Por portaria, governo DIMINUIU o valor por aluno do Fundeb, passando a valer desde janeiro DE 2020. Quando a gente aprova um Fundeb permanente que exige mais recursos e o governo perde, o que ele faz? Canetada. 👇 istoe.com.br/dou-extra-gove…
Fui alertada pela @Catecatarina e estamos analisando com @elida_graziane e companheiras/os trabalhadores da educação os impactos disso. Em breve, mais informações.
Lembrando que, além de AUMENTAR o valor por aluno, no Fundeb, precisamos AUMENTAR o financiamento em educação para responder aos efeitos da crise. Aqui NT da Direitos Valem Mais sobre quanto é preciso a mais para a educação 👇campanha.org.br/noticias/2020/…
Países que melhor responderam à crise de Covid-19 na educação AUMENTARAM o financiamento e é recomendação da Relatora da ONU, Koumbou Boly Barry 👇campanha.org.br/noticias/2020/…
Impactos elencados pela @CNTE_oficial - um deles, zera o reajuste do piso do magistério em 2021. cnte.org.br/index.php/menu…

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27 Oct
Decreto 10531, da estratégia do governo federal para o desenvolvimento do país até 2031. Sobre educação, listam compromissos já previstos em lei há tempos e umas palavras-chave no meio: "família", "base meritocrática", "respeito às diferenças". Comento alguns pontos (1/15) 👇🧶
Estão presentes pontos nevrálgicos: Sistema Nacional de Educação; formação e valorização de profissionais da educação; ampliação de acesso, permanência e qualidade; etc. Tudo está já previsto na CF 88, na LDB, no Fundeb, na Lei do PNE. Falta dizer como vai cumprir sem $$$. (2/15)
Aí vem as palavrinhas do governo, modificando as previsões legais e dando o tom de retrocesso (mascarado). Vamos falar da primeira delas: difundir "boas práticas" de quem conseguiu dar "saltos de qualidade" e o que entendem por isso: "promoção em bases meritocráticas". (3/15)
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20 Sep
Paulo Freire tá vendo você defendendo agenda liberal e festejando aniversário dele, como se uma coisa fosse coerente com a outra. Há muito mais de Escola Sem Partido nas agendas do liberalismo na educação do que supõe seu vão twitt.
"Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando". Paulo Freire, sobre políticas educacionais baseadas em resultados.
"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire, sobre reduzir educação a aprendizagem ou a um tablet.
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