My Authors
Read all threads
[thread]
Não basta Sergio Moro ser honesto, é preciso parecer honesto
No 29 de julho de 2020, Dias Toffoli defendeu que o Congresso Nacional aprove uma lei estipulando que juízes e membros do Ministério Público cumpram com uma quarentena de 8 anos antes de disputarem cargos públicos.
g1.globo.com/politica/notic…
De imediato, o presidente do Supremo Tribunal Federal recebeu o aceno positivo de Rodrigo Maia.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/07/…
A iniciativa foi vista como uma forma de evitar que Sergio Moro dispute as eleições presidenciais de 2022. O autor do projeto e o próprio presidente da Câmara negaram que a lei retroagiria de forma a prejudicar o ex-juiz federal.
oantagonista.com/brasil/lei-sob…
O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, no entanto, lembrou que, a exemplo da Lei da Ficha Limpa, “regras de inelegibilidade se aplicam no momento do registro das candidaturas a todos os que nelas se enquadrem”.
oantagonista.com/brasil/a-pegad…
Ainda que possua características próprias, a discussão não é inédita.
Em 2018, em reação ao caso do procurador Marcelo Miller, que advogou para Joesley Batista antes mesmo de deixar a Procuradoria-Geral da República, o Senado aprovou uma quarentena de 3 anos para que juízes e promotores atuem na advocacia privada.
oglobo.globo.com/brasil/senado-…
Desde então, o texto aguarda votação na Câmara. Agora, como explicou Toffoli, o objetivo é evitar a “utilização da magistratura e do poder imparcial do juiz para fazer demagogia, aparecer para a opinião pública, e depois se fazer candidato”.
camara.leg.br/proposicoesWeb…
Em 2018, as urnas elegeram figuras como a procuradora Bia Kicis, e os juízes Wilson Witzel e Selma Arruda. A campanha quase contou também com a participação de Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF relator da ação penal que prenderia Dirceu e Genoino.
bbc.com/portuguese/bra…
Ainda que não tenha disputado qualquer cargo, nenhum caso chamou mais atenção que o de Moro.
Em 1º de novembro de 2018, apenas quatro dias após a eleição de Bolsonaro, o juiz federal que ainda arbitrava a Lava Jato deu razão ao que os principais críticos especulavam, e aceitou comandar o Ministério da Justiça do presidente eleito.
g1.globo.com/jornal-naciona…
Em maio passado, Gilmar Mendes acusou o ainda ministro da Justiça de ter vazado a delação de Antonio Palocci para prejudicar Fernando Haddad, que disputou o segundo turno de 2018 com Bolsonaro.
epoca.globo.com/guilherme-amad…
O ministro do Supremo não apresentou provas. Mas o próprio noticiário registrou suspeitas.
No dia em que Bolsonaro confirmou a vitória, Rosângela Moro celebrou o feito no Instagram.
veja.abril.com.br/politica/rosan…
No dia em que o marido dela aceitou ser ministro, Hamilton Mourão deixou escapar que, na verdade, o convite fora feito por Paulo Guedes antes mesmo de a eleição se concluir.
valor.globo.com/politica/notic…
Gustavo Bebianno também confirmaria que, na votação do segundo turno, ouviu do economista que o juiz federal já tinha sido sondado para o cargo em “5 ou 6 conversas” com o próprio Guedes. E que Moro “estaria disposto a aceitar esse desafio“.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Não há registro de quando ocorreram essas “5 ou 6 conversas“. Mas sabe-se que Guedes, cinco dias antes da realização do primeiro turno, simplesmente sumiu. Oficialmente, cumpria agenda no banco Bozano, do qual era sócio.
exame.abril.com.br/negocios/sumid…
Por coincidência (ou não), a data em que a imprensa se toca do sumiço do “Posto Ipiranga” é a mesma em que Moro torna pública a delação em que Palocci garantia, dentre outras coisas, que Lula sabia do esquema de corrupção que depenara a Petrobras.
brasil.elpais.com/brasil/2018/10…
Quatro dias antes, uma simulação de segundo turno no Datafolha mostrava Haddad 6 pontos percentuais à frente do candidato do PSL.
veja.abril.com.br/politica/bolso…
Na noite da data em que detalhes da delação de Palocci rodaram as manchetes e as redes sociais, Bolsonaro já ressurgia no mesmo Datafolha dois pontos percentuais à frente do candidato do PT.
g1.globo.com/politica/eleic…
A canetada de Moro não deve ter sido o único fator a pesar na decisão do eleitor. Dois dias antes, Edir Macedo se decidiu pelo apoio ao candidato que venceria, o que certamente virou votos evangélicos.
veja.abril.com.br/politica/bispo…
E é razoável concluir que a magnitude das manifestações #EleNão mostrou aos antipetistas que um voto nulo poderia resultar numa quinta vitória seguida do petismo.
bbc.com/portuguese/bra…
Mas é fato que, em agosto de 2018, Moro adiara para novembro um depoimento de Lula, conforme escreveu, “a fim de evitar a exploração eleitoral dos interrogatórios, seja qual for a perspectiva“.
poder360.com.br/lava-jato/para…
Contudo, no 2 de outubro de 2018, a apenas cinco dias da votação do primeiro turno, Moro não se incomodou com o risco de a delação de um ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff atrapalhar a campanha petista.
Trinta dias depois, ou menos de sete meses após prender o principal adversário de Bolsonaro, e após “5 ou 6 conversas” com Guedes, Moro tornou público o que estava disposto a fazer mesmo antes de o segundo turno terminar.
g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
Vale discutir se o prazo de 8 anos proposto por Toffoli seria razoável, e de fato soa exagerado. Mas, odiando ou amando qualquer um dos citados nessa retrospectiva, o que ocorreu em 2018 não pode se repetir. Nunca mais.
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/sergio-moro-se…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, Apoia-se, PagSeguro, PayPal, PicPay e Patreon. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Se quiser receber atualizações do projeto por e-mail, cadastre-se em nossa newsletter.
mailchi.mp/987c3cebb1b9/j…
Também estamos testando a distribuição desse conteúdo no WhatsApp. Se alguém quiser ser "cobaia" desse experimento, pode se inscrever por este link. São "apenas" 255 vagas.
chat.whatsapp.com/JapJWtRMoQyJl7…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!