- Máscara causa intoxicação por CO2 🥵
- Não causa 😷
- Então prova! 😡
- Ok 📊
Será que a ciência teve que entrar numa era MythBusters?
Cada vez mais, fake news e alegações duvidosas são motor para que os cientistas produzam... Ciência!
Trago exemplos pandêmicos 👇
Um estudo publicado pela American Thoracic Society mostrou que as máscaras faciais não provocam superexposição ao CO2, mesmo em pacientes com uma doença pulmonar grave como a DPOC (+) atsjournals.org/doi/abs/10.151…
O ímpeto para o estudo veio de uma audiência pública nos EUA, onde discursos inflamados alegaram que usar máscara colocava vidas em risco (vale ver o vídeo no link, é bizarro) (+) edition.cnn.com/videos/politic…
No artigo, os pesquisadores argumentam que
o uso de máscaras foi fortemente politizado
com recomendações inconsistentes por parte das autoridades, levando a uma opinião pública dividida
Eles lembram que, "apesar das várias evidências de que a máscara protege, uma pesquisa no Reino Unido e EUA revelou que somente entre 29 e 37% dos participantes acredita que usar máscara é 'altamente eficaz' em protegê-los de contrair Covid-19" (+)
As fakenews sobre CO2 contribuíram ainda mais para a não adesão às máscaras. Assim, como não havia dados sobre o efeito delas nas trocas gasosas (até porque isso nunca foi uma questão colocada antes), os cientistas... #partiupesquisa
Eles coletaram amostras de sangue de pessoas usando a máscara e caminhando por alguns minutos.
Depois, elas foram analisadas em laboratório, mostrando que os efeitos nas trocas gasosas foram mínimos, mesmo em pessoas com comprometimento pulmonar muito grave (+)
Apesar de simples, o estudo demonstrou o que propôs.
Mas o problema é ter que gastar tempo de pesquisa e recursos para combater ideias equivocadas e que acabam sendo reforçadas por quem mais deveria estimular a adoção das medidas preventivas, que são as autoridades.
Agora um exemplo mais elaborado, destacado na Nature Medicine:
Estudo genético mostra que coronavírus não foi feito em laboratório
Apesar de neste caso as análises terem trazido informações úteis para o entendimento do vírus, parte da motivação da pesquisa foi desmentir fakes+
"Nossas análises mostram claramente que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositalmente manipulado", disseramm os pesquisadores. nature.com/articles/s4159…
Aliás, nossa matéria a respeito no Jornal da USP ainda é a campeã de pageviews desse ano:
O prêmio destaca não só a descoberta da "tesoura genética" molecular como seu aprimoramento, permitindo cortar o DNA em qualquer ponto para promover mudanças que incluem a perspepectiva para tratamento de doenças genéticas graves. (+)
Nas palavras do comitê do Nobel, eles as premiam por “uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura CRISPR/Cas9”, a partir da qual hoje é “possível alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão”.
Selecionei esses infos que explicam:
Vacinas: a impresa americana destaca hoje a queda de braço entre a Casa Branca, que quer acelerar a aprovação das vacinas contra o coronavírus para antes das eleições, e a FDA, que quer regras e verificações mais rígidas para isso (cont.)
Ao mesmo tempo, a OMS disse hoje que ainda há esperanças para termos uma vacina finalizada ainda em 2020. "Vamos precisar de vacinas e há esperança de que até o final deste ano possamos ter um. Há esperança", afirmou Tedros Ghebrey, sem dar mais detalhes (+)
E no Brasil, o governo de SP divulgou nessa segunda-feira que, após os profissionais de saúde, os educadores da rede pública e privada serão o próximo grupo a receber a vacina Coronavac, a
ser produzida no Instituto Butantan.
E hoje acordo mais feliz pois academia concedeu o NOBEL DE FÍSICA para uma mulher! Dividiu, mas ta valendo 🤩
Três laureados, todos com descobertas relacionadas aos buracos negros (cont.)👇
A astrofísica Andrea Mia Ghez (16/06/1965) é professora da UCLA. Ela divide metade do prêmio com Reinhard Genzel "pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia", o buraco negro Sagittarius A* (+)
Quando adolescente, Andrea ficava acordada até tarde da noite pensando sobre as questões fundamentais do universo... (+)
Até que demorou para uma disseminação maior ocorrer na cúpula do Trump, já que ele e equipe têm sistematicamente minimizado a pandemia, com seu comportamento. Sorte deles que a maioria será assintomático/leve, ainda mais na classe social a que pertencem,+
No fim dos anos 1970, Harvey Alter 🇺🇲 identificou que durante transfusões de sangue, uma doença contagiosa misteriosa atingia o fígado, e que não era nem hepatite A nem hepatite B. (+)
Mais tarde, em 1989, Michael Houghton 🇬🇧 e equipe foram reconhecidos pela descoberta da sequência genética do vírus (+)
Primeiro fim de semana que me atrevi a por o pé na rua com fins de lazer/saúde mental - tudo atividades ao ar livre.
Ficou claro que o maior erro na comunicação de risco que estamos fazendo à população é não ressaltar que a VENTILAÇÃO, além da distância e máscara (cont.)
...é o fator MAIS IMPORTANTE das medidas de prevenção em locais públicos. (+)
Íamos tentar uma reserva na área aberta de um restaurante e a resposta foi que à noite não funcionava a área ao ar livre. Erro primário.
Lugar com área aberta devia ser super valorizado (+)
Então fica aqui meu aviso: esqueça o banho de álcool gel. Limpar as mãos com frequência ajuda, mas não é o número 1 da lista de prevenção.
Na mesma distância, a menor chance que você tem de pegar coronavírus em local com outras pessoas é se esse local é aberto. (+)