MÁSCARAS CASEIRAS DE PANO (nesse fio não falarei sobre N95 ou máscaras cirúrgicas). Funcionam? Como q o pano pode filtrar um vírus minúsculo? Qual o melhor material? Tudo q vc quer saber e mais.
O SARS-COV-2 tem ~0,1 micrômetro (µm). Os orifícios de um tecido, mesmo c alta contagem de fios, são visíveis a olho nu e têm ~5-15 µm. Mas os q acham q por isso máscara caseira ñ protege, ñ entendem princípios básicos do comportamento dos vírus nem do funcionamento de máscaras.
Não existe um vírus nu flutuando no ar. O vírus se liga a gotículas de água (perdigotos) ou aerossóis (gotículas mto pequenas) consistindo de água, proteína de muco e outro material biológico. Essas partículas variam 10-100 µm e mesmo as menores (aerossóis) são todos ≥1µm.
Mesmo assim, como q os aerossóis menores de 5 µm são filtrados por máscaras de pano? A grade maioria das partículas menores q os orifícios dos tecidos são filtradas através de 3 princípios físicos: impactação, sedimentação e difusão. air-quality-eng.com/air-cleaners/f…
Impactação: Partículas em movimento não são como mosquitos q pode se redirecionar para evitar obstáculos - elas vão atingir microfilamentos de fios quebrados ou irregulares que se projetam na lacuna do tecido. Sedimentação: qdo as partículas caem do ar nas fibras do tecido.
Difusão: As partículas menores se movem em um tipo de movimento errático em zigue-zague, fenômeno físico chamado “movimento browniano”. Esse movimento aumenta ainda mais a chance dessas partículas serem capturados pelas fibras da máscara.
Qual a melhor máscara caseira? Uma análise de 25 estudos encontrou q os melhores materiais são algodão ou flanela de 100 fios por polegada e q máscaras devem ser de pelo menos 2-4 camadas. Essas máscaras, podem filtrar a gde maioria partículas virais. mayoclinicproceedings.org/article/S0025-…
IMPORTANTE.
- Assegure q a máscara caseira esteja bem ajustada na sua face, sem espaços ou lacunas no nariz ou no queixo.
- Evite máscaras com costuras no meio pq provocam lacunas pelo buraco da agulha.
Além de te proteger contra a inalação do vírus, uma boa máscara de pano diminui significantemente a liberação no meio ambiente dos perdigotos contendo o vírus. De acordo c o @CDCgov, o uso amplo de máscaras protege os com alto risco para COVID grave e os em contato perto c vc.
Pesquisadores da Univ da Califórnia sugerem q as máscaras não apenas ↓ a probabilidade da pessoa ser infectada, mas também ↓ o número de organismos infecciosos - e, uma menor carga viral leva a doenças menos graves. link.springer.com/article/10.100…
Aqui as recomendacões do CDC (cdc.gov/coronavirus/20…) e um fio anterior c/ várias evidências científicas do benefício de máscaras. São inúmeras! #useMascara O q vc tem a perder? E o q vc tem a ganhar é mto, inclusive proteger a saúde de um ente querido.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Denise Garrett, MD, MSc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

17 Oct
Quanta ignorância em um só tuite. NUNCA na história alcançamos imunidade de rebanho sem vacina - mesmo p doenças c imunidade natural forte e duradoura, o q ñ é o caso da covid. Qto à Declaração de Great Barrington, entenda o q estão propondo e tire suas própias conclusões. Fio👇🏽
Tudo começou qdo um professor da Univ de Stanford (@SWAtlasHoover) se tornou o conselheiro favorito do Trump ao defender a ideia de “proteção focada”, onde jovens e sadios retomariam atividades normais p se atingir imunidade de rebanho, enqto protegendo os idosos e vulneráveis.
Junto c 4 cientistas, ele liderou a Declaração de Great Barrington, concluindo q os danos causados por lockdowns e medidas de controle superam os benefícios e propondo acelerar a transmissão da COVID p alcançar a imunidade de rebanho mais rapidamente. gbdeclaration.org
Read 11 tweets
5 Oct
Mais evidências dos benefícios da máscara. #useMascara
- Mesmo q a máscara do infectado filtre só 50% do vírus que a pessoa exalou,⬇️chances de transmissão p outra pessoa em 10-60%
- Se as 2 pessoas c mascaras, a chance de transmissão ⬇️em 40-80%.
medrxiv.org/content/10.110…
Mesmo se a máscara não impedir as pessoas de serem infectadas, ela⬇️em cerca de 10X a carga viral recebida, o que pode levar à uma forma menos severa da doença. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32737790/
E se vc ainda não se convenceu, veja esse artigo. Depois q uso se tornou obrigatório de máscaras em Jena, Alemanha, em 10 dias⬇️casos de Covid-19 em 2.3% a 13% , com⬇️do aumento diário do crescimento de infecções em ~40%. iza.org/publications/d…
Read 4 tweets
2 Oct
Por que o Trump está tomando Regeneron e não HDQ?
Regeneron é uma mistura de 2 anticorpos q tentam bloquear o SARS-CoV-2 imitando a resposta imune natural. Esses anticorpos são de células de ovário de hamsters, e são similares aos produzidos por pacientes de Covid q sobrevivem.
Em uma RCT c 275 pacientes ñ hospitalizados, o Regeneron ↓ carga viral e aliviou sintomas dos ptes. Nesse estudo, ptes foram randomizados p receber uma infusão única de 8 gramas (dose alta), 2,4 gramas (dose baixa) ou placebo. Trump recebeu 8 gramas. investor.regeneron.com/news-releases/…
Apesar de promisor, pelo menos inicialmente, esse medicamento não poderá ser usado em larga escala. É uma droga injetável mto ​​cara, de fabricação difícil e muito demorada (sintetizada por organismos vivos).
Read 4 tweets
2 Oct
Depois de meses minimizando a pandemia, Trump testa positivo para COVID-19.
E pela primeira vez desde o início da pandemia eu vejo ele se referir à doença como COVID-19 e não "o vírus da China."
A grande pergunta agora é se ele infectou o Binden durante o debate. Se ele já estava infectado na terça, c toda a gritaria dele e a quantidade de perdigotos liberada, seria possível. Por isso máscara e manter distância é sempre essencial!
Read 4 tweets
1 Oct
Saiu o maior estudo sobre a transmissão de COVID-19, com o rastreamento de +575.000 pessoas na Índia q tiveram contato c 84.965 casos. (Sim, a Índia investe recursos e vê a importância de rastrear contatos). Aqui os principais resultados. 1/5
science.sciencemag.org/content/early/…
Apenas uma pequena minoria de pacientes é responsável pela gde maioria da transmissão em situações de "super-propagação".
- Somente 8% dos casos foi responsável por 60% das novas infecções.
- 7 em 10 (71%) dos pacientes cujos contatos foram rastreados ñ transmitiram. 2/5
- Embora crianças <17 anos tenham menos probabilidade de morrer de COVID, elas transmitiram o vírus a taxas semelhantes às do resto da população.
- O estudo contradiz relatos anteriores sugerindo uma menor conribuição das crianças na transmissão.
Criança transmite como adulto!3/5 Image
Read 5 tweets
27 Sep
REINFECÇÃO E VACINAS
Já são 16 relatos de reinfecção pelo SARS-CoV-2 comprovados por sequenciamento. A reinfecção nesses casos ocorreu em um intervalo médio de apenas ~2 meses (61 dias). Em 8 deles, a 2a infecção foi mais grave q a 1a.
Reinfecção entre os coronavírus ñ é novidade. Já foi descrita há décadas. E se o SARS-CoV-2 for como os outros coronavírus, os casos de reinfecção tenderão à aumentar. Para acompanhar, sugiro esse "tracker" q resume todos os casos e é atualizado freqtmte. bnonews.com/index.php/2020…
A reinfecção demonstra q a imunidade natural ao SARS-CoV-2 ñ é tão potente ou tão longa como a de outros vírus (p.ex, varíola). Já q a vacina mimifica a reposta imune natural, o q essa imunidade "incompleta" significa p a vacina? Isso vai depender dos mecanismos de reinfecção.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!