My Authors
Read all threads
Tem umas coisas que irritam. No Brasil, quem colocou o debate racial na arena política - longe dos termos da democracia racial e da miscigenação silenciadora - foi a população negra.

Se informar como essa disrupção foi feita, ninguém quer. Agora ser leviano, é o que mais tem.
E sim, se vocês tão descobrindo que “raça” é um construto social agora, PARABÉNS, gênios. Realmente é de se impressionar o intelecto de vocês. Agora o utilizem para ter mais responsabilidade antes de emitir opinião a partir do próprio umbigo.
Falam tanto em descolonizar e não sentam a porra da bunda para ler nenhum preto brasileiro que não os agrade. Talvez lendo, vocês vão entender como, a despeito dos limites, a forma como intelectuais e movimentos negros mobilizaram as categorias raciais ainda são as mais adequadas
Alguém já parou para pensar como e por que pardos e pretos são colocados sob a alcunha de negros? Já refletiram como essas categorias batem com os dados estatísticos de exclusão e violência? Alguém já parou para pensar a semiótica da morte e do poder no Brasil?
Se você nunca parou para pensar nessas coisas, desculpe a franqueza, a sua opinião é a mesma que eu tenho sobre engenharia aeroespacial: NADA.

Tem gente fazendo esse debate há décadas e com muito custo. De novo: não sejam irresponsáveis e cheguem na porra do sapatinho.
Tem gente de esquerda querendo debater “raça” e racismo no Brasil colocando a discussão igual a Veja, o Demétrio Magnoli ou Ali Kamel em 2020. É patético.
E mais duas coisas:

Se raça é um construto político, a ideia de miscigenação também o é. Não a tratem como algo natural, especialmente na América Latina.

Nada mais reacionário, no Brasil, que relativizar a afirmação do lugar do negro. É a base de toda reação nesse país.
Clóvis Moura já dizia que o “no Brasil ninguém é negro” ou “aqui todo mundo é negro” são base das ideologias contrarrevolucionárias no Brasil.

Vocês no mínimo deviam ter mais cuidado antes de vir com posições ou “dúvidas” levianas tiradas do cu.
Não adianta nada ser craque em Fanon, Mbembe, Angela Davis ou qualquer outro preto estrangeiro quando sua opinião sobre o Brasil ainda é permeada por um inconsciente freyriano, que é um inconsciente formado no coração e na nostalgia da Casa-Grande.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcos Queiroz

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!