Yupiii BOM DIA!!! Mais uma vacina com resultados positivos! A AstraZeneca divulgou hoje que a vacina candidata AZD1222 ofereceu 70% de eficácia. SEGUE O FIO, pois o dado é melhor do que vc imagina! astrazeneca.com/media-centre/p…
O número de 70% é a eficácia combinada de dois testes de fase II/III que eles realizaram ao mesmo tempo: o primeiro foi testando usar metade da vacina na primeira injeção e a dose completa na segunda injeção, e esse teste teve 90% de eficácia!!
Duas injeções com a dose completa teve eficácia surpreendentemente menor: 62% (que descoberta importante, não é mesmo?). Então o número de eficácia de 70% na verdade é combinando estes dois testes (90% e 62% de eficácia, respectivamente), fez sentido agora?
A vacina foi aparentemente bem tolerada nos 23000 participantes: a empresa reporta que não houveram casos de reações graves, apenas efeitos colaterais comuns para ambos os tipos de dosagens. Sem detalhes no press release mas falaram que vai sair um artigo em breve.
Voltando ao meu ponto de sempre de testar em pessoas com diversos perfis genéticos: esses dados fase II/III vem do Brasil e UK. Eles também estão realizando testes da vacina nos EUA, Japão, Russia, África do Sul, Quénia, Europa e outros países da América Latina (~60000 pessoas)
A Astrazeneca afirmou ser capaz de escalonar a produção para até 3 bilhões de doses da vacina até o final de 2021 (duas injeções por pessoa = 1.5 bilhões de pessoas). Importante: a vacina é estável em refrigeração (temperatura da geladeira)! Yey! :)
Relembrando que isso não significa que a vacina foi aprovada e vai começar a vacinar hoje. Não. Tem vários passos regulatórios adiante. A empresa vai entrar com pedido de aprovação para uso emergencial com o FDA e vamos torcer para que os dados sejam suficientes para tal.
Essa é uma das vacinas candidatas que podem ajudar o Brasil a sair dessa crise. A Astrazeneca tem acordos comerciais e de transferência de tecnologia para o BRASIL. A empresa vai enviar o princípio ativo e a vacina será produzida localmente na fábrica da nossa querida Fiocruz-RJ.
No press release não tem informações sobre o perfil dos voluntários, apenas que todos são maiores de 18 anos (portanto sem chance de aprovar para crianças), saudáveis ou com doença crônicas estáveis (não sabemos quais). Também não sabemos ainda se há idosos no trial. Esperemos!
A AZD1222 foi co-inventada pela Universidade de Oxford e a tecnologia foi vendida para a AstraZeneca para realização dos testes e produção/distribuição. O material biológico é um adenovírus de chimpanzé (que não ataca humanos) fantasiado de proteína spike do Sars-Cov2!
Engraçado que esse trial me lembrou do meu avô falando que o colírio da catarata dele era melhor se pingado MEIA GOTA (não faço ideia como ele conseguia pingar meia gota O.o haha) mas pelo jeito a vacina da Astrazeneca é muito melhor à meia-dose na primeira injeção!!! ;)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
UAU! Notícias fantásticas hoje de manhã! Resultados PRELIMINARES do teste de fase III da Moderna: dos 95 casos confirmados de covid19 dentre os voluntários, 94.5% estavam no grupo placebo! Incluindo os 11 casos severos identificados. SIGA O FIO npr.org/sections/healt…
Isso é MUITO promissor. Duas vacinas com a mesma tecnologia com resultados preliminares muito bons (mRNA modificado codificando a proteína spike). Isso deixa cientistas muito animados: quando approaches similares tem resultados similares as chances de isso ser real são maiores!
MAS CALMA! Assim como a da Pfizer/BioNTech, isso não significa que a vacina está aprovada. Ainda longe disso, pois o trial não acabou. A empresa pode solicitar aprovação do FDA para "uso emergencial" (que não é "uso para todos" ainda) a partir de dois meses da segunda injeção
Boas notícias com os resultados PRELIMINARES da vacina de mRNA da Pfizer/BioNTech. Promisor, mas ainda precisamos mais tempo para que os testes avancem. Dentre os voluntários que acabaram sintomáticos para covid19, 90% estavam no grupo placebo. Siga o fio: statnews.com/2020/11/09/cov…
Não gente, a vacina não está aprovada ainda nem pra “uso de emergência”. O FDA é bem claro nesse ponto: isso só pode ser requisitado após dois meses da segunda injeção em pelo menos metade dos voluntários, o que só vai acontecer no final de novembro...
Ainda assim parece ser excelente. Precisamos de vacinas eficazes pra nos livrar da covid. Não sabemos, no entanto, se a vacina previne casos severos (o tipo que causa hospitalização e mortes) e pra isso precisamos tempo mesmo para que estes tipos de casos apareçam.
Ivermectina - vídeo 1: é hora de aprender como a ciência funciona! via @YouTube
O fato de que as pessoas se empolgaram com a #ivermectina mostra o tanto que é necessário entender como a ciência funciona... Aqui vou eu em mais um vídeo explicando o que sabemos sobre a ivermectina e covid19 e que tipo de evidências temos até agora.
Quando cientistas como eu descobrem um composto químico que funciona in vitro, ou seja, em células em laboratório, temos MUUUUITO caminho pra andar até a gente poder afirmar que tal composto químico cura/previne ou trata qualquer doença...