Natalie Unterstell Profile picture
Jul 24, 2020 9 tweets 3 min read Read on X
No mesmo dia que @joseserra_ assina artigo pedindo mais exploração petroleira para salvar as futuras gerações da deseducação #backtothe60s, a The Economist traz matéria com esse gráfico que serve de síntese da discussão que todos com menos de 50 anos PRECISAMOS fazer no Brasil : Image
Traduzindo o gráfico: o preço do barril de petróleo hoje está em 40 dólares. A esse preço, menos de 40% das reservas totais de petróleo do Brasil são consideradas de extração viável, considerando um retorno >10% pro investimento. Ao preço de 60 dólares, isso passa a quase 80 %.
As petroleiras estão, no entanto, querendo se livrar dos hidrocarbonetos mais sujos, de mais difícil extração e, portanto, mais caros. Elas estão sob grande pressão tanto pela volatilidade dos preços quanto pelas regulações associadas a mudança do clima.
Poluição, violação de direitos e corrupção são precificados pelos mercados. Logo, a licença social para exploração de petróleo está em xeque. Não é uma mera questão de deixar ativos no fundo mar. A questão parece ser: a que preço vale extrair e a que preço, não?
No caso do Brasil, nós investimos muito dinheiro público para viabilizar o pré-sal. Não vai dar para abandonar tudo isso da noite para o dia. Mas tampouco dá para olhar para esses ativos como passaporte para o futuro. Me parece mais uma herança com cheiro de mofo que chegou tarde
Agora vem a questão principal: a recuperação econômica pós-pandemia vai ser feita com base em dívida. Aqui e no resto do mundo. Nós que temos menos de 50 anos vamos pagar essa conta pro resto da vida. No mínimo, temos o direito de pautar as prioridades. Eu voto pela transição!
Transição em que termos?
- da educação, para que seja voltada a economia do futuro
- da energia, para que eletrifiquemos tudo que der
- da mão de obra formada para o pré-sal para outros setores, verdes e críticos para o nosso futuro.
E o José Serra? Ele prescreveu a extração do pré-sal como mandatória para a reativação econômica pós-pandemia. Oras, precisamos sim saber o que fazer com tanto $ que foi enterrado no pré-sal. É o mínimo. Mas não dá para acreditar nesse modelo como base da nossa sociedade.
Nem as petroleiras acreditam mais!
Por isso leilões da ANP e discussões acaloradas sobre regime de partilha serão cada vez mais referências do nosso passado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalie Unterstell

Natalie Unterstell Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @unatalie

May 15
Aqui vamos nós. E vamos começar pelo começo:

1. Julho de 2013: assume como Secretário de Desenvolvimento Sustentável na SAE/PR o economista Sérgio Margulis, que já tinha feito:
📗 o Economia do Clima no Brasil e
📙o Economia da Adaptação Climática, no Banco Mundial.
Tudo #ref!
2. Sérgio chegou na SAE, cujo ministro era Marcelo Neri, com a visão de que era imperativo o Brasil se adaptar à mudança do clima. E que, dada a obrigação precípua da Secretaria pensar o desenvolvimento de longo prazo, a SAE poderia ser o lugar p/ fomentar isso.
3. Eu chego em agosto de 2012, a convite do Sérgio, com quem eu tinha interagido brevemente enquanto ambos estávamos no MMA, antes. Chamamos tb outras pessoas pro time, como Priscilla Santos e Leila Menezes, e servidores como Bruno Santos, Sandra Carlo, etc.
Read 42 tweets
Apr 14, 2023
Brasil e China 🇧🇷 🇨🇳 soltam declaração climática conjunta. Meus comentários em forma de 🧵:

1. O comunicado fala que responder q crise climática é uma oportunidade de construir prosperidade comum. ✅

gov.br/mma/pt-br/assu…
2. Ha linguagem sobre equidade, termo sempre presente nas declarações do BASIC. Isso remete ao ponto de que economias desenvolvidas já usaram boa parte do “orçamento de carbono” com suas emissões passadas e que agora “seria a vez” dos países em desenvolvimento.

Não é bem assim.
3. Brasil e a China enfatizam a urgência da ação climática com a erradicação da pobreza e da fome, “sem deixar ninguém para trás”.

Vale lembrar que manos os países fizeram esforços gigantescos para tirar milhões de pessoas da linha da pobreza. E que o desafio permanece.
Read 17 tweets
Nov 18, 2022
Perdas & Danos: vou tentar resumir o que temos neste momento aqui na #COP27 em um fio.
🌏 Saiu um texto de decisão tarde da noite de 5a sb. a urgência de se aumentarem os esforços p/ minimizar, evitar e tratar perdas e danos decorrentes dos impactos da mudança do clima ...
🎯 Neste texto, o parágrafo chave é o 2o, onde constam 3 opções sobre o que se decidirá estabelecer aqui na #COP27 em termos de arranjo de financiamento para remediar #LossAndDamageFinance ...
As opções:
🎯1️⃣ Propõe um fundo, criado por decisão aqui no Egito, para compensar perdas e danos. A contribuição financeira seria dos países ricos.
🌍 Quem apoia: países em desenvolvimento. Mas vale dizer que o G77+China tem proposta + forte, de nova entidade 💰🏦sob a UNFCCC.
Read 13 tweets
Apr 7, 2022
E o Brasil no último relatório divulgado pelo #IPCC?
Vamos de fio 🧶🇧🇷!

1) Estamos dentre os países onde se verifica que a ambição da política climática é limitada p/capacidade das indústrias incumbentes de moldar ação governamental.
(Cap1.4 Fatores e Restrições da Mitigação)
É citado o trabalho da professora @hochstet acerca de Economias Políticas de Transição Energética, publicado p/ Universidade de Cambridge. Nele, ela aborda a transição energética no Brasil, olhando como solar e eólica se desenvolveram de modos diferentes. Além de outras fontes.
2)O Brasil está no rol dos 10 países que contribuíram, em conjunto com 75% para o aumento de emissões líquidas (de 6.5 GtCO2eqyr-1) entre os anos 2010-2019 c/ China, India, Indonesia, Vietnã, Irã, Turquia, Arábia Saudita, Paquistão, Rússia.

(Cap. 2 sb Tendências de Emissões)
Read 36 tweets
Apr 4, 2022
O @antonioguterres fala que estamos no fast track para o desastre climático, diante das promessas vazias de governos e líderes que dizem algo, fazem outro. "Estão mentindo", diz ele. #IPCC #IPCCReport
"Deixamos a COP26 em Glasgow com otimismo naive. O gapde ambicao foi ignorado." Continua... #IPCC #IPCCReport
"Ativistas costumam ser todos como terroristas. Mas os verdadeiros terroristas são os líderes de governos que estão aumentando seus investimentos em combustíveis fósseis".

Touche @antonioguterres
Read 4 tweets
Nov 1, 2021
Fizemos as contas do que pode significar 50% de redução de emissões até 2030.

Conclusão: zero a zero. Para o clima, é um 7x1.
#COP26

Confira aqui: politicaporinteiro.org/2021/11/01/bra…
@TalanoaReal @PoliticaInteiro
O governo brasileiro anunciou hj, em Glasgow, que submeterá uma nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) à ONU, contendo o compromisso de redução de 50% das emissões até 2030, relativo ao ano de 2005. 🧵
NDC é a contribuição que cada país determina para os esforços globais de redução de emissões, isto é, a meta que cada país estabelece domesticamente como seu compromisso junto ao Acordo de Paris, o instrumento legal que busca limitar o aquecimento global a níveis seguros. 👉
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(