Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture
Sep 22, 2020 32 tweets 6 min read Read on X
Células T assumem a liderança no controle da SARS-CoV-2 e reduzem a severidade da doença COVID-19 - 🧶

Tradução: Marcelo A. S. Bragatte, @MarceloBragatte

Revisão: Fernando Kokubun (@fernandokokubun), Rute Maria Gonçalves-de-Andrade (@rutemga2)
Referência artigo original:
T cells take the lead in controlling SARS-CoV-2 and reducing COVID-19 disease severity | La Jolla Institute for Immunology. (2020). Retrieved 19 September 2020, from lji.org/news-events/ne…
Achados podem explicar porque pessoas com 65 anos ou mais enfrentam um risco maior de adoecer gravemente com COVID-19

Desde que o SARS-CoV-2 foi identificado, pesquisadores procuram entender se o sistema imune causa mais mal do que bem durante a fase aguda da COVID-19.
O mais recente estudo realizado por pesquisadores do Instituto La Jolla de Imunologia (lji.org) indicam que o sistema imune tem ação benéfica.

cell.com/cell/fulltext/…
O estudo, publicado em 16 setembro de 2020 na edição online do periódico Cell, confirma que múltiplas camadas de resposta imune específica a vírus são importantes para o controle durante a fase aguda da infecção e reduz a severidade da COVID-19,
com fortes evidências que indicam um papel muito mais expressivo para as células T do que os anticorpos. Uma resposta imunológica fraca ou desordenada, indica um desfecho pior da doença.
Os resultados sugerem que as candidatas à vacina devem focar em estimular uma resposta imune ampla que inclua anticorpos, células auxiliares e células T citotóxicas para garantir a proteção imune.
“Nossas observações podem inclusive explicar porque pacientes mais idosos de COVID-19 são muito mais vulneráveis a doença,” diz o correspondente Shane Crotty, Ph.D.,
lji.org/faculty-resear…
que coliderou o estudo com Alessandro Sette, Ph.D em ciências biológicas, ambos professores no Centro de Pesquisa para Doenças Infecciosas e Vacinas do Instituto La Jolla.”

lji.org/faculty-resear…
Com aumento da idade, reduz o reservatório de células T que podem ser ativadas contra vírus específicos e a resposta imune corporal começa a ficar menos coordenada,
o que parece ser um dos fatores que fazem as pessoas mais velhas serem drasticamente mais suscetíveis para fase aguda ou fatalidade perante COVID-19.” Sette adiciona, ” O que nós não vimos foram evidências de que as células T contribuem para a tempestade de citocinas,
o que parece ser mais mediado pelo sistema imune inato.”

Quando SARS-CoV-2 (ou qualquer outro vírus) invade o corpo, o sistema imune inato é o primeiro a entrar em cena e libera um amplo e inespecífico ataque contra os invasores.
Libera ondas de moléculas sinalizadoras que estimulam a inflamação e alertam o sistema imune adaptativo para a presença de patógenos.

Com o passar de dias, o chamado sistema adaptativo se prepara e atua com extrema precisão contra o vírus,
interceptando partículas virais e matando células infectadas.

O sistema imune adaptativo consiste em três frentes: anticorpos; células T auxiliares (Th), que auxiliam as células B a preparar anticorpos protetivos; e células T citotóxicas (CTL),
que procuram células infectadas pelo vírus e as eliminam.

Em seu último estudo, os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 50 pacientes com COVID-19 e analisaram as três frentes do sistema adaptativo – anticorpos específicos para SARS-CoV-2,
células T auxiliares e citotóxicas – em detalhe.

“Foi particularmente importante para nós capturar toda a cobertura de manifestações desde as brandas até as severas da doença para que pudéssemos identificar fatores imunológicos diferenciadores,”
diz o co-primeiro autor e especialista em doenças infecciosas Sydney Ramizes, médico com Ph.D., que liderou a coleta de amostras.
O que a equipe descobriu, similar aos estudos prévios, que todos indivíduos totalmente recuperados tinham respostas mensuráveis de anticorpos, células T auxiliares e citotóxicas,

cell.com/cell/pdf/S0092…
enquanto a resposta imune adaptativa em pacientes com COVID-19 aguda variou mais amplamente com ausência seja de anticorpos, outras células T auxiliares ou citotóxicas, ou ainda qualquer combinação de ausência das mesmas.
“Quando observamos a combinação de todos nossos dados ao longo dos 111 parâmetros avaliados, nós encontramos que no geral, pessoas que constroem uma resposta imune adaptativa mais ampla e coordenada tendem a responder melhor.
Uma resposta forte de células T a SARS-CoV-2 , em particular, é preditivo para doença mais branda,” diz a co-primeira autora, pesquisadora e pós-doutoranda Carolyn Moderbacher, Ph.D. “Indivíduos cuja resposta imune é menos coordenada tendem a ter resultados piores.”
O efeito foi ampliado quando os pesquisadores dividiram o conjunto de dados por idade. “Pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a ter baixa resposta de células T, e uma resposta imune menos coordenada, e portanto ter COVID-19 mais severa ou fatal ,” diz Crotty.
“Assim, parte da grande suscetibilidade dos idosos ao COVID-19 parece ser uma resposta imune adaptativa fraca, que pode ser devido a menos células T imaturas nos idosos.”
As células T imaturas são células T inexperientes que ainda não encontraram seu correspondente viral e estão esperando para serem ativadas.
Conforme envelhecemos, o repositório de células T imaturas acessíveis do sistema imune diminui e poucas células estão disponíveis para serem ativadas para responder a novos vírus. “Isso também pode levar a resposta imune adaptativa tardia,
que é incapaz de controlar um vírus até que seja tarde demais para limitar a severidade da doença ou a magnitude da resposta é insuficiente,” diz Moderbarcher.

Alinhados com o que outras equipes de pesquisa descobriram previamente,
anticorpos aparentam não desempenhar papel importante no controle da fase aguda da COVID-19. Ao invés disso, células T e células T auxiliares particularmente estão associadas com respostas imunes protetoras. “Isto foi desconcertante para muitas pessoas,” diz Crotty,
“mas controlar uma infecção primária não é o mesmo que imunidade induzida por vacina, onde o sistema imune adaptativo está pronto para agir no tempo zero.”

Se a vacinação for bem-sucedida, os anticorpos induzidos pela vacina estarão prontos para interceptar o vírus quando
ele bater à porta. Em contraste, em uma infecção normal o vírus começa com vantagem porque o sistema imune nunca esteve em contato com nada parecido. No momento em que o sistema imune adaptativo estiver pronto para agir durante a infecção primária,
o vírus já terá se replicado dentro das células e os anticorpos não poderão alcançá-los.

“Assim, estes achados indicam que é plausível células T serem mais importantes na resposta à infecção natural por SARS-CoV-2, e os anticorpos mais importantes para uma vacina de COVID-19,”
diz Crotty, “embora também seja plausível que a resposta por células T contra este vírus sejam importantes em ambos os casos”
Referencias
Moderbacher, C., Ramirez, S., Dan, J., Grifoni, A., Hastie, K., & Weiskopf, D. et al. (2020). Antigen-specific adaptive immunity to SARS-CoV-2 in acute COVID-19 and associations with age and disease severity. Cell, 0(0). Retrieved from cell.com/cell/fulltext/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise | Especial COVID-19

Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @redeanalise

Jan 24, 2023
Olá, pessoal!

Nosso painel que trata das variantes do SARS-CoV-2 acaba de ser atualizado, agora com dados até a semana de 16/01/2023 a 22/01/2023:
Mesmo com dados bem atualizados, é importante lembrar que a quantidade de amostras sequenciadas nos últimos dias é bastante pequena.

Vejam aqui o gráfico do Brasil, onde fica fácil de perceber que a quantidade das amostras referentes a janeiro de 2023 é muito baixa:
Também temos uma página específica para acompanhamento da XBB.1.5 (nesta imagem, filtrado novamente para o Brasil).

Nesta mesma página do painel podemos acompanhar todos os sequenciamentos cujo resultado foi a Omicron (qualquer sub variante), para ver como temos várias:
Read 5 tweets
Jan 4, 2023
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui!

Feliz 2023 pra todo mundo!

Esperamos que este ano seja mais tranquilo para todos nós!

Vamos iniciar com um fio rápido para vermos a situação da #mpox no Brasil? 🧵 //1
Até o dia 03/01/2023 temos 10.544 casos totais notificados, lembrando sempre que a primeira notificação se deu em 27/06/2022, onde 20 casos foram inseridos no boletim nacional. //2
Conseguimos ver algumas coisas ao olhar o gráfico do país todo:
- Vemos uma queda bem lenta na notificação dos casos, é praticamente uma estabilidade, mas com tendência de queda;
- Tivemos uma redução estranha de casos totais no final de 2022, (provável erro de notificação); //3
Read 18 tweets
Dec 7, 2022
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt por aqui!

Com dados de mpox atualizados até 05/12/2022, vemos que a tendência de estabilização continua no Brasil.

Sigam o fio para vermos juntos: 🧵//1
Para entender a estabilidade, o melhor indicador é a média móvel da taxa de crescimento de casos acumulados.

Ao mesmo tempo que os casos entram com data de notificação (e não de início de sintomas), é o único dado que temos: //2
Quando olhamos a região Nordeste, percebemos que tivemos um crescimento mais recente, no mês de novembro de 2022: //3
Read 15 tweets
Nov 29, 2022
Com os dados de mpox atualizados até 28/11/2022, vemos que os casos continuam surgindo em uma quantidade considerável na região Nordeste do país, sendo 42% dos casos do Nordeste no estado do CE: +
Além disso, a região Norte também teve um aumento recente, no começo de novembro/2022.

68% dos casos estão no AM: +
Quando olhamos o Brasil como um todo, vemos que a região Sudeste é a região com mais casos(41% de todos os casos do país foram notificados no estado de SP).
Percebemos também que há uma tendência de estabilidade, muito provavelmente trazida por esse espalhamento em mais regiões.+
Read 6 tweets
Nov 9, 2022
Olá, pessoal! Aqui é o @schrarstzhaupt, trazendo pra vocês mais uma atualização dos dados de #Monkeypox, agora com os números atualizados até o dia 07/11/2022.

Sigam o fio para vermos juntos: 🧵 //1
O Brasil tem 9.475 casos notificados até o momento (07/11/2022), e a gente consegue ver um aumento meio brusco nos últimos dias quando olhamos os dados do país como um todo (marquei no gráfico): //2
Ao analisar estado por estado, vemos que alguns locais se destacam, com um lançamento de casos abrupto. Vejam o DF, que lançou 18 casos no dia 07/11/2022, mas vinha lançando 3 a 5 casos por dia.

Lembrando: isso é por data de notificação, então pode muito bem ser represamento!//3
Read 15 tweets
Oct 25, 2022
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui!

Chegamos a 9.026 casos confirmados de Monkeypox no Brasil até 24/10/2022.

Hoje (25/10/2022) tivemos mais um óbito, nos fazendo chegar a oito óbitos e ao posto de país com mais óbitos no mundo (nesta epidemia de 2022).

Sigam o fio: 🧶 //1 Image
Quando olhamos a média móvel da taxa de crescimento de casos acumulados, notamos uma estabilidade na última quinzena de outubro, o que mostra que as notificações de casos vem entrando em uma certa consistência.

Como essa doença não é endêmica aqui, isso não é um bom sinal. //2 Image
A maior concentração de casos continua sendo na região Sudeste, principalmente no estado de SP (44,47%), seguido pelo Centro-Oeste (GO e DF): //3 Image
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(