Footure Profile picture
23 Nov, 6 tweets, 4 min read
O @Gremio alcançou a marca de 12 partidas de invencibilidade (9V e 3E) e vive um novo momento em 2020. Está a 5 pontos do líder do Brasileirão — e um jogo a menos —, nas semis da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores. Quais mudanças Renato fez na equipe?

Segue a thread.
A primeira alteração foi na saída de bola. Se antes, os laterais eram os principais responsáveis no auxilio dos zagueiros — e os meio-campistas ficavam numa zona mais à frente —, no atual momento Darlan e/ou Matheus Henrique tem baixado entre os defensores para realizar a saída.
A saída com três melhorou com Jean Pyerre sendo um interior esquerdo. O camisa 10 do Grêmio tem buscado o jogo na linha dos volantes e se tornou peça chave na criação de jogadas. Nos últimos dois jogos, somou 201 intervenções, 5 passes decisivos e 88% nas bolas longas em 167'.
Ainda dentro desta ideia de controle e superioridade numérica dos setores, uma peça tem sido chave: Victor Ferraz. Com capacidade de atuar na amplitude e por dentro, ele é mais um jogador a se somar na linha de meio-campistas, enquanto o extremo pode pisar mais na linha lateral.
Por fim, uma maior participação de Diego Souza nas jogadas. Se em alguns jogos o camisa 29 chegou a ter apenas 15 toques na bola, nas últimas duas partidas foram 33 intervenções, em média. Ganhou praticamente todos os duelos e ainda chegou na área rival para finalizar.
O @Gremio chega neste momento de 2020 muito competitivo e com peças ainda para entrar — ou pelo menos brigar entre os titulares — como Diego Churín, Pinares, Alisson (lesionado) e Maicon (lesionado), por exemplo. Hora de acompanhar a sequência da temporada.

Fim da thread.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Footure

Footure Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FootureFC

13 Nov
Onde seu time rouba a bola?

O analista de dados do Footure PRO, @GabrielGMG16, reuniu os números das 20 equipes do @Brasileirao 2020 até a 19ª rodada para descobrir em quais locais os times mais retomam a posse de bola.

Segue a thread para entender um pouco mais sobre.
ATENÇÃO: Como o jogo em si é muito parecido, os times tendem a ter mais retomadas na área central e perto da sua intermediária. Em números absolutos, todos os times recuperam mais a bola nessa região do que perto do gol adversário. Os dados são do @Wyscout.
É importante frisar que não estamos preocupados em mostrar números gerais, mas sim comparar como as equipes se comportam defensivamente no jogo. Para isso, dividimos o campo em 6 zonas e contabilizamos as retomadas obtidas em cada uma delas — como vocês observaram na imagem.
Read 10 tweets
12 Nov
Campeonato Brasileiro - 20ª Rodada

Chegamos ao início do returno no @Brasileirao
e chegamos com mais mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
Athletico 2 x 1 Fortaleza - Arena da Baixada

O @AthleticoPR marcou alto, teve muitas trocas de passe pela direita, profundidade com Renato Kayser e a vitória no final. Do lado do @FortalezaEC, a equipe marcou mais baixo, buscou jogo pelo chão e profundidade na esquerda.
São Paulo 2 x 1 Goiás - Morumbi

O @SaoPauloFC teve muito jogo pelos lados do campo e pouca trocas de passe com os homens de frente, mas no fim soube aproveitar as oportunidades (xG 1.96). No lado do @goiasoficial, time recuado e a aproximação e profundidade no lado esquerdo.
Read 12 tweets
28 Oct
Num momento onde o futebol tem sido definido pelo bom "pressing" e marcações mais altas, você acha que o seu clube está forte neste quesito?

Com os números do @Wyscout, fomos atrás do PPDA (Pass per Defensive Action) das 20 equipes do @Brasileirao.

Curioso? Segue o fio.
Não entendeu o PPDA? Na tradução, significa: "Passes por Ação Defensiva". Quantos passes a equipe deixa o adversário realizar antes de um movimento defensivo (interceptação, desarme, dividida, falta, etc). Os primeiros 40% do campo são desconsiderados. Quando menor, melhor.
Bem, hora de conhecer as cinco equipes com melhor PPDA do @Brasileirao 2020. Curiosamente, temos os três primeiros colocados da competição no topo no ranking:

Atlético Mineiro: 7.04
Flamengo: 8.4
Athletico Paranaense: 8.62
Internacional: 9.07
São Paulo: 9.38
Read 7 tweets
27 Oct
Campeonato Brasileiro - 18ª Rodada

Em 2020, teremos ao final de cada rodada do @Brasileirao
— e quando o @Wyscout liberar os dados — mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
São Januário 1 x 2 Corinthians - São Januário

O @VascodaGama dominou a posse (63%) e teve boas oportunidades (xG 2.8), mas não conseguiu entregar. No lado do @Corinthians, apenas 4 finalizações no gol, porém com qualidade (xG 2.2). Curiosamente, o gol acaba saindo de um desvio.
Red Bull Bragantino 2 x 0 Goiás - Nabi Abi Chedid

O @RedBullBraga se consolida num 4-2-3-1/4-4-2 com Claudinho junto de Ytalo, força nas laterais e Artur buscando 1x1 na direita. O @goiasoficial criou poucas oportunidades, buscou inversão dos pontas, mas não conseguiu agredir.
Read 10 tweets
26 Oct
A UEFA lançou o "Technical Report" da Champions League 2019/20. O documento possui mais de 100 páginas sobre as equipes, estatísticas, dados, entrevista e muito mais sobre a competição que teve o Bayern campeão.

Dentre o conteúdo, separamos 3 itens interessantes. Segue o fio. 🧶
1. São quatro temporadas onde o número de gols em bola parada tem diminuído. Dos 75 em 16/17 até os 48 em 19/20. Em compensação, o número de gols em "open plays", as jogadas trabalhadas, aumento em 35 da temporada 18/19 para 19/20.
2. A era do pressing? Nas 119 partidas disputadas, foram 1.148 roubadas de bola em campo rival. Destas, 217 terminaram em finalizações e 30 viraram gols.

Além do mais, o PPDA (Passes Per Defensive Action) temos Ajax, Bayern, Liverpool, City e Atalanta como líderes do quesito.
Read 5 tweets
17 Jul
Thiago Alcântara não terá seu contrato renovado pelo @FCBayern e, por isso, os bávaros estão dispostos a negociá-lo. O @LFC surge como principal candidato. Como ele poderia encaixar na equipe de Jürgen Klopp? Através dos números, vamos buscar entender.

Segue o fio. Image
Atenção: antes de começar, é preciso esclarecer que os dados foram retirados do @Wyscout e levam em conta as temporadas 18/19 e 19/20.
Thiago atua em todas as posições centrais. Pode jogar nas três faixas do meio de campo e consegue também atuar pelos dois lados e pelo zona central. Seu mapa de calor mostra bem sua versatilidade ao longo das duas últimas temporada. Image
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!