My Authors
Read all threads
Créditos extraordinários por 1 ano são insuficientes para financiar gastos necessários com saúde porque os efeitos da Covid-19 na vida das pessoas não são apenas agudos, e sim crônicos.
Muitas precisarão de diálise por danos aos rins, de fisioterapia para fibrose pulmonar, por ex
Créditos extraordinários podem ser abertos para situação inesperada, como pandemia, para um exercício financeiro. Caso mais recursos sejam necessários no ano seguinte, devem estar previstos em lei orçamentária. Em 2021, saúde precisará de mais recursos, regras fiscais permitirão?
Liminar na ADI 5595 não havia sido atendida por texto da EC95 que previu fim do escalonamento do piso em saúde uma vez que a liminar manda pagar o que ficou faltando em 2016 também e a EC 95 só faz isso para 2017.
EC95 e EC86 não revogaram LC141 muito menos o princípio de não retrocesso social. Dessa forma, ainda que uma vinculação à RCL (concordo que não é melhor opção, mas fica para artigo acadêmico prestes a sair) gere flutuações, existia a previsão de não variação negativa do piso.
A análise do efeito de regra fiscal no piso mínimo a ser aplicado em saúde ao longo dos anos deve ser feita entre as próprias regras: EC 95, EC 86, LC141. A comparação entre o piso e a despesa executada deve ser feita dentro do ano, para verificação do cumprimento do mínimo.
Comparar o efeito das regras no piso para saúde tem o objetivo de verificar qual é mais benéfica para a realização progressiva do direito à saúde, independente de outros elementos de contexto, como pressão social/política por mais recursos que podem ampliar despesa executada.
Em resumo: regra anterior previa 15% da RCL, liminar na ADI 5595 previa que isso deveria ser feito desde 2016, LC 141 previa não redução em caso de variação negativa. Com EC 95 o piso em saúde pode ser menor que 15% da RCL, representando perda - redução do piso para saúde.
E esse fio da @elida_graziane está essencial para entender como uma análise adequada de efeitos de regra fiscal na piso para a saúde deve ser feita

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Grazielle David

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!