O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e costuma viver em ambientes abertos, com vegetação rasteira. Um estudo publicado recentemente, tem mostrado que os registros desse animal na Floresta Amazônica tem aumentado consideravelmente, e isso não é um bom sinal (cont)
Isso provavelmente está ligado com desmatamento da floresta, que esta transformando a Amazônia, que em sua maioria é uma floresta densa e fechada, em uma área aberta e com vegetação rasteira, local onde o lobo-guará costuma viver.
Outra questão é que o desmatamento facilita a entrada de espécies pioneiras, como é o caso do fruto-do-lobo (Solanum lycocarpum), que é um dos principais alimentos do lobo-guará.
Estudo: researchgate.net/publication/34…

Siga o perfil também no instagram: instagram.com/joao.pedro.sal…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Brasileira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BiodiversidadeB

20 Nov
Hoje é #DiadaConscienciaNegra e quem está no comando dessa publicação é o Matheus. O @matheus_reis8 é divulgador científico e tem muito a ensinar a todos nós. Segue o fio com o relato do Matheus:
Para quem não me conhece, me chamo Matheus Reis, graduando em ciências biológicas e divulgador científico, e mesmo 56% da população brasileira tendo minha cor, sou considerado minoria. No dia em que é comemorado Dia da Consciência Negra, venho trazer um pouco da minha realidade.
Venho de origem humilde, onde todos os membros da nossa família trabalhavam para sustentar a casa, e nas horas vagas entre estudos e trabalho em nossa chácara, assistia grandes ícones como Sérgio Rangel e David Attenborough durante a infância.
Read 8 tweets
25 Oct
Você já deve ter visto alguma dessas fotos rodando pelos sites. Primeiro você acha incrível, depois pensa ''COMO?''. Alguns sites denunciaram essas fotos e como são feitas, e parece ser de um jeito muito cruel de se fazer fotos +
Eles utilizam em sua grande maioria animais que possuem sangue frio. A suspeita é que os fotógrafos congelam os animais e até colam um animal no outro, para poder mexer no animal a vontade e forçar posições.
Já nessa foto, a perereca está em uma pose nada natural. A suspeita é que essa perereca está com o membros agarrados em um fio, que depois foi tirado em manipulações de photoshop, etc.
Read 5 tweets
29 Jul
#BoicoteNatura por estar se 'rebelando contra a natureza'? Como é essa natureza que essas pessoas dizem? Macho e fêmea formam um casal e pronto? Vem comigo descobrir isso.. #BioThread Image
Temos espécies de peixes que podem simplesmente trocar de sexo durante a vida. Uma das várias espécies que podem fazer isso, é o peixe Semicossyphus reticulatus, que fica muito evidente por que o macho e fêmea possuem algumas diferenças morfológicas.

Esq fêmea x Direita macho Image
Esse caso é incrível pois a fêmea quando troca de sexo, ganha essa protuberância na cabeça (que só o macho tem) e testículos!
Ela pode acasalar com um macho (antes da mudança), faz a mudança, se transforma em fêmea, volta maior e mais forte e pode ainda derrotar o antigo macho. Image
Read 12 tweets
23 Jul
Como se constrói a imagem de um vilão?
As serpentes são possivelmente os animais mais odiados do planeta, que causam mais repulsa. Por quais motivos? Isso faz algum sentido? Vamos debater sobre, segue o fio:
As serpentes são animais como qualquer outro. Algumas são peçonhentas, como qualquer outro animal peçonhento. Mas por que logo ela ficou tão enraizada na nossa cultura como um animal maligno, como um animal mau? Temos algumas explicações para isso.
O medo de serpentes, animais escamados em até certo grau pode ser considerado biológico. Mas só isso hoje não justifica a matança desses animais, temos outros eventos psicológicos que contribuíram muito para esse medo sem sentido hoje.
Read 13 tweets
16 Jul
Vamos de resposta! Infelizmente fiz essa pegadinha para mostrar que negar o nosso parentesco com nossos primos é impossível! Nenhuma foto é de parte humana e sim de outros primatas. Acompanha o fio:
A foto 1 é do olho de um chimpanzé.
A foto é do Suren Manvelyan: surenmanvelyan.com/eyes/animal-ey… Image
A foto 2 é de um gorila com despigmentação em parte da mão. Colocando a foto completa você consegue entender melhor, mas a semelhança com a nossa mão impressiona. Image
Read 6 tweets
27 May
Desde o inicio das grandes navegações, a troca de fauna feita pelo seres humanos se intensificou muito. Vamos conhecer alguns animais que vivem no Brasil hoje mas não são daqui. Segue o fio:
Não pretendo falar muito de animais domésticos como cachorros, gato, calopsitas, etc. Já temos algumas publicações no perfil falando um pouco sobre alguns desses animais. Só pra deixar registrado, as calopsitas são naturais da Austrália.
Caramujo-gigante-africano (Achatina fulica) vivia originalmente no continente Africano. Foi trazido para o Brasil para tentar ser vendido como escargô, mas como vocês imaginam, não deu nada certo. O animal foi solto pelos criadores e se espalhou pelo país, se tornando uma praga.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!