MÁSCARAS CASEIRAS DE PANO (nesse fio não falarei sobre N95 ou máscaras cirúrgicas). Funcionam? Como q o pano pode filtrar um vírus minúsculo? Qual o melhor material? Tudo q vc quer saber e mais.
O SARS-COV-2 tem ~0,1 micrômetro (µm). Os orifícios de um tecido, mesmo c alta contagem de fios, são visíveis a olho nu e têm ~5-15 µm. Mas os q acham q por isso máscara caseira ñ protege, ñ entendem princípios básicos do comportamento dos vírus nem do funcionamento de máscaras.
Não existe um vírus nu flutuando no ar. O vírus se liga a gotículas de água (perdigotos) ou aerossóis (gotículas mto pequenas) consistindo de água, proteína de muco e outro material biológico. Essas partículas variam 10-100 µm e mesmo as menores (aerossóis) são todos ≥1µm.
Mesmo assim, como q os aerossóis menores de 5 µm são filtrados por máscaras de pano? A grade maioria das partículas menores q os orifícios dos tecidos são filtradas através de 3 princípios físicos: impactação, sedimentação e difusão. air-quality-eng.com/air-cleaners/f…
Impactação: Partículas em movimento não são como mosquitos q pode se redirecionar para evitar obstáculos - elas vão atingir microfilamentos de fios quebrados ou irregulares que se projetam na lacuna do tecido. Sedimentação: qdo as partículas caem do ar nas fibras do tecido.
Difusão: As partículas menores se movem em um tipo de movimento errático em zigue-zague, fenômeno físico chamado “movimento browniano”. Esse movimento aumenta ainda mais a chance dessas partículas serem capturados pelas fibras da máscara.
Qual a melhor máscara caseira? Uma análise de 25 estudos encontrou q os melhores materiais são algodão ou flanela de 100 fios por polegada e q máscaras devem ser de pelo menos 2-4 camadas. Essas máscaras, podem filtrar a gde maioria partículas virais. mayoclinicproceedings.org/article/S0025-…
IMPORTANTE.
- Assegure q a máscara caseira esteja bem ajustada na sua face, sem espaços ou lacunas no nariz ou no queixo.
- Evite máscaras com costuras no meio pq provocam lacunas pelo buraco da agulha.
Além de te proteger contra a inalação do vírus, uma boa máscara de pano diminui significantemente a liberação no meio ambiente dos perdigotos contendo o vírus. De acordo c o @CDCgov, o uso amplo de máscaras protege os com alto risco para COVID grave e os em contato perto c vc.
Pesquisadores da Univ da Califórnia sugerem q as máscaras não apenas ↓ a probabilidade da pessoa ser infectada, mas também ↓ o número de organismos infecciosos - e, uma menor carga viral leva a doenças menos graves. link.springer.com/article/10.100…
Aqui as recomendacões do CDC (cdc.gov/coronavirus/20…) e um fio anterior c/ várias evidências científicas do benefício de máscaras. São inúmeras! #useMascara O q vc tem a perder? E o q vc tem a ganhar é mto, inclusive proteger a saúde de um ente querido.
Quanta ignorância em um só tuite. NUNCA na história alcançamos imunidade de rebanho sem vacina - mesmo p doenças c imunidade natural forte e duradoura, o q ñ é o caso da covid. Qto à Declaração de Great Barrington, entenda o q estão propondo e tire suas própias conclusões. Fio👇🏽
Tudo começou qdo um professor da Univ de Stanford (@SWAtlasHoover) se tornou o conselheiro favorito do Trump ao defender a ideia de “proteção focada”, onde jovens e sadios retomariam atividades normais p se atingir imunidade de rebanho, enqto protegendo os idosos e vulneráveis.
Junto c 4 cientistas, ele liderou a Declaração de Great Barrington, concluindo q os danos causados por lockdowns e medidas de controle superam os benefícios e propondo acelerar a transmissão da COVID p alcançar a imunidade de rebanho mais rapidamente. gbdeclaration.org
Mais evidências dos benefícios da máscara. #useMascara
- Mesmo q a máscara do infectado filtre só 50% do vírus que a pessoa exalou,⬇️chances de transmissão p outra pessoa em 10-60%
- Se as 2 pessoas c mascaras, a chance de transmissão ⬇️em 40-80%. medrxiv.org/content/10.110…
Mesmo se a máscara não impedir as pessoas de serem infectadas, ela⬇️em cerca de 10X a carga viral recebida, o que pode levar à uma forma menos severa da doença. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32737790/
E se vc ainda não se convenceu, veja esse artigo. Depois q uso se tornou obrigatório de máscaras em Jena, Alemanha, em 10 dias⬇️casos de Covid-19 em 2.3% a 13% , com⬇️do aumento diário do crescimento de infecções em ~40%. iza.org/publications/d…
Por que o Trump está tomando Regeneron e não HDQ?
Regeneron é uma mistura de 2 anticorpos q tentam bloquear o SARS-CoV-2 imitando a resposta imune natural. Esses anticorpos são de células de ovário de hamsters, e são similares aos produzidos por pacientes de Covid q sobrevivem.
Em uma RCT c 275 pacientes ñ hospitalizados, o Regeneron ↓ carga viral e aliviou sintomas dos ptes. Nesse estudo, ptes foram randomizados p receber uma infusão única de 8 gramas (dose alta), 2,4 gramas (dose baixa) ou placebo. Trump recebeu 8 gramas. investor.regeneron.com/news-releases/…
Apesar de promisor, pelo menos inicialmente, esse medicamento não poderá ser usado em larga escala. É uma droga injetável mto cara, de fabricação difícil e muito demorada (sintetizada por organismos vivos).
A grande pergunta agora é se ele infectou o Binden durante o debate. Se ele já estava infectado na terça, c toda a gritaria dele e a quantidade de perdigotos liberada, seria possível. Por isso máscara e manter distância é sempre essencial!
Saiu o maior estudo sobre a transmissão de COVID-19, com o rastreamento de +575.000 pessoas na Índia q tiveram contato c 84.965 casos. (Sim, a Índia investe recursos e vê a importância de rastrear contatos). Aqui os principais resultados. 1/5 science.sciencemag.org/content/early/…
Apenas uma pequena minoria de pacientes é responsável pela gde maioria da transmissão em situações de "super-propagação".
- Somente 8% dos casos foi responsável por 60% das novas infecções.
- 7 em 10 (71%) dos pacientes cujos contatos foram rastreados ñ transmitiram. 2/5
- Embora crianças <17 anos tenham menos probabilidade de morrer de COVID, elas transmitiram o vírus a taxas semelhantes às do resto da população.
- O estudo contradiz relatos anteriores sugerindo uma menor conribuição das crianças na transmissão.
Criança transmite como adulto!3/5
REINFECÇÃO E VACINAS
Já são 16 relatos de reinfecção pelo SARS-CoV-2 comprovados por sequenciamento. A reinfecção nesses casos ocorreu em um intervalo médio de apenas ~2 meses (61 dias). Em 8 deles, a 2a infecção foi mais grave q a 1a.
Reinfecção entre os coronavírus ñ é novidade. Já foi descrita há décadas. E se o SARS-CoV-2 for como os outros coronavírus, os casos de reinfecção tenderão à aumentar. Para acompanhar, sugiro esse "tracker" q resume todos os casos e é atualizado freqtmte. bnonews.com/index.php/2020…
A reinfecção demonstra q a imunidade natural ao SARS-CoV-2 ñ é tão potente ou tão longa como a de outros vírus (p.ex, varíola). Já q a vacina mimifica a reposta imune natural, o q essa imunidade "incompleta" significa p a vacina? Isso vai depender dos mecanismos de reinfecção.