Nova York foi fundada em 1624 pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesa.
Com o nome de Nova Amsterdã, sua principal atividade econômica era o comércio de tecidos.
O atual centro financeiro da cidade, foi escolhido para a construção do Forte Amsterdã para defender os europeus de ataques indígenas.
Em 1654, depois dos neerlandeses serem expulsos do nordeste do Brasil pelos portugueses, os judeus que fugiram de Recife foram para Nova Amsterdã.
Lá, foi fundada a 2º sinagoga das Américas, inspirada na sinagoga de Recife, a Kahal Zur Israel, a 1º da América.
A partir de 1665 a cidade tinha 11 mil pessoas e com a ampliação do império colonial neerlandês pela África, Nova York iniciou o comércio de africanos escravizados vindos de Gana, Nigéria, Angola e Congo.
Em 40 anos de exploração colonial, a Companhia das Índias Ocidentais e Orientais Holandesa faturou 10 trilhões de dólares - quase 5x o PIB anual do Brasil, fundando uma das primeiras Bolsa de Valores no mundo.
Em 1664 com a finalidade de prejudicar os neerlandeses, os ingleses iniciaram uma série de campanhas para tomar suas colônias.
Derrotado, os Países Baixos tiveram que passar o domínio de Nova Amsterdã para os ingleses, que a renomearam como Nova York, em homenagem do Duque de York da Inglaterra.
Como indenização, em 1673 os neerlandeses ocuparam e exigiram o controle do Suriname, na época uma colônia inglesa.
A colônia sul-americana foi cedida em troca de Nova York, tornando-se um dos lugares mais rentáveis aos neerlandeses devido a cana-de-açúcar.
Hoje, Nova York ainda conserva um pouco de seu legado neerlandês, seja através da arquitetura, ou etimologia.
No século 17, a parede de madeira de 3 metros chamada Wallstraat, foi renomeada pelos britânicos para Wall Street, hoje sede da Bolsa de Valores da cidade.
O distrito financeiro de Nova York da foto foi bastante aterrado a partir do século 19 e 20, modificando seu layout original.
Abordamos a história da Companhia das Índias Orientais, a empresa mais valiosa do mundo, em nosso 20º podcast: spoti.fi/2OeuopS
Em 2012, um experimento reproduziu como um moai teria sido transportado na Ilha da Páscoa
Há 887 estátuas Moais na Ilha de Páscoa 🗿 variando de 12 - 80 toneladas e de 4-6 metros de altura construídas pela povo Rapanui entre 1250 e 1500.
Ao longo do século 20, diversos arqueólogos buscaram entender como os moai foram transportados e instalados, tendo em vista que foram feitos com rochas da área.
O Fórum Romano era o centro da Roma Antiga, local de importantes atividades religiosas, políticas e sociais.
Inicialmente surgiu como um ponto de aglomeração de mercadores em uma área plana entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino.
Com a fundação da República de Roma em 500 aC, ao longo dos séculos começou a receber diversos templos, basílicas, arcos e edifícios governamentais pintados em cores vívidas.
Um mapa de Leonardo da Vinci da comuna de Imola em 1502, em Bolonha e atualmente.
Em agosto de 1502 Da Vinci foi nomeado "Arquiteto e Engenheiro Geral" por César Borgia, o filho do Papa Alexandre VI e marechal das tropas papais.
César, o filho ilegítimo do papa e uma inspiração para "O Príncipe" de Maquiavel, era temido como um dos governantes violentos da Europa, conquistando Imola em 1501.
A Revolta da Vacina é normalmente abordada como uma população ignorante resistente aos avanços científicos.
Porém um dos menores detalhes abordados pelos manifestantes de 1904 foi a vacina.
Pobres sem moradia devido aos desalojamentos da República e sem emprego devido a crise econômica, deveriam agora ser vacinados e acompanhados pela polícia e higienistas.