My Authors
Read all threads
Não canso de dizer: tem muita sorte envolvida no futebol, mas nada no jogo é coincidência.

E é muito satisfatório ver a evolução lenta e gradual de um time, principalmente quando uma semente plantada bem antes dá resultado. Foi assim no segundo gol contra o Flu.

Segue o fio aí
Assim que JJ chegou, implementou um sistema de marcação por zona nas bolas paradas. Boa parte dos times brasileiros marca com predominância individual nessas situações, então o novo estilo chamou a atenção.

Principalmente porque, com o perdão do trocadilho, era uma zona mesmo.
O Flamengo sofreu um gol de escanteio logo no primeiro jogo, contra o Athletico, e outro pouco depois, contra o Botafogo.

Léo Pereira e Cícero encontraram espaço entre os 9 rubro-negros que protegiam a área, enquanto Gabigol ficava na sobra, perto da meia-lua.
A situação não melhorou muito nos jogos seguintes. Os adversários ainda levavam perigo constante nesse tipo de jogada. O ápice veio contra o Vasco, que fez um gol, conseguiu um pênalti e criou duas grandes chances em escanteios, tudo isso em apenas 90 minutos
Escrevi na época sobre a mudança de comportamento dentro desse jogo e como ela foi levando até a situação do pênalti marcado por Leandro Vuaden ()

Mas aqui o importante é notar que o Fla continuava usando 9 na área e 1 na sobra
O Mister fez ajustes. O time passou pela curva normal de aprendizado e simplesmente parou de sofrer nesses lances até o fim da temporada.

Uma das mudanças foi que o time passou a ter os 10 jogadores de linha envolvidos na área entre zona, bloqueio, rebote e marcação curta
No fim da temporada, o Mister começou a experimentar mais. Já campeão, enfrentou Palmeiras e Ceará usando 9 jogadores na área e 1 bem adiantado para tentar puxar um contra-ataque ou pelo menos prender o time adversário.
Na goleada contra o Avaí, um adversário combalido, um pouco mais de ousadia: 8 na área e 2 para o contra-ataque...
Chega 2020 e os jogos do Flamengo não passam na televisão, mas uma coisa chama a atenção dos observadores mais atentos no Maracanã: o time passa a usar o esquema com 2 jogadores adiantados para o contra-ataque em algumas oportunidades no Campeonato Carioca.
Vem a pandemia, o futebol para, temos um hiato... Corta para a final do Campeonato e lá está o Flamengo se defendendo de escanteios com 8 jogadores na área. Onde estão os outros 2? Puxando o contra-ataque que, com alguma sorte, viria.

E veio...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Téo Benjamin

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!