My Authors
Read all threads
ok, saíram os papers da Moderna, Jonhson & Johnson, e finalmente da Inovio, todos em primatas! Vou tentar resumir os três aqui, começando pela Moderna. nejm.org/doi/full/10.10…
Nao tem muita diferença dos estudos em humanos já publicados, o que é bom, sinal de que apesar de nao ficarem tao doentes, os macacos sao um bom modelo animal. no geral, a vacina da Moderna continua mostrando boa resposta de anticorpos, e boa resposta de células T,
mas com mais TCD4 do que TCD8. Eu gostaria de ver mais CD8 ali, como temos na Pfizer. A resposta TCD4 foi mais do tipo Th1, o que é um bom sinal. o desafio nos animais foi feito 8 semanas após vacinação, e o titulo de anticorpos neutralizantes foi bom.
usaram duas doses, e só dois animais (de oito) apresentaram virus no nariz. continuo achando uma vacina promissora, e feliz de ver o modelo animal funcionando.
E vamos à vacina da J&J. nature.com/articles/s4158…
é uma vacina de adenovirus, como a de Oxford, mas essa é de adenovirus humano. Escolheram um que realmente nao deu resposta cruzada em humanos, como tinha acontecido com a CanSino, então começaram bem. Testaram diversas variações da proteína S neste adenovirus.
Selecionaram um que deu a melhor resposta protetora, com anticorpos neutralizantes, mas curiosamente, com uma resposta baixa de células T. Os autores destacam essa afirmação no texto, de que observaram que a resposta de células T nao apresentou correlação com proteção.
o que é um dado que eu gostaria de ver com mais atencao, mas nao está no paper. De qq forma, eles mostram um pico de células T após 2 semanas. ótima neutralização e só um animal apresentou virus detectável no nariz. maior trunfo da J&J, na minha opinião: dose única!
uma unica dose pode fazer muita diferença na logística. e aí temos finalmente os dados da Inovio, uma vacina de DNA, a única deste tipo na linha de frente na corrida. A entrega é feita por eletroporacao, intradérmica. Já comentei por aqui da vantagem das vacinas genéticas.
vacinas de DNA e RNA sao muito versáteis, e rápidas para produzir. sao tecnologias que vale a pena investir para que no futuro tenhamos condições de fazer vacinas a toque de caixa, para as próximas doenças emergentes. A Inovio traz algumas coisas interessantes.
Boas respostas de anticorpos neutralizantes, e os autores testaram neutralização nos mutantes D614G tb, assim como a Pfizer. Boa resposta de células T. Um detalhe que achei legal, foi o desafio mais longo, os animais foram desafiados 3 meses após a vacina
com um bom aumento de anticorpos e de células T após o desafio, mostrando aí uma boa memória, pelo menos nesses 3 meses. Usaram duas doses de vacina. Mostraram uma diminuição de virus no nariz e no pulmão,mas nao eliminação completa. O inoculo usado no desafio me pareceu pequeno.
Nao mostram os resultados de células T discriminados em TCD4 e TCD8, então ficamos no escuro aqui. No geral, todas interessantes, resultados em primatas sao promissores, mas realmente precisamos ver as fases 3 em humanos. Senti falta de mais detalhes da Inovio, e da J&J.
Continuo gostando mais da Pfizer, que até agora mostrou boa resposta neutralizante e de células TCD4 e TCD8, e ainda testou neutralização em vários mutantes para ver escape de mutação. Mas isso nao quer dizer que ela será melhor na fase 3...
E ainda estou preocupada com a falta de mais dados da Sinovac, que já está em fase 3 mas nao mostrou resultados da fase 1 e 2, somente o paper de primatas tb. Até agora sabemos que o virus inativado mostrou boa resposta de anticorpos neutralizantes mas nao sabemos sobre células T
O fato de ter 3 doses tb é preocupante, apesar de nao ser impeditivo, claro. mas precisamos pensar na logística.Prometo mais detalhes em breve, é muita vacina de uma vez!
e esqueci de colar o paper da Inovio!!! aqui: biorxiv.org/content/10.110…
ok, morar com o editor chefe é fazer um fio sobre três vacinas de uma vez na maior empolgação, pra logo em seguida levar uma bronca porque nao explicou direito o que sao células TCD4 e TCD8, e porque Th1 é um bom sinal. reparem que o @carlosom71 nao perdoa nem fio no twitter!
então vamos lá! 😉 células TCD4 sao as "faz tudo" do sistema imune. elas conectam o braço de anticorpos com o braço de resposta celular. os anticorpos se ligam no virus, ou marcando para chamar outras células do sistema imune, ou neutralizando o virus.
as células TCD4 sinalizam para producao de anticorpos e para células TCD8, que sao as células citotóxicas, que eliminam as células infectadas pelo virus. Por isso queremos ver mais dessas nas vacinas.
Além disso, as TCD4 podem ser do tipo Th1 e Th2. O h vem de "helper", porque as TCD4 tb sao conhecidas como "auxiliares". Em geral, a diferença entre Th1 e 2 é o tipo de citocinas que elas produzem, o que pode direcionar uma resposta mais voltada para parasitas intracelulares,
como virus, ou extracelulares. Por isso quando vamos nas vacinas uma resposta mais do tipo Th1, consideramos isso um bom sinal, para uma doença causada por virus. Mas esse é um tema que gera bastante discussão na imunologia, e esses nao sao os únicos tipos de células T.
então no geral, o que queremos ver nas vacinas é uma boa resposta de anticorpos neutralizantes, e uma boa resposta de células T, preferencialmente com células TCD8 que sao as citotóxicas, e uma resposta Th1 é vista com bons olhos. melhorou, editor-chefe @carlosom71 ? 😉
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Natalia Pasternak , PhD

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!