Líder dos jangadeiros fortalezenses e ícone abolicionista, o Dragão do Mar marcou a história do Ceará e do Brasil. Em 1881, ele liderou o trancamento do porto de Fortaleza, o que impediu o comércio de escravizados entre províncias.
Nascido em Aracati, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, viveu para testemunhar a abolição da escravidão, o fim do Império e a chegada do novo século.
Após o movimento abolicionista e depois de ter sido alferes, tenente e major da Guarda Nacional, patentes de elevado prestígio, ele já não estava nas notícias. O Dragão do Mar morreu em 5 de março de 1914 no ostracismo.
Ele praticamente desapareceu das páginas da história.
Por mais de um século, não se soube onde havia sido
enterrado. Só em 2020 que o historiador Licínio Nunes de Miranda conseguiu confirmar a localização do túmulo de José do Nascimento, o Dragão do Mar, na Capital cearense.
Há anos havia a suspeita de que ele estivesse enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza. Agora, o jazigo foi encontrado.
Em reportagem especial no O POVO+, contamos essa história e como foi a busca pelo jazigo daquele que é um dos cearenses mais importantes da história.
O Windows completa 35 anos nesta sexta-feira, 20. A trajetória desde o 1.0 até o atual 10 é marcada por inúmeras atualizações. Segue o fio e conheça ou relembre as versões do sistema operacional mais usado no mundo. 🧶⤵️
Windows 1.0:
O primeiro Windows chegou para o público em 20 de novembro de 1985. Em comparação com os softwares atuais, o 1.0 tinha poucas opções de ferramentas, incluindo o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora.
Windows 2.0:
Dentre as novidades da segunda versão, estava a introdução do Painel de Controle, sistema que reúne todas as informações de configuração do computador, que está presente até hoje.
🇧🇷 DIA DA BANDEIRA: A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM SÍMBOLO
Símbolo da nação, a bandeira do Brasil já representou um império, uma república e, agora, é uma vergonha para parte dos brasileiros. Quer saber sobre essa história? Segue o fio.🤓
A bandeira do Brasil já passou por algumas representações e apresentou vários significados desde sua criação até os dias atuais. Apresentada ao País no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República, ela trazia novos ares de revolução.
O Império tinha sido derrubado e substituído por uma República - a República dos Estados Unidos do Brazil (sic) -, ainda governada por um Governo Provisório. Na época, era necessário caracterizar os símbolos nacionais, feito por meio do Decreto 4, de 19 de novembro de 1889.
Durante evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 10, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a minimizar a pandemia do novo coronavírus e as mortes causada pela Covid-19: bit.ly/32zDB3H
Chegou ao fim a Era Rogério Ceni no Fortaleza. O técnico aceitou o convite que recebeu do Flamengo-RJ - atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores -, após a demissão do espanhol Domènec Torrent. Segue o fio 👇
A troca feita por Ceni desta vez é bem diferente da feita em 2019. Naquela ocasião, ele deixava um Fortaleza que fazia campanha suficiente para ficar longe do Z-4 e sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana, por um Cruzeiro cheio de problemas internos.
A situação agora é outra. O ex-goleiro deixa um Fortaleza visto como uma surpresa da competição e com potencial para brigar pelas vagas da parte de cima da classificação, para assumir um dos candidatos ao título da Série A.
Rogério Ceni deixa o Fortaleza para acertar com o Flamengo bit.ly/2IkZUmS
Na noite desta segunda-feira, 9, o técnico Rogério Ceni comunicou à diretoria do Fortaleza que aceitou a proposta para comandar o Flamengo-RJ até o final de 2021, apurou o Esportes O POVO. O clube carioca terá que desembolsar cerca de R$ 1 milhão para pagar a multa rescisória.
A negociação entre o treinador e o Rubro-Negro caminhou de forma rápida. O catalão Domènec Torrent foi demitido em consequência da goleada por 4 a 0 para o Atlético-MG, domingo, 8. Na sequência, a diretoria do Flamengo procurou Ceni, que se deslocava de Curitiba para Salvador.