My Authors
Read all threads
O ex-presidente argentino Eduardo Duhalde falou na possibilidade de golpe militar na Argentina até ano que vem. Seria uma ameaça ou um aviso? Eu diria: os dois. Segue o fio (1/13).
Duhalde, "El Cabezón", é um nome histórico do peronismo e participou da "adequação" do Partido Justicialista no pós-Guerra Fria como um partido de centro-direita. Mas ele sempre foi um nome menos radical do que Menem, seu aliado e depois rival interno (2/13).
Quando Duhalde sucede a Menem, este depois de dois mandatos, como candidato justicialista em 1999, é claro que a ala menemista torcia por sua derrota frente ao fraco De la Rua (3/13).
De la Rua, um radical mas fechado com o neoliberalismo, ganhou e fracassou, veio a crise de 2001, ele caiu, depois Rodriguez Saa caiu e Duhalde conseguiu o cargo interino de presidente para preparar o país para novas eleições (4/13).
Duhalde elegeu Nestor em 2003, que embarcou na Onda Rosa e conduziu um governo de centro-esquerda. Depois que o Kirchnerismo se afirmou, após a rápida recuperação econômica, Duhalde e os Kirchner se afastaram e mantiveram uma relação de ódio com algumas distensões (5/13).
Pois bem, hoje, Alberto Fernandez incomoda a Trump, embora tenha contado com uma surpreendente leniência nas eleições de 2019, o gesto de impedir Maurio Claver-Carone a assumir o Banco Interamericano de Desenvolvimento, um verdadeiro golpe, irritou a Casa Branca (6/13).
A linha claramente voltada a salvar vidas e não capitalistas, igualmente, enfurece a oligarquia argentina. Por padrões brasileiros, teriam morrido algo em torno de 30 mil pessoas. Graças às medidas radicais de Alberto, não morreram nem 8 mil argentinos (7/13).
A raiva da oligarquia argentina junto com a de Trump traz Macri de volta, apresentado como estadista pela mídia liberal depois de um governo que quebrou a Argentina e obrigou o país a depender de novo do FMI (8/13).
Mas e os militares? Bem, de todas as forças armadas latino-americanas, a única que perdeu o poder política foi a da Argentina, não por ter promovido uma ditadura sangrenta, mas por ter feito uma guerra populista contra os ingleses, despertando a ira do imperialismo (9/13).
Isso facilitou a redemocratização argentina e os militares sumiram como elemento político, depois de cinco golpes de Estado no século 20 -- por isso Duhalde falou que a Argentina é campeã de golpes militares -- mas pode ser que agora tentem reverter isso (10/13).
A questão é: onde e quem são os atuais chefes das FFAA argentinas e quais deles, como adidos em embaixadas argentinas, podem ter sido cooptados? Porque, meus caros, olhem para Brasil, Bolívia, Equador e Chile e não me venham negar o uso pelos americanos das FFAA latinas (11/13).
O que Duhalde disse pode ser uma ameaça ou um aviso, mas ilustra uma fato: é ilusório crer que a Argentina possa ser uma ilha livre da influência dos militares na política na AL. Mesmo regimes não alinhados com os EUA, como Cuba ou Venezuela, dependem dos seus (12/13).
Alberto corre risco real? Sim, mas tudo depende da reeleição ou não de Trump. Se o republicano vence, possivelmente o que ele deseja para o BIF seja atendido e Alberto rifado. Se não, Alberto ganha gás (13/13).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Hugo Albuquerque

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!