O cenário nas redes sociais está diferente do que vivemos nas eleições em 2018. Eleitores relataram que estão brigando menos nos grupos de família do WhatsApp nas eleições deste ano. Seria esta uma eleição da paz?
Em uma reportagem do G1, o professor Pedro de Santi explica que as pessoas simplesmente pararam de conversar com pessoas que pensam diferente delas e o que antes se manifestava como um comportamento hostil, hoje se manifesta de forma silenciosa.
Com a saída dos grupos de família, local em que muitos tinham contato com pensamentos divergentes, as pessoas acabaram se isolando mais dentro de suas próprias bolhas informacionais.
Esse comportamento, apesar de parecer uma alternativa para permanecer em paz no período eleitoral, representa uma ameaça à democracia e ao debate saudável, abrindo espaço para uma maior intolerância ao que é diferente.

Você tem contato com pessoas que pensam diferente de você?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Redes Cordiais

Redes Cordiais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @redescordiais

11 Nov
Quem nunca foi influenciado a clicar em algum link atraente pela curiosidade que o título despertou? Ou porque acreditou encontrar uma solução milagrosa para seu problema?

Esses são os famosos caça-cliques.
Caça-cliques, também conhecidos por clickbait, é um termo utilizado para se referir a manchetes ou títulos sensacionalistas que desejam atrair um grande número de cliques em determinadas páginas ou sites.
Alguns fazem uso de frases sensacionalista, promessas milagrosas e imagens para conseguir despertar a curiosidade sobre determinado assunto, sem compromisso com a veracidade da informação ofertada.
Read 5 tweets
11 Nov
Em uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado, com base nas eleições de 2018, 45% dos ouvidos afirmaram que, ao decidir o voto no período eleitoral, levaram em consideração informações vistas em alguma rede social.
As redes sociais que tiveram maior impacto nas eleições foram o Facebook (31%), o WhatsApp (29%), o YouTube (26%), o Instagram (19%) e o Twitter (10%). E, das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre usar o WhatsApp para se informar.
Para os entrevistados, a credibilidade da informação está principalmente ligada à fonte que publicou a informação, seguido da pessoa que encaminhou a notícia.
Read 4 tweets
10 Nov
No final de outubro, Gabriela de Almeida, pesquisadora de desinformação do Redes Cordiais, participou do "Seminário sobre Violência Política na internet em Contextos Eleitorais", promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
No debate sobre o impacto da violência política na internet e como isso afeta a democracia brasileira, @gabidealmeida pontuou a importância de diferenciar a liberdade de expressão da violência política que afeta principalmente minorias.
Os participantes também comentaram sobre como as plataformas podem barrar a violência política nas redes. Também é necessário que todos se envolvem nesse debate.

O que você está fazendo para contribuir com o debate político respeitoso e democrático?
Read 4 tweets
9 Nov
Estamos a poucos dias das eleições municipais, que ocorrerão no próximo domingo (15) e, por isso, todo o cuidado é pouco para não cair em armadilhas da desinformação neste período. Image
Pensando nisso, o Google Notícias lançou na última quinta-feira uma seção onde podem ser acessadas, de forma fácil e rápida, notícias verificadas para combater a desinformação eleitoral.
A nova interface é visível dentro da aba ‘Manchetes’, que fica ao lado das notícias selecionadas de acordo com o histórico do usuário.
Read 5 tweets
9 Nov
É possível que artistas e influenciadores participem de lives e livemícios? ImageImage
Durante a pandemia do Covid-19, as lives ganharam força e são usadas como instrumento de marketing político nas eleições deste ano. Mas candidatos e candidatas não podem contar com a participação de artistas, com ou sem remuneração, em suas lives, segundo decisão imposta pelo TSE
Em relação ao show promovido recentemente pelo cantor Caetano Veloso, por se tratar de um evento fechado, em que os participantes deveriam pagar para obter o ingresso, os ministros do @TSEjusbr julgaram que o evento se enquadrava em ato político de arrecadação, o que é permitido.
Read 6 tweets
19 Jul
Você tem dúvidas sobre como falar com aquela pessoa que insiste em compartilhar fake news?

Listamos algumas abordagens que podem te ajudar a ter um diálogo saudável, respeitoso e efetivo com quem tem o costume de passar para frente posts que se distanciam da realidade 👇
- Converse sobre responsabilidade. Encaminhar uma mensagem falsa pode afetar a vida de outra pessoa de forma negativa, gerar ações violentas, além de causar prejuízos financeiros e emocionais à vítima daquela mentira.
- Fale sobre viés de confirmação. Costumamos compartilhar aquilo que acreditamos que poderia ser verdade. Ajude a pessoa a ter pensamento crítico e fale sobre a importância de olhar para um post com distanciamento e responsabilidade, sem se deixar levar pela emoção.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!