Na África vive 17% da população mundial. Mas em julho o continente tinha só 5% dos casos e 3% das mortes por covid no mundo. Muito se especulou sobre essa proporção, atribuindo grande parte disso à baixa testagem.

Estudo liderado por cientistas africanos traz novos dados. Siga👇 Foto preto e branca de mulher negra, na faixa dos 30 anos, dFoto colorida de homem negro de cabelo curto e camisa social
Acaba de sair na Science uma das 1as pesquisas de soroprevalência para coronavírus feita em campo num país africano, o Quênia. O resultado mostrou que houve muito mais contaminados do que registrado como "casos" sim.

Mas, mesmo assim, isso não se traduziu em doença e morte (+)
A partir de amostras de sangue de 3 mil doadores, pesquisadores de instituições do Quênia e do Reino Unido estimaram que, em junho, quando muitas mortes eram esperadas no país mas não ocorreram, 4,3% dos quenianos tinham anticorpos para o vírus (+)
Ou seja, mais pessoas foram expostas ao vírus do que o indicado pelo registro dos casos no Quênia.

O primeiro caso lá foi relatado em março, e rapidamente foi instituído lockdown (+)
Daí, no final de julho, a vigilância registrou 20 mil casos e 341 mortes no país - um aumento bem mais lento do que o da epidemia em partes da China, Europa e EUA. (+)
Uma possibilidade é que no Quênia, como em outros países da África, a covid-19 se manifestaria de uma forma assintomática ou leve, e não apenas porque lá a capacidade diagnóstica é mais baixa.

Um dos principais fatores é a idade mais jovem da população (+)
Não se pode dizer com certeza que esse é o único. Mas no cômputo geral, a pesquisa ajuda a aumentar as evidências de que, pelo menos no Quênia, a doença se manifestou de uma forma mais branda ou nem sequer gerou sintomas (+)
E por que isso é importante?

Porque fazer lockdown em um país pobre não tem as mesmas consequências que em país rico, então tem que pesar muito bem na balança os prós e os contras para decidir quando e *quais setores* fechar (+)
O efeitos de fechar alguns serviços podem ser piores do que os do vírus. Por exemplo: interromper o atendimento médico de rotina para mulheres e crianças onde há alta mortalidade infantil. Além disso, os sistemas de seguridade social podem ser escassos (+)
Uma observação importante: no artigo científico os autores detalham bem as limitações da pesquisa e de suas conclusões, e citam vários pontos que não cabem num fio de divulgação.

Então recomendo sua leitura para quem quiser saber mais a fundo (+)

science.sciencemag.org/content/early/…
Nas fotos do primeiro twit, estão os dois primeiros autores do estudo: Dra. Sophie Uyoga e Dr. Ifedayo Adetifa.

E se gostou do fio, ajude a divulgar dando RT 🙂

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

11 Nov
❗Atenção: tenho ouvido de algumas fontes alerta para crescimento da covid-19 na cidade de São Paulo. Vou postar algumas delas 👇👇👇 Mapa da cidade de São Paulo com o desenho de um coronavíru
InfoTracker: ferramenta que monitora covid-19 em SP registra aumento de casos suspeitos na grande São Paulo e capital, enquanto interior mantém estabilidade e queda.

Para pesquisador, dados apontam para possível segunda onda (+)
cemeai.icmc.usp.br/component/k2/i… Gráfico mostra o que está escrito no Twit: crescimento de Gráfico mostra o que está escrito no Twit: quedas de casos
A @leticiakawano fez uma postagem no IG dela alertando para crescimento de internações.

Deixo aqui link do vídeo e um print do texto para quem não tem IG.

instagram.com/tv/CHaJ1tgqSCi…
Read 5 tweets
11 Nov
Um ponto que não ficou 100٪ claro para mim, talvez porque não seja consenso. Entre cientistas que conversei/acompanho, há os que dizem que paralisar testes para averiguar quando há morte é praxe, mesmo se soubessem que era suicídio. Outros dizem que não seria preciso, (cont.)
...e que poderia ter sido feita avaliação com os testes em andamento, já que o indicativo de não ter relação com a vacina era muito forte.

Nesta entrevista ao Globo, o chefe do Conep é enfatico: Image
Matéria na íntegra aqui:

Não há motivo para suspensão do estudo, de jeito nenhum', diz chefe de comissão independente que fiscaliza pesquisa
oglobo.globo.com/sociedade/coro…
Read 5 tweets
10 Nov
Coronavac: Morte de voluntário foi suicídio, diz IML

Bem, acho que não tem mais o que comentar sobre a vacina em si nesse caso né? cultura.uol.com.br/noticias/13946…
Não sei se devia ou não ser divulgado. O dilema ético é real: tem que respeitar a família, mas a informação no caso é de interesse público, diante da insegurança que foi gerada pela atuação da Anvisa.

Enfim, momentos difíceis que poderiam ser evitados se houvesse mais seriedade.
A matéria foi alterada no site da Cultura, para vocês não estranharem quando clicarem. Mas estava assim, e outros veículos já deram também: Image
Read 4 tweets
10 Nov
Dimas Covas é categórico em coletiva: evento adverso grave, com óbito de voluntário dos testes da Coronavac não tem relação com a vacina, e a Anvisa tinha a informação do evento desde o dia 6.

#coletivavacina
Segundo Dimas. o Butantan foi somente informado da suspensão 20h40 de ontem, dia 9, por email, e 20 minutos depois a informação estava na imprensa, com alarde.

Nenhuma reunião foi marcada pela Anvisa para pedir esclarecimentos sobre o evento.
Novamente: o evento adverso grave foi analisado e não tem relação com a vacina, reforça Dimas, dizendo que a Anvisa tem em mãos todos os dados.
Read 19 tweets
10 Nov
A suspensão dos testes da Coronavac deixa a gente mais apreensivo que quando foi com a de Oxford, não pela segurança em si, mas por ter sido feita pela Anvisa dentro desse cenário:
...
Bolsonaro comemora suspensão de testes da CoronaVac por Anvisa
extra.globo.com/noticias/mundo…
Acompanhem aqui a coletiva de imprensa do Governo sobre a suspensão da Coronavac pela Anvisa:

Dimas Covas relata indignação por parte do Instituto Butantan pela forma como Anvisa agiu, e reforça respeito mundial e histórico do Instituto na pesquisa e produção de vacinas
Read 5 tweets
9 Nov
Sobre os 90٪ de eficácia da vacina da Pfizer, notícia promissora sim, mas vamos com calma.

Primeiro, os dados completos ainda não saíram e nada foi colocado na roda ainda para cientistas externos analisarem. Segue...👇 Foto mostra 4 frascos de vacina escrito covid-19 no rótulo.
Foi mais um anúncio "publicitário", anunciado para a imprensa, de que os resultados estão indo bem, dentro do esperado (o que não significa que não seja verdadeiro) (+)
Segundo, os ensaios ainda não foram concluídos. Todos os pacientes que se contaminaram no estudo precisarão ser avaliados.

Além disso, não terminou a avaliação daqueles que receberam duas doses, como disse a @izabellapena1. Só no final de novembro (+)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!