em elaborar estratégias. 7/n
Sobre a periodicidade com que são ofertados conteúdos para os estudantes. 8/n
39% das redes municipais dizem que estão ocorrendo ou já ocorreram formações para os professores desenvolverem atividades a distância com os estudantes; 61% a¬firmam que não. Das 17 estaduais, 14 declaram que ofereceram algum tipo de formação. Falta do Mec aqui... 9/n
Sobre a preparação para as voltas às aulas. Surpreende o sudeste e o sul terem a maior proporção de respostas negativas. 10/n
Se a rede faz algo para combater o abandono escolar no retorno. 11/n
Se há planejamento para uma avaliação diagnóstica, tão fundamental nesse retorno. Outra pauta que o MEC poderia priorizar no que tange ao apoio técnico para elaboração. 12/n
Distribuição direta de alimentos em casa é a forma mais usada para atender a Lei nº 13.987/2020 que autorizou, durante a suspensão das aulas, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 13/n
Para mais informações sobre a pesquisa, acesse aqui: projetoscte.irbcontas.org.br/a-educacao-nao… 🔚
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