My Authors
Read all threads
Muitos estádios foram inaugurados durante a ditadura civil-militar e seus nomes homenageiam figuras da ARENA, partido que apoiava o regime. Se vamos discutir estátuas e nomes de ruas, devíamos discutir isso também. Acompanha a thread pra saber mais 🧵
Nossos companheiros do @ludopedio lançaram esse desafio quando a discussão sobre estátuas tomou conta da internet.
A relação do futebol com a ditadura de 1964-1985 é uma das questões que mais vem sendo trabalhada por pesquisadores da história do esporte como Euclides Couto, prof. da UFSJ.
Durante a ditadura, os partidos ARENA e MDB formavam um sistema bipartidário. A ARENA apoiava os generais, mas era mais que um partido de "sim, senhor”: segundo Lucia Grinberg, que estudou a atuação de políticos do partido, era essencial para o apoio e sustentação do regime.
Esses políticos da ARENA dão nome a vários estádios brasileiros. E dar nome a estádios acabou por naturalizar figuras que participaram da ditadura civil-militar no vocabulário cotidiano de torcedores e nos meios de comunicação.
Gilmar Mascarenhas, geógrafo e um dos maiores pensadores do futebol brasileiro (in memoriam), argumenta sobre como devemos pensar os estádios de futebol como um objeto geográfico de fundamental importância na constituição do cenário urbano.
Além disso, também devem ser pensados em seu potencial de criação de afetos, memórias e identidades. No fim das contas, tais afetos acabam atrelados a nomes de apoiadores da ditadura. Vamos ver alguns exemplos.
Em Fortaleza, em 1973, foi inaugurado o estádio Plácido Aderaldo Castelo, propriedade do Estado. Homenagem ao governador do CE pela ARENA entre 1966 a 1971. O estádio, que hoje foi reformado, é conhecido carinhosamente como "Castelão".
Em Teresina, no mesmo ano, foi inaugurado o estádio Alberto Tavares Silva, então governador do Piauí pela ARENA, indicado pelo Médici, ditador. Governou o estado entre 1971 e 1975. O estádio, propriedade do governo, também ganhou um apelido: "Albertão".
Em São Luis, em 1982, foi inaugurado o estádio João Castelo, em homenagem ao deputado federal pela ARENA (1970-74) e governador do Maranhão também pela ARENA (1979-82), indicado por Geisel, ditador. Também é conhecido por "Castelão", é propriedade do governo do estado.
No mesmo ano, em Cascavel - PR, foi inaugurado o estádio municipal com o nome de Arnaldo Faivro Busato, deputado estadual pela ARENA (1966-1968) e deputado federal também pela ARENA por três mandatos consecutivos, durante a ditadura, nas eleições de 1970, 1974 e 1978.
Mas não precisava ser da ARENA para ganhar homenagem. Em 1975, em João Pessoa - PB, foi inaugurado o estádio José Américo de Almeida, nome de famoso escritor paraibano. Apoiou publicamente tanto o golpe de 1964, quanto o AI-5, em 1968. O estádio também é conhecido por "Almeidão".
Chamar o estádio pelo aumentativos de um dos nomes é referência à capacidade deles, como essa tabela que a gente preparou mostra, mas não apenas.
O aumentativo opera também em um outro nível. É um apelido, adquire uma conotação positiva e até mesmo íntima. Uma certa relação de afetividade com esses nomes, que acabam cristalizados assim na memória.
Em pesquisa do Datafolha, para 62% dos brasileiros o legado da ditadura foi negativo. Apenas 25% apontam o legado como positivo e 13% não souberam responder. Se criticamos o legado da ditadura, porque também não colocamos em xeque esses nomes de estádios? www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/…
Seriam esse os nomes mais representativos do passado do esporte brasileiro? São os nomes que queremos rememorar de forma positiva? Queremos mesmo frequentar o Castelão, o Almeidão ou o Albertão?
Não seria melhor nomes que rememorassem figuras maravilhosas de nossa história? Que tal o estádio Domingos da Guia, craque negro que desfilou seu talento pelo mundo? Ou o estádio Moacir Barbosa Nascimento, em homenagem ao grande Barbosa, goleiro da Copa de 1950?
A pesquisa e redação dessa thread é de @jmalaia. Colaborou com edição de texto @souzafanfa.
A ditadura civil-militar e seus apoiadores atentaram contra os mais fundamentais preceitos democráticos. Devemos questionar as homenagens feitas pelos nomes dos estádios que falamos sobre nessa thread, elas não correspondem aos anseios de uma sociedade democrática.
Escrevemos sobre estátuas e monumentos aqui.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Mais História, por favor!

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!