Brasília foi a maior cidade planejada e inaugurada no século 20.
A ideia de transferir a capital brasileira do litoral para o interior remonta desde o século 18.
Em 1763 o primeiro-ministro de Portugal, Marquês do Pombal, que moveu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, considerou move-la para o interior.
Na metade do 19 o aumento populacional do país, principalmente do eixo SP - RJ explicitou a falta de infraestrutura brasileira, que ainda utilizava traçados urbanos da época colonial.
Por todo Brasil novas capitais estaduais foram planejadas e inauguradas, como Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Boa Vista e Maringá.
Na década de 50, seria a vez da capital federal ser construída no Planalto Central, para incentivar o povoamento do centro-oeste do país.
Em março de 1956 Juscelino Kubitscheck criou a empresa Novacap, colocando Israel Pinheiro como diretor, Oscar Niemeyer como diretor técnico e Lúcio Costa como arquiteto.
Lúcio Costa dividiu Brasília de acordo com cada finalidade; em áreas residenciais, administrativas, comerciais, industriais, recreativas e culturais.
O automóvel - o principal meio de locomoção do século 20 - influenciaria toda disposição urbana da cidade, seguindo uma linha de pensamento do arquiteto suíço Le Corbusier.
Multidões de operários de vários pontos do Brasil, os candangos, trabalhavam num cronograma sem interrupção para inaugurar a capital.
Além de construir o Plano Piloto, os trabalhadores foram responsáveis pela povoação e criação de outras Regiões Administrativas de Brasília ao longo das décadas, como Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e outras.
Embora a capital foi inaugurada em 1960, diversas construções ainda estavam incompletas.
O processo de migração de órgãos federais do Rio para Brasília, continuou por mais de uma década.
Abordamos a história da nova capital brasileira que completou 60 anos esse ano em nosso 26° podcast: spoti.fi/2ZOFXtg
Com seus atuais 2,977 milhões de habitantes, Brasília é a 3º cidade mais populosa do Brasil, além da 7º concentração urbana mais populosa.
Mari foi uma cidade-estado que existiu por mais de um milênio.
Fundada em torno de 3000 aC, foi reconstruída 3 vezes até 1760 aC, servindo como um centro comercial e metalúrgico.
Mari é uma das mais antigas cidades planejadas da história, edificada em torno de dois anéis e repleta de rios canalizados.
O anel externo a protegia das cheias do rio Eufrates e o anel interno, de invasões.
Além de seu formato urbano único, o local tinha uma grande canalização do rio Eufrates que cruzava seu centro, dividindo-se em torno de outros 5 pequenos rios que serviam como transporte urbano.
Nos últimos 12 anos, a quantidade de fumantes caiu mais de 40%.
Entre as regiões, a maior prevalência está no sul e sudeste e a menor no norte e nordeste.
Essa disparidade pode ser justificada pelo fato da região sul ser a maior produtora de tabaco no país, influenciando a maior aceitação do produto na sociedade, assim como no sudeste.
A Piccadilly Circus em Londres é um dos principais pontos comerciais e culturais da cidade, com lojas de grife, teatros e cinemas.
Desde o século 17 a rua Piccadilly era famosa por causa do comércio de picadillis, em português, gorjeiras.
A gorjeira era uma gola branca adornada para usar no pescoço, difundido entre a nobreza até o século 18, utilizado por pessoas como William Shakespeare ou Elizabeth I.
Em 2012, um experimento reproduziu como um moai teria sido transportado na Ilha da Páscoa
Há 887 estátuas Moais na Ilha de Páscoa 🗿 variando de 12 - 80 toneladas e de 4-6 metros de altura construídas pela povo Rapanui entre 1250 e 1500.
Ao longo do século 20, diversos arqueólogos buscaram entender como os moai foram transportados e instalados, tendo em vista que foram feitos com rochas da área.