E hoje acordo mais feliz pois academia concedeu o NOBEL DE FÍSICA para uma mulher! Dividiu, mas ta valendo 🤩
Três laureados, todos com descobertas relacionadas aos buracos negros (cont.)👇
A astrofísica Andrea Mia Ghez (16/06/1965) é professora da UCLA. Ela divide metade do prêmio com Reinhard Genzel "pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia", o buraco negro Sagittarius A* (+)
Quando adolescente, Andrea ficava acordada até tarde da noite pensando sobre as questões fundamentais do universo... (+)
"Adoro os paradoxos em que que gente cai ao pensar nas grandes questões. Qual o início e o fim do tempo? Onde é o limite do universo? Como chegar a um acordo com a existência insiginificante de cem mil anos da humanidade quando se depara com um universo de 13 bilhões de anos?"(+)
Trabalhando num campo dominado por homens, Ghez recorre a figuras como Amelia Earhart (pioneira da aviação e feninista) em busca de inspiração. “Você precisa ter um forte senso de identidade - acreditar que não tem problema nenhum em descer e brincar neste playground”, diz.
Ghez diz que se sente responsável por encorajar jovens interessadas em física a ir em frente, obter experiências de pesquisa e uma base sólida em matemática e ciências em geral. E ela descobriu que a melhor maneira de alcançar um grande número delas é ensinando. (+)
Ela descobriu a paixão por ensinar quando ainda era doutoranda na Caltech. Alunos de pós não podiam ministrar cursos para calouros, mas ela convenceu a diretoria que os físicos não tinham modelos femininos e que sua presença poderia encorajar as jovens a seguir carreira na área.
Andrea Ghez, além de tudo, é uma grande divulgadora científica. Há um monte de vídeo em que ela foi entrevistada. Eu ainda era uma jovem que não sabia que ia virar jornalista de ciências mas já estava acostumada a ver essa moça de cabelo volumoso falando na TV sobre astronomia
O prêmio destaca não só a descoberta da "tesoura genética" molecular como seu aprimoramento, permitindo cortar o DNA em qualquer ponto para promover mudanças que incluem a perspepectiva para tratamento de doenças genéticas graves. (+)
Nas palavras do comitê do Nobel, eles as premiam por “uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura CRISPR/Cas9”, a partir da qual hoje é “possível alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão”.
Selecionei esses infos que explicam:
Vacinas: a impresa americana destaca hoje a queda de braço entre a Casa Branca, que quer acelerar a aprovação das vacinas contra o coronavírus para antes das eleições, e a FDA, que quer regras e verificações mais rígidas para isso (cont.)
Ao mesmo tempo, a OMS disse hoje que ainda há esperanças para termos uma vacina finalizada ainda em 2020. "Vamos precisar de vacinas e há esperança de que até o final deste ano possamos ter um. Há esperança", afirmou Tedros Ghebrey, sem dar mais detalhes (+)
E no Brasil, o governo de SP divulgou nessa segunda-feira que, após os profissionais de saúde, os educadores da rede pública e privada serão o próximo grupo a receber a vacina Coronavac, a
ser produzida no Instituto Butantan.
- Máscara causa intoxicação por CO2 🥵
- Não causa 😷
- Então prova! 😡
- Ok 📊
Será que a ciência teve que entrar numa era MythBusters?
Cada vez mais, fake news e alegações duvidosas são motor para que os cientistas produzam... Ciência!
Trago exemplos pandêmicos 👇
Um estudo publicado pela American Thoracic Society mostrou que as máscaras faciais não provocam superexposição ao CO2, mesmo em pacientes com uma doença pulmonar grave como a DPOC (+) atsjournals.org/doi/abs/10.151…
O ímpeto para o estudo veio de uma audiência pública nos EUA, onde discursos inflamados alegaram que usar máscara colocava vidas em risco (vale ver o vídeo no link, é bizarro) (+) edition.cnn.com/videos/politic…
Até que demorou para uma disseminação maior ocorrer na cúpula do Trump, já que ele e equipe têm sistematicamente minimizado a pandemia, com seu comportamento. Sorte deles que a maioria será assintomático/leve, ainda mais na classe social a que pertencem,+
No fim dos anos 1970, Harvey Alter 🇺🇲 identificou que durante transfusões de sangue, uma doença contagiosa misteriosa atingia o fígado, e que não era nem hepatite A nem hepatite B. (+)
Mais tarde, em 1989, Michael Houghton 🇬🇧 e equipe foram reconhecidos pela descoberta da sequência genética do vírus (+)
Primeiro fim de semana que me atrevi a por o pé na rua com fins de lazer/saúde mental - tudo atividades ao ar livre.
Ficou claro que o maior erro na comunicação de risco que estamos fazendo à população é não ressaltar que a VENTILAÇÃO, além da distância e máscara (cont.)
...é o fator MAIS IMPORTANTE das medidas de prevenção em locais públicos. (+)
Íamos tentar uma reserva na área aberta de um restaurante e a resposta foi que à noite não funcionava a área ao ar livre. Erro primário.
Lugar com área aberta devia ser super valorizado (+)
Então fica aqui meu aviso: esqueça o banho de álcool gel. Limpar as mãos com frequência ajuda, mas não é o número 1 da lista de prevenção.
Na mesma distância, a menor chance que você tem de pegar coronavírus em local com outras pessoas é se esse local é aberto. (+)