Dimas Covas é categórico em coletiva: evento adverso grave, com óbito de voluntário dos testes da Coronavac não tem relação com a vacina, e a Anvisa tinha a informação do evento desde o dia 6.

#coletivavacina
Segundo Dimas. o Butantan foi somente informado da suspensão 20h40 de ontem, dia 9, por email, e 20 minutos depois a informação estava na imprensa, com alarde.

Nenhuma reunião foi marcada pela Anvisa para pedir esclarecimentos sobre o evento.
Novamente: o evento adverso grave foi analisado e não tem relação com a vacina, reforça Dimas, dizendo que a Anvisa tem em mãos todos os dados.
João Gabardo, secretário do Centro de Contingência: por razões éticas não podemos dar as informações mas se vocês soubessem o que sabemos, iam ver que a morte não tem nenhuma relação com a vacina
Gabardo se diz triste e indignado que algumas lideranças festejem um óbito e comemorem a confusão instalada a partir disso na produção da vacina.
Respondendo sobre como ter certeza da não relação causal, Dimas repete que seria "impossível" e Gabardo adiciona que o intervalo entre tomar a suposta vacina (pode ter sido placebo) e o evento foi superior a 3 semanas, quando a substância em sim já nem estaria no organismo.
Um adendo: Dimas Covas não afirmou na entrevista se tratar de óbito, até porque ele não poderia (regras da pesquisa). Não coloquei a fala em aspas por isso.

Porém o Gabardo falou, imagino que sem querer "morte deste ou desta paciente".
Aqui link da coletiva no Butantan
na íntegra:

Aguardando agora a coletiva da Anvisa, prevista para às 13h.

Pretendo acompanhar e postar nesse mesmo fio.
Começou a coletiva da Anvisa:

Antonio BarraTorres, presidente da Anvisa, começa sugerindo que a Anvisa tinha informações incompletas e por isso suspendeu o estudo quando soube de evento grave.

Lembrando que Dimas Covas disse que todas informações estavam detalhadas foram enviadas à Anvisa.
Barra Torres: Anvisa não é parceira de laboratório ou Instituto.
Somos o árbitro, juiz.

Sobre a data da decisão coincidir com a notícia do início das obras da fábrica da vacina:

"Tomaremos decisões no dia que tiverem que ser tomadas, não para colocar água no chopp de alguém"
"Não há surpresa que, quando ocorre um efeito adverso grave não esperado, ocorra a suspensão do estudo (...)
Não houve nenhum relatório detalhado sobre o que aconteceu com a vacina da Sinovac. O que vocês fariam?", diz Alessandra Bastos Soares, da direção da Anvisa.
"É muito ruim quando uma situação de politização põe em xeque nosso trabalho. Nosso foco é técnico, é a segurança das pessoas", diz Gustavo Mendes, gerente da Anvisa, que apresenta agora uma linha do tempo, versão Anvisa, deste caso de suspensão.
Barra Torres disse que a Anvisa não tinha a informação, por parte do Butantan, de morte por suicídio, respondendo a pergunta de repórter.
Gustavo Mendes afirma que apenas a divulgação, através da mídia, de que a causa da morte foi suicídio não pode ser usada para decisão se testes serão ou não retomados.
Perguntados sobre a reação de comemoração do presidente à interrupção dos testes da Coronavac, nenhum integrante da coletiva respondeu.
Está prevista divulgação do laudo do IML às 17h, que não vou acompanhar.

Aos colegas que forem falar do assunto suicídio, em qualquer notícia, fica como recomendação este guia da OMS sobre como tratar do tema:

who.int/mental_health/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

12 Nov
Na África vive 17% da população mundial. Mas em julho o continente tinha só 5% dos casos e 3% das mortes por covid no mundo. Muito se especulou sobre essa proporção, atribuindo grande parte disso à baixa testagem.

Estudo liderado por cientistas africanos traz novos dados. Siga👇 Foto preto e branca de mulh...Foto colorida de homem negr...
Acaba de sair na Science uma das 1as pesquisas de soroprevalência para coronavírus feita em campo num país africano, o Quênia. O resultado mostrou que houve muito mais contaminados do que registrado como "casos" sim.

Mas, mesmo assim, isso não se traduziu em doença e morte (+)
A partir de amostras de sangue de 3 mil doadores, pesquisadores de instituições do Quênia e do Reino Unido estimaram que, em junho, quando muitas mortes eram esperadas no país mas não ocorreram, 4,3% dos quenianos tinham anticorpos para o vírus (+)
Read 11 tweets
11 Nov
❗Atenção: tenho ouvido de algumas fontes alerta para crescimento da covid-19 na cidade de São Paulo. Vou postar algumas delas 👇👇👇 Mapa da cidade de São Paulo...
InfoTracker: ferramenta que monitora covid-19 em SP registra aumento de casos suspeitos na grande São Paulo e capital, enquanto interior mantém estabilidade e queda.

Para pesquisador, dados apontam para possível segunda onda (+)
cemeai.icmc.usp.br/component/k2/i… Gráfico mostra o que está e...Gráfico mostra o que está e...
A @leticiakawano fez uma postagem no IG dela alertando para crescimento de internações.

Deixo aqui link do vídeo e um print do texto para quem não tem IG.

instagram.com/tv/CHaJ1tgqSCi… Image
Read 5 tweets
11 Nov
Um ponto que não ficou 100٪ claro para mim, talvez porque não seja consenso. Entre cientistas que conversei/acompanho, há os que dizem que paralisar testes para averiguar quando há morte é praxe, mesmo se soubessem que era suicídio. Outros dizem que não seria preciso, (cont.)
...e que poderia ter sido feita avaliação com os testes em andamento, já que o indicativo de não ter relação com a vacina era muito forte.

Nesta entrevista ao Globo, o chefe do Conep é enfatico: Image
Matéria na íntegra aqui:

Não há motivo para suspensão do estudo, de jeito nenhum', diz chefe de comissão independente que fiscaliza pesquisa
oglobo.globo.com/sociedade/coro…
Read 5 tweets
10 Nov
Coronavac: Morte de voluntário foi suicídio, diz IML

Bem, acho que não tem mais o que comentar sobre a vacina em si nesse caso né? cultura.uol.com.br/noticias/13946…
Não sei se devia ou não ser divulgado. O dilema ético é real: tem que respeitar a família, mas a informação no caso é de interesse público, diante da insegurança que foi gerada pela atuação da Anvisa.

Enfim, momentos difíceis que poderiam ser evitados se houvesse mais seriedade.
A matéria foi alterada no site da Cultura, para vocês não estranharem quando clicarem. Mas estava assim, e outros veículos já deram também: Image
Read 4 tweets
10 Nov
A suspensão dos testes da Coronavac deixa a gente mais apreensivo que quando foi com a de Oxford, não pela segurança em si, mas por ter sido feita pela Anvisa dentro desse cenário:
...
Bolsonaro comemora suspensão de testes da CoronaVac por Anvisa
extra.globo.com/noticias/mundo…
Acompanhem aqui a coletiva de imprensa do Governo sobre a suspensão da Coronavac pela Anvisa:

Dimas Covas relata indignação por parte do Instituto Butantan pela forma como Anvisa agiu, e reforça respeito mundial e histórico do Instituto na pesquisa e produção de vacinas
Read 5 tweets
9 Nov
Sobre os 90٪ de eficácia da vacina da Pfizer, notícia promissora sim, mas vamos com calma.

Primeiro, os dados completos ainda não saíram e nada foi colocado na roda ainda para cientistas externos analisarem. Segue...👇 Foto mostra 4 frascos de vacina escrito covid-19 no rótulo.
Foi mais um anúncio "publicitário", anunciado para a imprensa, de que os resultados estão indo bem, dentro do esperado (o que não significa que não seja verdadeiro) (+)
Segundo, os ensaios ainda não foram concluídos. Todos os pacientes que se contaminaram no estudo precisarão ser avaliados.

Além disso, não terminou a avaliação daqueles que receberam duas doses, como disse a @izabellapena1. Só no final de novembro (+)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!