Enchente em São Carlos: balanço parcial do Corpo de Bombeiros indica que foram resgatadas 150 vítimas que estavam ilhadas em veículos e estabelecimentos comerciais.
Esse "gatinho" não está brincando ou tomando banho. O que você vê no vídeo, na verdade, é um animal selvagem fazendo hidroterapia…
Um filhote de gato-do-mato encontrado em MG com paralisia nas patas após ataque de cão.
Vem conhecer essa história linda e cheia de ciência!
🧵👇
O gato, que tinha cerca de 1 mês de idade foi encontrado por moradores na zona rural de Poços de Caldas e entregue à polícia ambiental. De lá, foi encaminhado para a PUC-Minas, no campus local, que tem curso de Medicina Veterinária.
Ele apresentava paresia dos membros pélvicos (patas traseiras) e não conseguia controlar xixi/cocô. Os veterinários fizeram exame neurológico para avaliar dor superficial e profunda, e ele não apresentou resposta, ou seja, também estava sem sensibilidade dolorosa nos membros.
Adicionar sal à carne de animais mortos recentemente pode causar espasmos musculares (continua 👇)
A explicação está no chamado potencial de membrana. Nossas células são polarizadas: as concentrações de átomos carregados (os íons) dentro delas, é diferente fora delas. Isso uma diferença na carga (voltagem) através da membrana celular (+)
Isso (entre outras coisas) é o que permite que neurônios, nossas células nervosas, funcionem. Os neurônios - o que chamamos de nervos são uma parte deles - dão o sinal para a contração muscular. (+)
Hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é descrita pela primeira vezes em chimpanzés selvagens.
Doenças humanas podem se espalhar para os chimpanzés (o chamado 'spillover'), mas autor do estudo acha que improvável neste caso (cont.)
Os chimpanzés infectados parecem estar lutando contra a doença, embora um esteja perdendo peso. Tratá-los não é uma opção; humanos precisam tomar antibióticos por meses e isso não pode ser feito com animais selvagens.
Sputinik V sugere, pelo Twitter (!), que se AstraZeneca for fazer novo ensaio clínico, que teste um regime combinando sua vacina com a vacina feita na Rússia.
Eu até fui ver verificar se era o Twitter oficial deles, porque achei bem estranho (não a sugestão, mas o meio de fazê-la). Agora se discute vacina entre laboratórios assim?
Esta matéria da Folha aponta uma tendência dentro do Governo que fiquei com a impressão de ter sido minimizada na coletiva. Que bom que existe jornalismo, para trazer as histórias que coletivas não contam!
Doria pede para que cuidados sejam reforçados e que agora não é momento de aglomeração (continua 👇)
"Registro minha perplexidade com o fato de ainda não termos um programa nacional de imunização, que já deveria ter sido anunciado pelo Governo Federal. Temos 3 vacinas em fase de avaliação pela Anvisa, incluindo a Coronavac"
"Não faz sentido que não tenha anunciado aos governadores e à população o seu programa. Não há nada mais importante neste momento no país do que a vacina"