My Authors
Read all threads
Tem vacina nova! Novavax! é uma vacina bem diferente das outras que comentamos aqui, essa é a primeira vacina proteica que mostra os resultados em animais e fase 1 de humanos! E o mais legal dela, usa uma tecnologia super moderna de producao da proteína alvo em células de inseto!
Entao vamos lá: trata-se de uma vacina que usa uma proteína purificada, produzida em células de inseto, usando um baculovirus geneticamente modificado. O baculovirus carrega uma sequencia da proteína S do virus, pra dentro das células de inseto, a proteína produzida é purificada.
qual a vantagem disso? usar o sistema de insetos é mais rápido e fácil do que usar células de mamíferos. outra vantagem? ter a proteína prontinha pra usar na vacina. nas vacinas de vetor ou nas genéticas (DNA e RNA), a ideia é usar nossas próprias células pra expressar a proteína
e aí a vantagem é queimar etapas. nem precisamos purificar nada, trabalhamos só com sequencias genéticas e as nossas células fazem o trabalho por nós. no caso da Novavax, preferiram usar as células de inseto e já chegar com a proteína pronta. Vantagem é ser um sistema conhecido.
Já temos vacinas de subunidade de proteína no mercado, o exemplo mais recente é HPV. Para levar essa proteína purificada, usaram uma nanopartículas, o que também é legal, porque o sistema fica todo com "cara de virus", uma nanopartículas com espiculas.
Vacinas de proteína ou de organismos inativos nao costumam ser muito imunogenicas sozinhas, entao precisam de adjuvantes. Adjuvantes sao substancias que colocamos na formulação vacinal, para provocar uma inflamação. Isso é necessário porque é na resposta inflamatória que chegam
as células do sistema imune, que queremos recrutar para obter uma boa resposta de anticorpos ou de células T. Ou de preferencia, ambas! Se o corpo nao perceber sinais de perigo, nao tem reação inflamatória. O adjuvante serve pra isso. A Novavax usou um adjuvante.
Os ensaios em animais foram muito bem! biorxiv.org/content/10.110…
Usaram camundongos e babuínos. Os animais apresentaram excelente resposta de anticorpos, que foi muito aumentada pelo adjuvante, e boa resposta de células T, com resposta direcionada Th1. Quem acompanha meus fios e o Diario da Peste já sabe o que é!
é um tipo de resposta mais direcionada para doenças causadas por virus, com producao de citocinas como interferon. A resposta de TCD8 (as citotoxicas, que tb queremos ver porque eliminam células infectadas) foi boa tb.
A Novavax mediu mais um parâmetro que ainda nao vi nas outras, células Tfh (auxiliares foliculares), e células B germinativas. Essas células sao importantes para vias de formação de memória, entao, um bom sinal tb.
Nos babuinos, a respsota de anticorpos neutralizantes (aqueles que realmente protegem) foi bem impressionante, 8 vezes maior do que a de soro de convalescente. A proteção dos animais também foi ótima após desafio.
e agora a fase 1 em humanos, que também foi muito bem! medrxiv.org/content/10.110…
Testaram 131 pessoas, em esquema de duas doses. O adjuvante também funcionou super bem aqui, aumentou tanto a resposta de anticorpos neutralizantes, que dá pra usar uma dose bem pequena da vacina. Bom para producao.
A quantidade de anticorpos neutralizantes observada após a segunda dose foi 4 x maior nos vacinados, comparado a soro de convalescentes. 16 pessoas foram selecionadas para contagem de células T, e apresentaram grandes quantidade de TCD4, com mais resposta Th1, aquela que queremos
Como já falamos acima, é mais indicada para virus. Nao mostraram resultados para TCD8, que eu gostaria de ver...mas no geral, uma boa candidata pra fase 3, com algumas vantagens pontuais: técnica conhecida, já temos vacinas de proteína no mercado. Genéticas e vetor ainda nao.
O adjuvante é muto bom. Em uma vacina anterior em fase 3 pela Novavax, para gripe, o mesmo esquema imunizou bem idosos, o que é sempre um desafio. Se essa funcionar assim tb, será otimo. Por enquanto foi testada em 18-55 anos.
Desvantagem: precisa produzir e purificar a proteína, o processo é mais demorado e mais caro do que uma vacina de RNA por exemplo. Eu também gostaria de ver mais resposta de células TCD8, como vimos na Pfizer. Sim, eu continuo fã da Pfizer, é meu lado geneticista.
Ou talvez preguiçosa, afinal, muito mais fácil deixar a célula fazer a proteína do que produzir em células de inseto hehehe! O que eu acho muito bonito na técnica da Novavax: justamente ela ser produzida em células de inseto!
Acho extremamente didático mostrar o que a biotecnologia pode fazer. Quem sabe ajuda a desfazer os mitos e medos de organismos geneticamente modificados? Assim como a Novavax, a empresa canadense Medicago usa uma tecnologia parecida para fazer vacina em plantas.
Escrevi sobre isso bem no começo da pandemia: revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fat…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Natalia Pasternak , PhD

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!