Infelizmente hoje soubemos do falescimento do astrônomo e professor João Evangelista Steiner.

Nós da #AstroThreadBR e #Astromais faremos aqui uma homenagem às contribuições feitas pelo professor na astronomia brasileira.
Nasceu em uma pequena cidade no interior de SC, São Martinho.

Seu interesse por entender o Universo começou cedo. "Foi no 2 grau que o interesse aumentou a ponto de eu ter construído um telescópio." "Também construí um rádio, tentei fazer um computador que nunca funcionou."
Ele se formou em Física pela USP (1973), e foi já no 3º ano da graduação que decidiu seu caminho ser Astronomia.
"Essa é a ideia que me fascina desde os tempos de estudante: o Universo é o maior laboratório de física que existe!"

Foi o 3º doutorado em astrofísica no BR (USP)
Durante os anos de 1979 e 1982 fez pós doutorado em Harvard. Porém, apesar de ter conseguido uma posição permanente lá, ele decidiu voltar ao Brasil. Sua passagem por Harvard foi crucial para abrir seus olhos a uma nova forma de trabalhar e organizar as instituições de pesquisa.
Ele relatou que o ambiente lá era cientificamente efervecente e isso o inspirou a batalhar pela melhoria da infraestrutura da pesquisa astronômica no Brasil.
O professor fez grandes feitos para a Astronomia brasileira! Dentre eles:

🔴 Ele ajudou a fundar o Laboratório Nacional de Astrofísica e trabalhou ativamente na modernização do Observatório Pico dos Dias, em Itajubá (MG).
🔴 Ele foi responsável pela importação do 1º CCD a ser instalado no OPD, dispositivo utilizado no imageamento astronômico, nos anos 1986.

O curioso é que foi necessário combinar com o vendedor inglês para não especificar o produto, e a compra foi de uma câmera na qual o CCD +
veio embutido pois o pentagono estava vetando esse tipo de financiamento por ser "tecnologia sensível".

"Combinei com o vendedor para não especificar, mandei um pesquisador nosso para ajudar a montar e esconder o CCD e deu certo."
🔴 No topo do Cerro Tololo (Chile), você pode encontrar uma bandeira brasileira nas instalações do telescópio SOAR. O professor teve participação fundamental no processo de construção do telescópio. Além disso liderou a entrada no Brasil no consórcio do par de telescópios Gemini.
🔴 Desde 2015 ele era coordenador do projeto GMT-FAPESP e representante da FAPESP no GMT Founder Representatives.

Esse será um grande telescópio de quase 25 metros de diâmetro que está sendo construido no Observatório de Las Campanas no Chile.
Ele participou ativamente de diversos cargos administrativos, como por exemplo:

🔸 Presidente da da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)

🔸 Secretário-Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
🔸 Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

🔸 Diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
São inúmeros, listei apenas alguns!
Sua livre docência começou no IAG em 1982, se dedicando por 38 anos ao estudo de variáveis cataclísmicas (sistemas estelares binários que apresentam episódios de explosão) e tb com o núcleo de galáxias ativas (intensa atividade do buraco negro central).
Portanto, orientou dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado!

E para quem é e quem ñ é da área, ele é bastante conhecido pelas aulas online em astronomia, espalhando o conhecimento científico para fora das paredes da universidade!

Toda sua dedicação em modernizar a pesquisa astrônomica brasileira sempre foi visando disponibilizar para as novas gerações de astrônomos instrumentos que permitissem surpreendentes descobertas do Universo.
E definitivamente isso instiga a nova geração a se dedicar na construção de uma ciência brasileira de qualidade!

"Voltei (ou BR) por duas razões: a primeira é que a família queria. (...)Eu fui educado aqui, com recursos públicos, em instituições públicas, tive bolsas da FAPESP em todos os níveis. Uma pessoa que recebe educação pública, como recebi, +
+ se torna um cientista que não teria sido sem isso, tem um compromisso com a sociedade que o sustentou. Para mim essa questão foi fundamental."
Essa foi nossa singela homenagem a esse grande astrônomo que irá fazer muita falta!

Na confecção desse fio infelizmente tive que deixar de fora diversas conquistas. Caso alguém queira complementar nos comentários, fiquem a vontade.
Me baseei principalmente nessa entrevista sensacional. Vale muito a pena ler as histórias na integra:

revistapesquisa.fapesp.br/joao-evangelis…
Esse thread faz parte do projeto #AstroMais: uma parceria entre a nós da #AstroThreadBR, os @AstroTubers e a Sociedade Astronômica Brasileira com apoio do @iserrapilheira 🔥
Siga e acompanhe o perfil oficial @AstroThreadBR e o canal no YouTube: youtube.com/channel/UCGYBY…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ana Carolina Posses 🔭

Ana Carolina Posses 🔭 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @astroposses

30 May
Já que Plutão tá nos trendings vamos entender porque ele não é planeta? #AstroThreadBR

1) Pra começar, Plutão é menor que a Lua!! Veja, plutão é menor que uma fucking LUA KKKKK

Raio da Lua: 1.737,1 km
Raio plutão: 1.188,3 km
Na reunião da União Internacional Astronomica de 2006, foi decidido que Plutão tava fazendo plantão onde não devia. Isso aconteceu principalmente porque foram encontrados muitos corpos no sistema solar externo que eram similares, ou até maiores que Plutão!
Então, hoje quais são os critérios para considerarmos um planeta no sistema solar:

♦️ orbitar uma estrela.

✅ check! ele órbita o Sol!
Read 15 tweets
10 May
Na Terra temos réguas para medir a distância entre coisas. Mas, no espaço, como sabemos quão distante está uma estrela ou galáxia?

Vem nessa #AstroThreadBR entender como que descobrimos que o Universo se expande aceleradamente e que a Via Lactea é apenas 1 entre vários outras
Vou falar nessa thread sobre três diferentes diferentes métodos. O interessante é que um dele possue conceitos físicos e matemáticos muito simples como base!
A primeira coisa a se dizer é que cada método depende da distância. Existem métodos que são úteis para medir distâncias nas nossas proximidades (como por exemplo na Via Lactea) quanto alguns são para medir distâncias cosmológicas (ou seja muuuuuito longe)
Read 29 tweets
26 Apr
Tudo que observamos no Universo, como a Terra, outros planetas, galáxias eu e você são apenas aprox. 5% da composição total do Universo. A maior parte da matéria é invísivel!

Venha nessa #AstroThreadBR entender sobre essa coisa esquisita chamada matéria escura.
Vamos direto ao ponto: A matéria escura é um tipo de materia que preenche o Universo na qual nós (ainda) não somos capazes de detectá-la.

Ela não impede a passagem de luz, muito menos emite. Ela interage apenas gravitacionalmente com a matéria observável e com a luz.
Fazendo uma comparação com buracos negros, sabemos que eles tb não emitem radiação detectável.

Porém, podemos acha-los indiretamente pela luz emitida pelo material em seu entorno espiralando em direção a ele. Para a ME, vemos nada, apenas sentimos seus efeitos gravitacionais.
Read 42 tweets
8 Apr
Mt se especula sobre Buracos Negros serem portais para buracos de minhoca. Poderíamos burlar o espaço-tempo e viajar pelo Universo.

Mas será que é tão fácil chegar perto de um buraco negro? Os que os aneis de Saturno podem nos ensinar sobre isso?
Segue essa #AstroThreadBR!
O imaginário popular e as ficções especulam bastante sobre essa possibilidade. Mas, o buraco é mais embaixo (heeee). Será que conseguiriamos chegar perto de um buraco negro como foi feito em Interestelar?
Bom, dificilmente! E isso acontece pelas forças de maré do fruto do campo gravitacional do buraco negro. Essa é a mesma física do porque acontece as marés oceânicas, de porque sempre vemos uma unica face da Lua+
Read 34 tweets
10 Mar
Confira aqui algumas curiosidades sobre a 🌜enquanto você aprecia a SuperLua dessa semana!
🌕🌖🌗🌘🌑🌒🌓🌔

#OlhemALua
#AstroThreadBR
🌙 Você está olhando para um pedaço da Terra! 🌙

Durante a formação da Terra há 4,6 bilhões de anos, um corpo do tamanho de Marte de chocou com o nosso planeta. Parte dos destroços da colisão se aglutinaram formando a Lua

🌙 Neste momento, alguém no hemisfério norte está vendo a Lua de cabeça para baixo! 🌙

Como podemos ver no esquema da segunda figura, a distante posição entre dois observadores no hemisfério norte e sul faz com que vejam a Lua de maneira invertida
Read 10 tweets
11 Jan
🤔 É REAL MESMO OU É FAKE?🤔

Será mesmo que essas imagens abaixo e as que saem na imprensa são de objetos astronômicos mesmo ou é pura representação artística?

Vem nessa #AstroThreadBR para saber diferenciar!🌙🪐💫
Essa pergunta tá no TOP3 de perguntas mais frequentes. Vejo quase sempre em alguma thread ou mini que eu ou meus queridos colegas aqui no tt postam.

Então, vamos tentar entender isso?
Bom, se queremos uma imagem de alguma nebulosa,por exemplo, deveria ser bem simples né. Mirar a câmera e click.

Mas, quem já tentou tirar uma foto do ceu a noite com o celular sabe quão frustante é. Se é assim, imagina com objetos além de nossa Galáxia! (@wagner_rodrigo__)
Read 39 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!