1. Amigos, tenho pensado muito na loucura em que fomos enfiados, contra a nossa vontade, por um sistema pútrido, instalado não só aqui, como no mundo inteiro. Um sistema que prospera no caos, no ódio, na violência, na mentira, na miséria.
2. Para combater isso, os cristãos têm a receita: contra a luxúria, castidade; contra a inveja, caridade; contra a gula, temperança; contra a preguiça, diligência; contra a ira, paciência; contra a avareza, liberalidade (bondade/benevolência); contra a soberba, humildade.
3. Nem me considero um homem religioso, mas sei o que é racional e o que é estupidez. A luxúria é um dos pecados mais comuns, hoje em dia, indo além da vulgaridade e sendo imputado até às crianças: "faz uma pose sensual" em fotos, ou com bonecas para satisfazer pedófilos...
4. A inveja, por seu turno, é o ponto basilar da nefasta doutrina marxista: dela, nasce o ódio entre classes sociais e mesmo dentro das mesmas classes sociais. O invejoso não suporta a felicidade ou o sucesso alheio.
5. A gula, à qual se opõe a temperança, chega a ser tratada como doença, mesmo hoje em dia. Na verdade, a abundância de nossos dias a favorece. Contudo, não acontece costumeiramente em certos países, como Cuba, Venezuela e agora, na Argentina...
6. A preguiça é a marca dos analfabetos políticos. Aquele que não fala, não ouve, não quer participar, ou o "isentão", que não sabe o imposto que paga, de onde vem a comida ou como funciona a economia. Mas é rápido para colocar no colo dos outros a culpa que é dele...
7. A ira tem sido o abuso mais constante desses "insatisfeitos", que não sabem o que é paciência. Desenfreada, hoje em dia, e ainda é "justificada" por datilógrafos que se dizem "jornalistas", mas que escrevinham suas notas com antolhos maquiavélicos. O resultado, vimos há pouco.
8. A avareza, nem preciso comentar. Ela é extraordinariamente abundante, em políticos e outros personagens públicos. Exemplo triste dos R$ 51 milhões de um certo político baiano... quantas instituições de caridade poderiam se sustentar um ano com 1/100 desse dinheiro corrupto?
9. Agora, contudo, a soberba é própria de certos membros do judiciário... aqueles que não reconhecem seus erros, e ainda ameaçam quem lhe apontem os cometidos, que desconhecem por completo o que é humildade e que estão esculachando este país.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1. Um amigo, muito preocupado comigo, veio avisar que Barroso vai abrir "inquérito" (sei como são esses "inquéritos") contra quem falar em fraude. Pois bem.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Meu nome é este mesmo, nada de anonimato. E o articulista da revista apresentou DADOS MATEMÁTICOS. A resposta tem que ser, também, matemática, ministro.
1. Bom dia, amigos! Ainda escreverei um artigo sobre estas eleições americanas, mais adiante. Cabe uma "thread" agora, porém. Todos perceberam a pressa com que as redes de comunicação "declararam" Biden vencedor (sem valor legal). Querem causar constrangimento à Suprema Corte.
2. Porque, na verdade, estamos só no começo de uma grande batalha judicial. Como disse Giuliani, ontem, na coletiva de imprensa: "Don’t be ridiculous! Networks don’t get to decide elections. Courts do." (Não sejam ridículos! Redes de imprensa não decidem eleições. A Corte, sim".
3. Existe uma multidão de testemunhas e outras evidências que suportam as alegações de fraude, desde cédulas falsas até mortos votando, mais um importante fato: os observadores republicanos foram impedidos de entrar nos centros de contagem de votos, mesmo com ordem judicial.
1. Amigos, quando leio uma asneira populista destas me dá medo. Significa que o cidadão não conhece lhufas do que é exportação, contrato de câmbio, balança comercial e mercado consumidor interno. Aliás, não conhece contratos. Parte de uma premissa errada, que riqueza é estoque.
2. Mas riqueza NÃO é estoque, riqueza é FLUXO. Para começar, um contrato de exportação tem que ser registrado em sistema próprio, qual seja, o Sicomex. O produtor rural NÃO contrata exportação com mercadoria estocada, mas com PRODUÇÃO FUTURA.
3. Uma vez que há o registro do contrato de exportação, a este corresponde um CONTRATO DE CÂMBIO de exportação, que é registrado no Banco Central. Esse contrato de câmbio é uma promessa de pagamento em moeda estrangeira, no futuro (até 750 dias, ou dois anos)
1. Amigos, vamos falar de coisas sérias. O Presidente, ontem, disse que os investimentos estrangeiros no Brasil subiram. É verdade, quanto aos investimentos diretos (curva superior no gráfico abaixo). Mas os investimentos em carteira (especulação em Bolsa e Renda Fixa) caíram.
2. Explico:
- Investimentos diretos significa o estabelecimento ou ampliação de empresas, é um capital saudável, que gera emprego e receita;
- Investimentos em carteira vêm para a Bolsa (renda variável) ou para Renda Fixa (pública ou privada), buscando ganhos no curto prazo.
3. Para recuperar os investimentos em carteira, o principal obstáculo é a percepção estrangeira de risco no Brasil, que subiu acima do recomendável pelas agências internacionais avaliadoras de risco (Moody's, Standart & Poor's, Ficth Ratings).
1. Bom dia, amigos! Há algo bastante curioso sobre esta morte, que se reputa suicídio. Além de Elias Maluco, outros dois líderes do CV morreram este ano. jornaldacidadeonline.com.br/noticias/23264…
3. Também Sapinho morreu dentro de um presídio, durante uma partida de futebol. Segundo esta matéria, foi infarto - mas em uma linha, apontam que "não resistiu aos ferimentos". Que "ferimentos"? osaogoncalo.com.br/seguranca-publ…
1. Boa tarde, amigos! Hoje é a "super-quarta": serão decididas as taxas de juros básicas no Brasil e nos EUA. Mas, afinal, muita gente não sabe exatamente o que são juros, e especificamente, o que é a "taxa de juros básica"? Bom, primeiro, juros são o "preço do dinheiro".
2. Como no quadro acima, são classificados como remuneração de um fator de produção - igual ao salário remunera o trabalho e o aluguel remunera o espaço. Já os "juros básicos" são a remuneração dos títulos públicos de um país, aqui emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.
3. A receita ("renda") de um Governo vem da tributação. Mas esta é uma receita empenhada: 96% tem destino definido por lei. Para cobrir seus gastos, os Governos podem fazer 2 coisas: ou emitir dinheiro (isso fica a cargo do Banco Central) ou emitir títulos de dívida pública.