My Authors
Read all threads
Sobre Era das Revoluções

Devido ao 14 de Julho, vi muitos textos circulando sobre a Revolução Francesa, evento fundamental da história moderna. Mas sempre acho que narrar esse evento sem pensar na sua dimensão atlântica é um erro, especialmente silenciando o Haiti.
Muito já se escreveu sobre como a Rev. Haitiana levou o universalismo jacobino para outro patamar, alargando os sentidos de liberdade e igualdade para além do marcador racial. No entanto, aqui gostaria de focar em outros dois aspectos da insurgência iniciada em 1791.
a. Primeiramente, a Rev. Haitiana, antes de ser um apêndice da Rev. Francesa ou um desdobramento dos ideais liberais, é uma Revolução Africana. É assim que estudos mais recentes apontam: não só em termos demográficos, mas também políticos, éticos e filosóficos.
Esse enquadramento permite reperiodizar a história moderna, especialmente no que a Rev. Haitiana aproxima o final do século XVIII aos eventos de descolonização do pós-Segunda Guerra Mundial. Forma-se, assim, outro olhar sobre os projetos emancipatórios e a violência colonial.
b. A Rev. Haitiana é um fenômeno eminentemente global, reordenando dispositivos anti-insurgentes e recriando táticas e imaginários libertários por todo o mundo Atlântico. Assim, é impossível estudar as arquiteturas dos diversos estados-nação modernos sem falar do Haiti.
Ademais, neste ponto, dois erros históricos e políticos são muito comuns ao se apagar o Haiti: i. é impossível se falar de Revoluções Democráticas e não se falar de São Domingos; ii. a primeira Revolução Anti-colonial não ocorre no século XX.
O que o Haiti ensina, portanto? Que uma história da liberdade moderna, se realmente contada da maneira adequada, é uma história da luta contra o colonialismo. O colonial que deve ser entendido como o paradigma que enquadra, até hoje, o que entendemos como direitos fundamentais.
A Rev. Haitiana não é apenas um arquivo histórico capaz de alargar a nossa compreensão do passado. Ela foi e é, sobretudo, um arquivo ético sobre o ideal de justiça. Retirar o véu do silêncio sobre o Haiti, como diria Trouillot, diz respeito ao que queremos ser no futuro.
Para quem me segue por outras razões, esse é o meu principal tema de pesquisa, com o qual me engajo nos últimos 05 anos. Pretendo escrever mais sobre ele por aqui daqui para frente.

Quem quiser dar aquela força, o merchan, porque ninguém vive sem haha: lumenjuris.com.br/historia-do-di…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcos Queiroz

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!