Um R para todos dominar (repostando....)

“O R caiu abaixo 1! O R subiu acima de 1!” Você já deve ter visto algumas lives, capas de jornais, threads, cards, capas de portais etc, com alguma fala nesse sentido, certo?
Bora entender!
Mas o que significa isso? E, mais importante, por que isso importa e por que não devemos nos fixar tanto em um número? Vem na thread do Observatório. 🧶😉👇
Um dos números básicos calculados numa epidemia é o R0, que informa o potencial da epidemia se espalhar em uma população que só tenha pessoas suscetíveis. O R0 expressa quantas novas infecções o primeiro caso da doença pode causar, em média.
Esse número é uma característica da doença em si, que depende do potencial infectante de um patógeno, da taxa de contatos na população e da duração da infecção, entre outras coisas.
Complicado né? Exato! Isso só é possível de ser calculado com maior precisão quando se tem todos os dados sobre a epidemia, isto é, quando os casos já cessaram.
Cada doença tem um R0 característico. Por exemplo, o sarampo tem um R0 entre 12 e 18, logo, esta é uma das doenças mais infectantes que se tem conhecimento.
Para se controlar o sarampo, é necessário que ~95% da população seja vacinada contra ele. Neste caso, a maioria dos contatos envolverá pelo menos uma pessoa vacinada portanto, não resultará em uma transmissão.
Com isso, a média de infecções secundárias por caso primário será menor que um. Ou seja, em média cada caso da doença vai gerar menos do que um novo caso e, com o tempo, o número de novos casos vai cair.
Chamamos de R efetivo (Reff) este novo valor da média de infecções secundárias por caso, quando a população não é mais formada só por pessoas suscetíveis.
A vacinação é uma das maneiras de diminuir o número de suscetíveis de uma população. Para cada valor de R0 há um proporção da população que deve ser vacinada para que o R efetivo fique abaixo de um e, assim, se evite que a doença espalhe.
Este valor é a imunidade coletiva (ou de rebanho). Este limiar de imunidade coletiva é igual a 1 – 1/R0. Faça a conta com o R0 do sarampo e verá que o seu limiar de imunidade coletiva é bem alto, da ordem de 99%, como indicamos.
Então uma pequena minoria que se recuse a tomar vacina pode causar um surto epidêmico. No ano passado houve queda na cobertura vacinal de sarampo no Brasil e tivemos surtos (bit.ly/sarampo_vac).
É por isso que vacinação não pode ser uma escolha individual, pois afeta a coletividade.
O R0 do Sars-Cov2, vírus que causa a Covid19, é, provavelmente, algo entre 2 e 6. Usando esses números, quando houver uma vacina, teremos que imunizar entre 50% e 74% da população.
Mas, como ainda não temos vacina contra ele, a contenção da epidemia depende unicamente de medidas não-farmacêuticas.
O Reff expressa a transmissão a cada momento da epidemia, e pode ser calculado à medida que se registram novos casos. Existe uma diversidade de métodos para calculá-lo, mas o Reff é sempre menor que o R0.
O R0 considera que toda a população está passível de ser infectada (chamamos de suscetíveis). No entanto, com o avanço de uma epidemia, alguns indivíduos que já foram infectados adquirem imunidade, diminuindo a fração da população que ainda pode ser infectada.
Portanto, em geral, dizemos que Reff é R0 multiplicado por x, onde x é a porcentagem de pessoas ainda suscetíveis à doença no momento.
Porém leva um tempo até que os casos de uma doença sejam detectados e notificados. Ou seja, há um atraso de notificação dos casos durante a pandemia.
Desta forma, para o cálculo do Reff na atualidade, é necessário fazer correções nas séries de casos para se estimar - por exemplo, quantos casos ainda não chegaram nas notificação, mas que já existem.
Uma das formas de se efetuar essa correção é um método chamado nowcasting (uma “previsão” da atualidade). Todos os Reff calculados em no nosso site já incluem no seu cálculo essa correção. covid19br.github.io
Tá, mas aí o valor do tal Reff do Brasil baixou de 1, o que isso significa? Bom, de modo claro, nada! O Brasil é um país muito grande e heterogêneo, com várias realidades regionais e locais.
Desta forma, o valor de Reff para um país inteiro do tamanho do Brasil não expressa bem como a epidemia está acontecendo em cada local do Brasil.
Sabemos que São Paulo e Rio Branco são cidades muito distantes e provavelmente não vivem exatamente as mesmas situações da pandemia a cada instante de tempo.
Tudo bem! se o Reff da minha cidade ficou abaixo de 1? É bom? Pode abrir tudo? Vamos com calma! É necessário ainda muito cuidado.
Para se ter o controle da epidemia e evitar novos aumentos do número de infectados (e mortos!), é necessário esperar que este valor de Reff permaneça abaixo de 1 por um período de duas semanas, de acordo com as recomendações da OMS.
Vale ressaltar que a OMS NÃO recomenda somente o acompanhamento do Reff para controlar a epidemia. Há recomendações também sobre estabelecimento de um política de rastreamento de contatos,...
... testagem ampla com o fim de se detectar casos pré e assintomáticos, adesão a medidas de distanciamento físico, entre outras, todas as medidas recomendadas podem ser acessadas aqui(paho.org/pt/covid19).
Após período prolongado de epidemia amenizada, as aberturas e relaxamentos devem ser feitos progressivamente, sempre de olho se o número de casos ainda é controlável (Reff < 1) para que se possa reagir a qualquer surgimento de um novo surto (geralmente indicado pelo Reff > 1).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with obscovidbr

obscovidbr Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @obscovid19br

10 Nov
Mais sobre o curso incrível da @lorenagbarberia
Aula 7: Desigualdade de Renda, Pobreza e a Nova Vulnerabilidade Social

Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP & Rogerio Barbosa, CEM

link para assistir a aula de amanhã - 11 de novembro:
Artigos

• Nora Lustig and Valentina Pabon. The Impact of COVID-19 Lockdowns and Expanded Social Assistance on Inequality, Poverty and Mobility in Argentina, Brazil, Colombia and Mexico. ideas.repec.org/p/inq/inqwps/e…
• Rogério Barbosa, Pedro Souza e Sergei Soares. Distribuição e Renda nos Anos 2010: Uma Década Perdida Para Desigualdade e Pobreza. ipea.gov.br/portal/images/…
Read 4 tweets
10 Nov
Máscaras faciais são uma das ferramentas mais importantes no combate a pandemia e uma enorme variedade de estilos e modelos de máscaras de pano estão disponíveis no mercado. Dado esse contexto, como avaliar a qualidade de uma máscara?
Antes de mais nada, o ponto mais importante é o ajuste da máscara ao rosto. A máscara deve estar bem presa no rosto, minimizando a quantidade de vazamentos, especialmente pelos lados e por cima (imagem: New York Times):
Ela também deve ser confortável de forma que não seja necessário ficar mexendo nela constantemente. Além disso, o ideal é que ela não se mova nem saia do rosto quando falamos.
Read 12 tweets
9 Nov
Thread das máscaras - O retorno (uma vez o invasor apagou e a que acabamos de postar, o twitter fez de forma incompleta).
Ainda está com dúvida que máscara usar? Segue o fio!🧶😉
Estudo publicado na revista “Physics of Fluid” avaliou a eficácia de diferentes tipos de máscaras na contenção de aerossóis, pequenas partículas muito leves que podem permanecer em suspensão por um longo período, se deslocando por longas distâncias.
Estudos apontam para a relevância da transmissão do SARS-CoV2 por gotículas, partículas maiores e + pesadas que podem ser transmitidas por via direta entre indivíduos em contato próximo e s/ máscara por tempo prolongado, e aerossóis, partículas menores q se mantêm em suspensão
Read 25 tweets
8 Nov
Olá! Algumas pessoas vieram inbox nos perguntar sobre o vírus em visons. Fomos buscar com quem realmente entende do assunto e traduzimos para vocês essa thread incrível e elucidativa do @K_G_Andersen
Segue o fio 🧶😉
As histórias "vírus mutante de vison" têm focado muito nas mutações e não o suficiente no fato de que temos uma epidemia de COVID-19 fora d controle em visons. A decisão das autoridades dinamarquesas de abater sua população é acertada, mas não necessariamente pelas razões dadas.
As mutações específicas - 69del, Y453F, I692V, M1229I (também conhecida como "Cluster 5") - podem ou não ser funcionalmente importantes e podem ou não ter ocorrido em visons (exceto a Y453F, que parece ser uma adaptação específica à proteína ECA2 de vison).
Read 18 tweets
1 Nov
Nossa thread dos aerossóis sumiu tbm! Ela é bem importante. Então segue esse fio e entenda como se dá a transmissão da COVID-19 (e por que você deve estar mais atento(a) ao ar do que ao álcool em gel. Vem! 🧶😉
Superfícies, gotículas, aerossol, contato direto? Máscara, álcool em gel, distanciamento físico, aglomeração, ventilação? Quais são as principais vias de transmissão do vírus que causa a COVID-19 e qual a melhor forma de se proteger? Vamos explicar um pouco nessa thread!
Toda vez que tossimos, espirramos ou falamos, emitimos partículas de diversos tamanhos: As maiores, gotículas, as menores aerossóis. Quando uma pessoa está infectada pelo Sars-CoV-2, o vírus se encontra presente nessas partículas, o que pode causar novas contaminações.
Read 25 tweets
28 Oct
Já que o invasor apagou a gente reposta! Até pq o assunto é quente. Entenda a estrutura do SUS para compreender porque é importante defende-lo!
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um pacto social celebrado e construído através da sua promulgação na constituição de 1988. Para que o SUS chegasse à forma como temos hoje, houve muito diálogo entre trabalhadores da saúde e sociedade em como constituir um sistema de saúde (...) Figura 1: 8ª Conferência Nacional de Saúde, onde o SUS na
que pudesse atender a mais de 100 milhões de brasileiros e promovesse saúde a todos. O SUS, porém, é muito mais que isso. No SUS se abriga uma gama de mecanismos para promoção da saúde e bem-estar dos brasileiros de modo geral.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!