My Authors
Read all threads
🤔 É REAL MESMO OU É FAKE?🤔

Será mesmo que essas imagens abaixo e as que saem na imprensa são de objetos astronômicos mesmo ou é pura representação artística?

Vem nessa #AstroThreadBR para saber diferenciar!🌙🪐💫
Essa pergunta tá no TOP3 de perguntas mais frequentes. Vejo quase sempre em alguma thread ou mini que eu ou meus queridos colegas aqui no tt postam.

Então, vamos tentar entender isso?
Bom, se queremos uma imagem de alguma nebulosa,por exemplo, deveria ser bem simples né. Mirar a câmera e click.

Mas, quem já tentou tirar uma foto do ceu a noite com o celular sabe quão frustante é. Se é assim, imagina com objetos além de nossa Galáxia! (@wagner_rodrigo__)
Então, será que é possível mesmo tirar fotos de objetos tããão longe?
A 1ª coisa que precisamos entender é o protagonista de tudo isso: a luz!

Além da luz ótica, q é a que enxergamos, existe tb o raio X, UV, infravermelho e rádio. Todas são tipos de luz diferentes! O que acontece é que nosso cérebro apenas conseguem interpretar a luz ótica!
Sabe os efeitos do UV causados pelo Sol? Então, nós acabamos os negligenciando porque nós não o vemos a radiação, mas ela está lá!

Imagina só se a gente tivesse capacidade de ver o raio X por exemplo. Seria bem bizarrão a experiência de ir tirar uma foto dos ossos kkkk
Nosso 2º protagonista são os grandes telescópios. E bota grande nisso: é muito comum termos telescópios com diâmetros de espelho de 2, 3, 10 metros...
Mas pq esse exagero todo? Pq telescópios funcionam como baldinhos coletando água da chuva.

Quanto maior o espelho, + luz ele capta e observamos cada vez + objetos fracos (e tb os mais distantes) e separamos objetos que à principio parecem apenas 1 mas na vdd são dois (2ª imagem)
Um exemplo são os observatórios em lugares altos e secos como no Chile(Deserto do Atacama), onde estão a maioria dos grandes telescópios .

Essas condições são essenciais porque a atmosfera afeta muito a luz que recebemos de fora da Terra (por isso que as estrelas cintilam!)
E lá que está em construção uns monstrões como o GMT (Giant Magellan Telescope) de 25 metros de diâmetro e o E-ELT (European-Extremelly Large Telescope) de 39m de diâmetro. Quanto maior melhor!
Também existem os telescópios espaciais! A vantagem é que não ficam refém da atm. Como exemplo o Hubble!

Os raios gama, UV, raios-X e partes do infravermelho são completamente absorvidas pela atm (ainda bem!). Portanto são apenas capturados por telescópios espaciais!
Uma diferença crucial nessa história é que o diafragma de uma câmera nossa normal ao tirar uma foto fica aberta coletando luz por apenas algumas frações de segundo (ex: 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30)
Em telescópios,deixamos coletando por segundos,min até horas!

O Hubble Ultra Deep field,1 das imagens + importantes da humanidade, mostrando milhares de galáxias nos tempos iniciais do universo foi feita com a combinação de imagens somando um total de + de 11.3 dias de exposição
Vejamos o Sol vista em diferentes filtros(1ª imagem é UV)! O Sol não só emite no ótico, e em geral os objetos astronômicos são assim tb.

Mas a maior parte da emissão de luz do Sol vem no ótico. E portanto é esse tipo de luz que nos evoluímos para interpretar melhor.
Esse exemplo é incrível:

Comparação da imagem no ótico(esquerda) e no rádio (direita) das galáxias em colisão M81, M82 e NGC 3077.

No ótico parecem galáxias pacatas mas no radio, vemos que a interação gravitacional já perturbou as estruturas internas nas galáxias 😱
Esse último exemplo nos mostra uma grande surpresa:

Existe objetos (ou componentes de um obj) que são visíveis apenas (ou pelo menos o pico de sua emissão) em alguns tipos de luz específicos. Isso está ligado aos processos físicos que estão acontecendo ali dentro.
Portanto o mundo aqui na Terra é maravilhoso, mas se dependermos de olharmos apenas para o ótico, vamos perder muitas informações necessárias e fantásticas sobre o Universo!
Vamos para o que interessa! REAL ou FAKE?

Vou colocar aqui uma lista de vários objetos astronômicos e imagens que são feita deles. Meu objetivo é mostrar alguns exemplos e atentar vocês a identificar o que é ou não é real. + infelizmente não consigo falar de todos 😔
🪐 Planetas e Luas do Sistema Solar:

O Hubble já tirou imagens dos planetas no ótico. Além disso, várias sondas espaciais já visitaram os pranetinha e tiraram maravilhosas fotos. Portanto, a maioria é real! Deixo algumas aqui:
Combinando imagens do ótico e Ultravioleta, podemos observar as auroras de Júpiter!
Asteroides do Sistema Solar:

Esses objetos do Sistema Solar, muitas vezes são representados artisticamente. Mas devido a proximidade, podemos mandar sondas e tirar foto pertinho.

REAIS:
Representações:

Objetos fora do sistema Solar que nos visitam, como o Oumuamua (primeira imagem), não tem imagens diretas e portanto são representações artísticas!
🪐 Nebulosas: REAIS! dificilmente são representações

Nuvem de gás e poeira, são os berçários estelares. No ótico, apresentam algumas regiões escurecidas devido a poeira. Quando olhamos no infravermelho (última imagem), observamos que essas regiões não estão vazias!
🪐 Disco-protoplanetários:

São os estágios iniciais de uma ⭐️ e formação de seus planetas. Até pouco tempo atrás viamos unicamente como representações (direita), mas atualmente conseguimos pegar imagens a partir do radiotelescópio ALMA (esquerda,luz milimetrica e submilimetrica)
🪐 Estrelas:

A única estrela que possuímos uma alta resolução é o Sol, como vimos. Em geral, vemos as outras estrelas como bolinhas no ótico, ultravioleta, infravermelho… Qlqr tentativa de alta resolução ao representar uma estrela é uma produto artÍstico.
EXEMPLOS REAIS ÓTICO:
🪐 Galáxias (minha preferidas <3):

São formadas por estrelas velhas, novas, nuvens de gás, buracos negros( supermassivos).. Cada tipo de objeto lá dentro emite com maior intensidade em um tipo de luz diferente.Então usando filtros diferentes,vemos partes diferentes da galáxia.
No ultravioleta vemos as estrelas mais massivas e jovens (formadas nas últimas centenas de milhares de anos) pois emitem com mais intensidade nesse tipo de luz. Nesses filtros nós conseguimos ver muito bem os braços de galáxias espirais.

Andromeda/M81 - REAIS!
Na luz visível, nós vemos estrelas de idade intermediárias e as bem mais antigas (alguns bilhões de anos), portanto vemos estrelas que estão nos braços e bojos de espirais.

Andromeda/M81
As imagens *reais* das mesmas galáxias no raio X? Nem parecem a mesma galáxia né?

Ai estamos vendo altas energias, com essa região central com emissão devido a atividade do buraco negro supermassivo que cada galáxia possui!
Para finalizar, vou focar em alguns objetos que em geral são representados artisticamente. Isso acontece porque é muito difícil conseguirmos uma boa resolução para ver em detalhes suas componentes
🪐 Exoplanetas:

Em geral as imagens que vemos em reportagens são representações artísticas

exemplos:
Mas aos pouquinho vamos avançando e já estamos conseguindo tirar imagens diretas dos planetinhas. Como podemos ver nesse caso do sistema HR 8799 tirado pelo Keck, é necessário colocar uma máscara e tampar a estrelas pois se não seu brilho ofusca os planetas
🪐 Buracos negros:

Em geral são representações artisticas, afinal por definição a luz que entra nesses objetos não consegue escapar deles.
Mas por menção honrosa, lembremos da primeira imagem tirada das imediações de um buraco negro supermassivo localizado na região central da galáxia M87 <3
Parcero pra mim já deu

sou 4h horas da manha

eu nao sei nem o que eu mais to falando kakaka
Ainda faltou uma parte importante: as imagens são coloridas artificialmente. Mas amanhã eu falo algo sobre isso. se ficar interessadopor isso passa aqui denovo :D
ALIAS,

se tiver algum objeto que voce achou que ficou faltando, diga respondendo de preferencia o tweet inicial. e para os demais, fica de olho nos comentários pq pode surgir algum objeto interessante pra discutir :)
Esqueci uma coisa que facilita. Tentei mostrar caso a caso e falar se em geral são reais ou não.

Mas em uma reportagem, veja os créditos. Se for para algum telescópio é real, se não for real vai dizer que é representação 😊


eu quis dizer aqui que seria louco ver os raios saindo do aparelho e entrando na gente, e não que nós veriamos o esqueleto das pessoas o tempo todo, viajei 🤣
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ana Carolina Posses 🔭

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!