My Authors
Read all threads
Eu leio e cito o trabalho do @CEClynch, e agradeço o tempo gasto em comentar nosso artigo. Pena, porém, que ele parece não tê-lo lido. Não vale a pena escrever uma tréplica, mas vou fazer apontamentos sobre o Império, deixando as considerações metodológicas para o @phpacha.
Sob o disfarce de um “comentário”, Lynch nos critica por assumirmos uma visão plebiscitária: Império x República. O curioso, porém, é que não fazemos um único elogio à República: chegamos mesmo a mencionar seus fracassos no texto como uma explicação para o apelo da monarquia.
Já que o comentário não é ao nosso texto, vamos aos equívocos de Lynch. Ele começa com uma “incrível salada” para poupar o Império: recua para a Colônia e mistura bandeirantes (cuja mitologia só foi cristalizada no séc. XX) e senhores de engenho (constituintes de outra mitologia)
Qualquer um que não ignore a experiência escravizada deve reconhecer que o Império foi, sim, “o horror do latifúndio escravista”. Ou os cativos não contam e sua existência pode continuar a ser descontada pelos observadores supostamente “objetivos”?
A questão não respondida aqui é porque a restauração da monarquia está geralmente associada ao que há de mais reacionário, e não só no Brasil – basta lembrar da Action Française. Se os conservadores poderiam idealizar algum período republicano, por que preferem o Império?
A avaliação “compreensiva” Lynch é de que é preciso primeiro integrar o bolo nacional para depois permitir a participação política – não foi o que aconteceu nos EUA e mesmo nas repúblicas hispano-americanas, mas não deixemos que a realidade o atrapalhe.
Exportações foram mais importantes do que investimento estrangeiro, e nesse aspecto o Brasil tomou a dianteira. Mais relevante, foram as exportações que forneceram recursos para a consolidação estatal: a causalidade está invertida. Mesmo assim, ficamos para trás!
A consolidação do Estado imperial não foi negativa para as oligarquias, é verdade. Os milhares de mortos na repressão às revoltas diriam o mesmo? O que Lynch está fazendo aqui é reproduzir o discurso dos próprios políticos imperiais, sem reconhecer sua violência constituinte.
Idem ao reproduzir a visão negativa sobre as repúblicas vizinhas. Entretanto, a historiografia recente tem enfatizado o vigor participativo hispano-americano, especialmente até c. 1870. Esse gráfico do Historical V-DEM (@fbizzarroneto) mostra a falta de base do ufanismo imperial.
Essa “análise” apaga a abolição haitiana (1793/4) e o Caribe como um todo. O único exemplo que dá é justamente de uma abolição abrupta. O subtexto talvez seja de que é melhor um processo gradual do que uma guerra civil. Novamente, creio que os escravizados discordariam.
Já esse parágrafo ignora que os processos abolicionistas hispano-americanos se iniciaram durante as independências graças à mobilização negra. A escravidão definhava após 1820 nessas repúblicas enquanto crescia como nunca no Brasil monárquico.
Eu gosto de história contrafactual, mas mais rigor, por favor. Os republicanos fracassados de 1817-37 eram quase todos antitráfico e abolicionistas graduais e suas Repúblicas fragmentadas não teriam sido capazes de resistir à pressão antinegreira britânica por tantas décadas.
Em suma, concordamos com @CECLynch que a história deve ser mais que um “fútil exercício de política retrospectiva” – mas também não deve ser uma reprodução da visão de mundo dos políticos dominantes, que acalma as consciências ao dissociar o regime da sociedade que o sustentou.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thiago Krause

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!