My Authors
Read all threads
1/ Sobre o novo marco regulatório do saneamento:

Como usual na era das redes antissociais, a discussão parece polarizada entre “privatização da água” e “agora teremos mais 700 bi de investimento”. Botando a bola no chão...
2/ Concessão não é privatização. Saneamento é monopólio natural e, portanto, a regulação do Estado continuará necessária e pode garantir atendimento adequado à população, por isso não me oponho à concessão, que aliás já existe no setor.
3/ Mas o fato de haver demanda reprimida não garante que serão investidos 700bi. Capital privado visa o lucro. Se não houver lucro, não haverá investimento privado. E de onde virá o lucro esperado dos concessionários de saneamento?
4/ Para os defensores do novo marco regulatório, o lucro com saneamento virá da eventual maior eficiência do setor privado em fazer investimentos e administrar o sistema, dado que não estão amarrados à regulação das estatais, e sobretudo...
5/ Da redução dos custos trabalhistas. Não se enganem. No curto prazo o foco do capital privado será adquirir ativos existentes, cortar custos, sobretudo trabalhistas, e obter grande ganho no processo.
6/ A expansão da rede virá depois, como parte das condições de concessão do serviço, se houver regulação adequada pelo Estado que garanta ampliação da rede à tarifa razoável. Mas será que a tarifa será razoável?
7/ Novamente, capital privado entra para ter lucro. A taxa de retorno requerida pelo capital privado será incorporada na tarifa cobrada da população e aí vamos ao X da questão. É possível ter serviço adequado com taxa de retorno de mercado?
8/ Quem defende o novo marco regulatório acha que sim, apostando que a ineficiência é muito grande nas estatais. Por essa lógica, é possível cortar custos, fazer investimentos, obter lucros de mercado e atender à população.
9/ Já quem critica o novo marco regulatório acha que não, apostando que as taxas de retorno demandadas pelo mercado exigirão tarifas altas, com provável restrição de acesso para populações de baixa renda.
10/ Quem está certo? Difícil saber no Brasil de hoje, pois com certeza há ineficiências nas estatais, mas ganhos de produtividade podem não ser suficientes para expandir rede à tarifa esperada pela população.
11/ Se a tarifa se revelar muito alta, o Estado pode criar/aumentar subsídios, especialmente para população mais pobre. Neste caso o contribuinte financiará o consumidor de saneamento, com transferência implícita de renda no processo.
12/ E se o capital privado se mostrar ineficiente para o setor saneamento. O Estado pode assumir o serviço, via estatais, em rodadas seguintes de concessão, como aconteceu em várias cidades da Europa.
13/ Aliás, dado que estatais não necessariamente buscam taxa de retorno de mercado, teoricamente elas podem fazer lances menores de tarifa, ou maiores de investimento nos leilões de concessão, se tiverem a mesma eficiência do capital privado.
14/ Muita água ainda vai rolar no novo marco regulatório do saneamento, pois a nova lei precisará ser traduzida em nova regulação e condições de concessão, com início provável somente em 2023. É cedo para decretar vitória ou derrota de um modelo ou outro.
15/ Por todos estes motivos, o novo marco regulatório do saneamento é bem-vindo, pois pode estimular a ampliação da cobertura com tarifa não exorbitante, via empresas privadas e estatais, desde que exista regulação adequada do setor. O Estado continuará presente e necessário

FIM
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Nelson Barbosa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!