Doria pede para que cuidados sejam reforçados e que agora não é momento de aglomeração (continua 👇)
"Registro minha perplexidade com o fato de ainda não termos um programa nacional de imunização, que já deveria ter sido anunciado pelo Governo Federal. Temos 3 vacinas em fase de avaliação pela Anvisa, incluindo a Coronavac"
"Não faz sentido que não tenha anunciado aos governadores e à população o seu programa. Não há nada mais importante neste momento no país do que a vacina"
"Quero reforçar que o vírus não tirou férias e continuamos a fazer o enfrentamento dessa gravíssima (...) SP não esconde dados, não tira site do ar. Não nega que estamos enfrentando uma gravíssima pandemia e o governador nunca falou em gripezinha"
"Fomos o primeiro estado a implementar a obrigatoriedade de máscaras, o que ainda persiste, por Decreto Lei"
"Precisamos seguir nesse caminho de prudência, transparência, e sensibilizar a opinião pública e continuar a nos proteger porque ainda não temos a vacina".
Fala agora o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn sobre o plano SP. Lembra que a recalibragem do sistema (verificar se seria implementada a fase verde) foi postergada devido à instabilidade do Sistema Sivep-Gripe
Refere queda nos índices de casos e óbitos, em relação à semana epidemiológica anterior. E estabilização, como uma leve alta de apenas 1% nas internações
obs minha: as informações serão checadas após a coletiva
Mesmo assim, diz ele, as medidas sanitárias devem continuar. "Somente retornaremos ao normal após a imunização".
Apresentação do seguinte slide:
Agora sobre a média diária de casos:
Sobre internações, afirma ter havido um leve incremento de 1%
Fala agora J. Osmar Medina do Centro de Contigência.
"Dados mostram que houve um aumento de caos e internações que predominam em algumas regiões de SP, que merecem mais atenção."
Refere-se à ocorrência, como em outros países, de uma fadiga nos cuidados, além de feriados prolongados e depois festas de aglomerações que fizeram com que os números se mantivessem num platô ou subida.
Atribui o fato da subida, não ao dia da eleição, mas principalmente à campanha eleitoral, com mais de 500 mil candidatos, especialmente vereadores, em todo país, o que fez com que o número de contatos corpo a corpo e festas fosse maior.
(achei a fala confusa. falou sobre aumento, sendo que o secretário reforçou queda e estabilidade)
Fala agora Edison Aparecido, secretário Municipal de Saúde de São Paulo, que apresenta taxa de ocupação de leitos no município:
Apresenta casos de síndrome gripal e SRGA confirmados para covid-19:
Novamente, fala sobre estabilidade, manutenção dos números, fazendo a ressalva que a semana epidemiológica ainda não foi fechada.
Agora a média móvel de óbitos no município:
Internações em UTI e Enfermaria na rede municipal:
Segundo ele, a internação oriunda de outros municípios e outros estados impacta na flutuação das internações.
Com ocupação de 66% dos leitos da rede privada e 60% da rede estadual, foi autorizada abertura de mais 200 leitos em Parelheiros e Brasilândia, para pacientes menos graves positivos para covid.
Anunciou também mais um inquérito sorológico no município, que testará 5000 pessoas.
O último a falar sobre saúde na coletiva foi o coordenador do Centro de Contigência João Gabbardo. Repetiu que reclassificação do plano SP será feita na segunda-feira (30).
Respondendo a jornalistas, secretário estadual Jean Gorinchteyn afirma que na situação atual, com os dados apresentados, não se indica tomada de medidas mais restritivas.
Também respondendo, José Medina, do Centro de Contingência, diz que se novas medidas restritivas vierem a ser tomadas serão feitas nas atividades de lazer, preservando atividades escolares.
Em relação à segunda onda, a secretária de desenvolvimento Patrícia Ellen diz que estamos em uma realidade completamente diferente da Europa. "Houve 2 semanas consecutivas de aumento das internações, mas casos e óbitos, agora com dados, vimos que na última semana tiveram redução"
❗️❗️❗️João Gabbardo confirma que Centro de Contingência se reuniu e aprovou envio de sugestão de aumento de algumas restrições ao governo de SP, mas que este avaliou e entendeu que as sugestões estão embutidas no novo plano SP e novo faseamento que ocorrerá na segunda (30).
José Medina, coordenador do Centro, fala que jovens são os vetores para os mais velhos e que é preciso "catequizar" a população, não fazer controle policial. "Individualmente, cada um precisa ter medo mesmo dessa doença".
Doria reforça pedido aos meios de comunicação para que recomendem que não se faça aglomeração neste fim de ano. E que o maior problema está nos jovens, que devem ser alvo da orientação.
Por fim, o governador ressaltou que a vacina Coronavac foi amplamente testada na China e no Brasil, sendo "segura e eficaz", e que não vê nenhum motivo para não ser adotada no país, só se houver motivos "políticos e ideológicos".
Bem, teve muitas outras coisas na coletiva, busquei transmitir a parte mais relacionada à pandemia.
Esse "gatinho" não está brincando ou tomando banho. O que você vê no vídeo, na verdade, é um animal selvagem fazendo hidroterapia…
Um filhote de gato-do-mato encontrado em MG com paralisia nas patas após ataque de cão.
Vem conhecer essa história linda e cheia de ciência!
🧵👇
O gato, que tinha cerca de 1 mês de idade foi encontrado por moradores na zona rural de Poços de Caldas e entregue à polícia ambiental. De lá, foi encaminhado para a PUC-Minas, no campus local, que tem curso de Medicina Veterinária.
Ele apresentava paresia dos membros pélvicos (patas traseiras) e não conseguia controlar xixi/cocô. Os veterinários fizeram exame neurológico para avaliar dor superficial e profunda, e ele não apresentou resposta, ou seja, também estava sem sensibilidade dolorosa nos membros.
Adicionar sal à carne de animais mortos recentemente pode causar espasmos musculares (continua 👇)
A explicação está no chamado potencial de membrana. Nossas células são polarizadas: as concentrações de átomos carregados (os íons) dentro delas, é diferente fora delas. Isso uma diferença na carga (voltagem) através da membrana celular (+)
Isso (entre outras coisas) é o que permite que neurônios, nossas células nervosas, funcionem. Os neurônios - o que chamamos de nervos são uma parte deles - dão o sinal para a contração muscular. (+)
Hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é descrita pela primeira vezes em chimpanzés selvagens.
Doenças humanas podem se espalhar para os chimpanzés (o chamado 'spillover'), mas autor do estudo acha que improvável neste caso (cont.)
Os chimpanzés infectados parecem estar lutando contra a doença, embora um esteja perdendo peso. Tratá-los não é uma opção; humanos precisam tomar antibióticos por meses e isso não pode ser feito com animais selvagens.
Sputinik V sugere, pelo Twitter (!), que se AstraZeneca for fazer novo ensaio clínico, que teste um regime combinando sua vacina com a vacina feita na Rússia.
Eu até fui ver verificar se era o Twitter oficial deles, porque achei bem estranho (não a sugestão, mas o meio de fazê-la). Agora se discute vacina entre laboratórios assim?
Enchente em São Carlos: balanço parcial do Corpo de Bombeiros indica que foram resgatadas 150 vítimas que estavam ilhadas em veículos e estabelecimentos comerciais.
Esta matéria da Folha aponta uma tendência dentro do Governo que fiquei com a impressão de ter sido minimizada na coletiva. Que bom que existe jornalismo, para trazer as histórias que coletivas não contam!